Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.

A oferta de educação básica na modalidade de educação a distância restringe-se a casos específicos, como o de cidadãos em situação de cárcere.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Coll, um dos problemas sociais que mais preocupam os professores, pais e as próprias crianças é

  • A.

    a frequência com que se manifestam em aula as condutas agressivas.

  • B.

    o excesso de limites impostos pela escola.

  • C.

    a ausência de liderança e organização das escolas frente aos alunos da geração Y.

  • D.

    o uso excessivo de programas preventivos relacionados às drogas.

  • E.

    o uso excessivo de programas preventivos relacionados às drogas.

Observe a figura abaixo.

A Taxonomia de Bloom é uma ferramenta prática e útil, contribuindo para o planejamento, organização e controle dos objetivos educacionais. A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente, o que significa que

  • A. o papel do professor é aumentar a incerteza, de tal modo que ela só possa ser reduzida por meio de ação mental que resulte em mudança permanente nas habilidades e conhecimentos.
  • B. o desenvolvimento cognitivo é produzido pelo processo de interiorização da interação social, com materiais fornecidos pela cultura. Durante o processo de ensino e aprendizagem, as potencialidades do aprendiz devem ser levadas em conta. O sujeito não é apenas ativo, mas sim interativo, pois forma conhecimento e constitui-se a partir de relações intrapessoais.
  • C. para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior. No entanto, os educadores decidem o que querem que os aprendizes saibam.
  • D. os alunos são passivos, recebem toda a informação necessária do professor e dos livros didáticos, procuram respostas certas ao invés de formular respostas novas. O aluno reproduz o que o professor diz. Ele aprende se o professor ensinar, sendo ele completamente dependente e repetidor dos ensinamentos do professor.
  • E. o professor deve solicitar ao aluno: planejar, decidir, prever, julgar, criar e não se lembrar de algo.

Recurso didático é

  • A.

    uma ferramenta utilizada nos processos de avaliação institucional com o objetivo de transmitir aos professores o desempenho global dos alunos.

  • B.

    qualquer material essencial para o bom funcionamento de uma instituição de ensino, como a estrutura física da escola.

  • C.

    todo material utilizado como auxílio no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo proposto pelo professor a seus alunos.

  • D.

    a capacidade intrínseca do estudante em resolver problemas de forma inovadora e criativa.

  • E.

    o montante em dinheiro destinado ao ensino pelos poderes públicos de forma a viabilizar o ano letivo.

Segundo Boynton, uma forma eficiente de manter os alunos centrados na tarefa durante as discussões lideradas pelo professor é:

  • A.

    solicitar a participação dos alunos que mostram interesse na aula.

  • B.

    exigir que os alunos fiquem em silêncio até que o professor exponha o tema.

  • C.

    dar oportunidades de resposta ao maior número de alunos possível, como solicitar respostas em coro.

  • D.

    promover muitas atividades avaliativas.

  • E.

    utilizar-se da insistência na imitação, da obediência, da repetição e do controle sobre o comportamento do aluno.

Paulo Freire afirma: “Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo”. A Andragogia significa “ensino para adultos”. Busca promover o aprendizado através da experiência, fazendo com que a vivência estimule e transforme o conteúdo, impulsionando a assimilação. Quanto aos princípios da Educação da Andragogia, assinale a alternativa incorreta.

  • A. O professor e os alunos compartilham as experiências de um com as experiências do outro, mas compete ao professor o domínio e o ensino dos conteúdos, assim também o aprendizado andragógico é um caminho de mão única.
  • B. O processo de aprendizagem se desenvolve na seguinte ordem: sensibilização (motivação), pesquisa (estudo), discussão (esclarecimento), experimentação (prática), conclusão (convergência) e compartilhamento (sedimentação).
  • C. A essência do relacionamento é o diálogo, portanto, a comunicação só se efetiva através dele.
  • D. Ter como foco central a aprendizagem, não o ensino.
  • E. Compartilhar experiências, tanto para reforçar suas crenças, como para influenciar as atitudes dos outros ou transformar a sua própria prática.

