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o interessante é entender como e de que forma o mapa foi construído.
na construção do mapa há fases de planejamento, realização e sistematização.
é importante iniciar a construção por mapas simples, de pequenos espaços limitados.
é importante a criança compreender que num mapa existe o em cima e o embaixo, o Norte na parte superior e o Sul na inferior.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, referentes às concepções ou teorias do currículo.
A ênfase nos conceitos pedagógicos de ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos é própria da teoria crítica.
abolir a cultura dos aprendizes.
estimular o estudo das fórmulas apresentadas nos livros.
ser considerada como um instrumento contra a exclusão social.
alijar a visão de que a matemática é uma representação do ambiente.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, referentes às concepções ou teorias do currículo.
Na teoria pós-crítica, a discussão é centrada na questão ideológica e nas relações de poder entre as classes sociais.
Trabalhar em sala de aula para que as crianças aprendam a pensar historicamente deve ser uma constante preocupação dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. Uma estratégia a ser utilizada para que os alunos iniciem o pensar histórico é
sugerir a leitura de textos e artigos históricos publicados em diversas fontes.
trabalhar de forma que o conhecimento histórico seja transmitido cotidianamente.
trabalhar narrativas e múltiplas perspectivas com base em experiências temporais dos alunos.
utilizar documentos históricos para os alunos manusearem e confirmarem a veracidade desses registros.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito das concepções tradicional e democrática de gestão educacional, julgue os itens subsequentes.
O gestor escolar, na concepção democrática, deve ser aquele que zela pelos interesses da comunidade mesmo tendo sido indicado pelo poder local e não por processos eleitorais.
A concepção de ensino e aprendizagem que o professor adota repercute na sua prática. Existe uma oposição entre dois tipos de educação: a educação "bancária" ou "convergente" e a "problematizadora" ou "libertadora". Considerando a educação bancária e a libertadora, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação bancária deposita informações em um aluno recipiente e passivo.
( ) A educação bancária aprimora a capacidade do aluno de informar-se.
( ) A educação bancária impede professores e alunos de exercerem sua criatividade.
( ) A educação libertadora reconhece o professor e o aluno como sujeitos de suas ações.
( ) A educação libertadora elimina os conteúdos do ensinar/aprender.
( ) A educação libertadora está baseada na transmissão do conhecimento e da experiência do professor.
A sequência está correta em
V, V, F, F, V, V
V, F, F, V, F, V
V, F, V, V, F, F
F, V, V, F, V, F
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito das concepções tradicional e democrática de gestão educacional, julgue os itens subsequentes.
Na concepção democrática, destacam-se a qualificação e a competência profissional e nega-se todo o poder instituído.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, é correto afirmar que, EXCETO:
A participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.
Os processos de participação constituem, eles próprios, processos de aprendizagem e de mudanças culturais a serem construídos cotidianamente.
O projeto político-pedagógico ocupa um papel central na construção de processos de participação, sobretudo na implementação de uma gestão democrática.
Todos os processos chamados de participação garantem o compartilhamento das decisões e do poder.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito das concepções tradicional e democrática de gestão educacional, julgue os itens subsequentes.
A racionalidade dos processos e o controle são as principais características da concepção democrática e constituem os métodos essenciais para a obtenção dos melhores resultados para as organizações.
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