É objetivo dos processos de avaliação

  • A.

    gerar uma planilha de notas que será utilizada como base para levantamento de verbas, junto ao governo federal, para melhorias físicas nas instituições de ensino.

  • B.

    julgar como os objetivos iniciais definidos no plano de trabalho do professor foram cumpridos.

  • C.

    classificar os alunos a partir das notas obtidas, de forma a subdividir as turmas em grupos de acordo com o seu rendimento.

  • D.

    gerar índices satisfatórios para reduzir as taxas de evasão.

  • E.

    gerar um quadro de resultados que será utilizado para selecionar os alunos para o ingresso nas instituições de ensino superior.

Conforme Coll, no transtorno autista sempre há anomalias e deficiências na compreensão da linguagem expressiva e receptiva. Nesse sentido, analise as seguintes afirmativas, marcando C, se corretas, ou E, se erradas:

( )Mutismo total ou funcional; pode haver verbalizações que não sejam propriamente linguísticas.

( ) Discurso e conversa com desenvoltura e temas elaborados; ausência de anomalias prosódicas.

( ) Associação de enunciados verbais com condutas próprias (compreende ordens simples).

( ) Linguagem oracional; há orações que não são ecolálicas.

A alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    E – C – E – E.

  • B.

    C – C – C – E.

  • C.

    E – E – C – C.

  • D.

    C – E – C – C.

  • E.

    C – E – E – E.

Leia os trechos abaixo.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar a possibilidade para a sua própria produção ou a sua construção”. (Paulo Freire)

“Treinar vem do latim trahere significa trazer ou levar alguém a fazer algo. Treinar é então levar alguém a ser capaz de fazer algo que ele nunca fez antes, e fazê-lo sem a assistência de quem o ensina.” (Carvalho, 1994)

Com base no pensamento de Paulo Freire, é correto afirmar que os processos formativos, nos lugares de trabalho, têm como finalidades

  • A. criar um ambiente propício à aprendizagem e à inovação. Aos operários devem ofertar treinamentos operacionais e aos gerentes treinamentos gerenciais, ferramenta para melhorar o planejamento, organizar e controlar.
  • B. propiciar o acesso generalizado à Educação e melhorar a distribuição do conhecimento, da informação, do poder e da recompensa. Meta de acesso à Educação.
  • C. garantir o treinamento corporativo, aumentando o respeito e a valorização pelo indivíduo e o reconhecimento da subjetividade humana, desenvolvendo o individualismo exacerbado.
  • D. preparar os funcionários para lidarem com as mudanças. O ensino a distância é uma técnica útil e necessária à tarefa de treinamento empresarial.
  • E. não apenas transmitir conhecimentos, mas também fazer com que as pessoas e grupos, em seu processo de aprendizagem, desenvolvam e criem novos conhecimentos. Essa aprendizagem coletiva gera inovação e transforma as empresas em organizações aprendentes.

Com relação à utilização e aplicação de recursos didáticos no ensino de biologia, assinale a opção correta.

  • A.

    O professor, além de não diversificar a escolha dos recursos didáticos, deve manter os mesmos recursos didáticos em diversas fases ou momentos do processo de ensino.

  • B.

    O uso de recursos didáticos deve servir de auxílio para que, no futuro, os alunos aprofundem e apliquem seus conhecimentos, e produzam outros conhecimentos a partir desses.

  • C.

    O professor deve estimular o aluno, por meio de recursos didáticos, a aprender o conhecimento construído e ministrado.

  • D.

    O professor deve conscientizar o aluno de que o conhecimento é dado como algo previamente formulado e de que ele deve receber o conhecimento e trabalhar no seu entendimento.

  • E.

    Os materiais didáticos devem ser sempre utilizados no ensino escolar, independentemente do contexto pedagógico, uma vez que só trarão benefícios ao aprendizado do aluno.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...