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O trabalho do pedagogo institucional requer o desenvolvimento de uma base conceitual sólida nos temas educacionais, além de atitudes que lhe permitam atuar de forma ética. Com base nessa premissa, julgue os itens a seguir, tendo como referência o trabalho multidisciplinar do pedagogo.
O pedagogo não deve assumir o papel de educador-educando, mas ter ação enérgica e contribuir com neutralidade para o desenvolvimento curricular da instituição.
Sobre o planejamento, é correto afirmar que:
I. Está diretamente vinculado ao que ocorre em sala de aula.
II. É determinante do processo ensinoaprendizagem.
III. Deve estar embasado em um livro didático.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de projeto político-pedagógico, julgue os itens subsecutivos.
Os princípios norteadores do projeto político-pedagógico incluem a qualidade e a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
Julgue os itens seguintes, acerca de planejamento educacional.
O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação pedagógica na escola, que articula a atividade escolar e a problemática do contexto social.
O final do século XIX e o início do século XX constituem um período marcado por tantas inovações tecnológicas que numerosos pensadores passaram a divulgar a crença no progresso indefinido. Nesse contexto, a escola viu-se também colocada no centro de um vasto movimento de ideias e de propostas de reforma denominado educação nova, visando a torná-la mais adequada aos novos tempos e às novas realidades.
São elementos comuns às diversas propostas de educação nova:
Papel orientador do professor e transmissão de conteúdos.
Ênfase no livro didático e aluno como receptor de informações.
Conhecimento descontextualizado e aprendizagem significativa.
Reprodução do conhecimento e exposição de conteúdos.
Aluno como sujeito do processo educativo e métodos ativos.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de projeto político-pedagógico, julgue os itens subsecutivos.
A construção do projeto político-pedagógico compreende a análise dos elementos que constituem o trabalho pedagógico de dada realidade.
Julgue os itens seguintes, acerca de planejamento educacional.
O planejamento de ensino, que envolve a interação professor-aluno, corresponde ao processo de decisão sobre a atuação dos professores no cotidiano do trabalho pedagógico.
Consideramos a avaliação não somente como um processo ou um procedimento para saber quanto os alunos aprenderam, mas, primeiramente, como um meio ou oportunidade relevante de ensino e aprendizagem, de formação e, definitivamente, de educação dos alunos. (Arredondo e Diago, 2009)
De acordo com esses autores, as três partes do processo avaliador são:
Sondagem, verificação e elaboração de conceito final.
Aplicação de testes, conselho de classe e promoção dos alunos.
Avaliação parcial, recuperação de instrumentos e avaliação final.
Coleta de informação, estabelecimento de um juízo e tomada de decisões.
Divulgação de objetivos, testagem de conteúdos e atribuição de notas.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue os próximos itens.
O currículo, como uma narrativa étnica e racial, restringe a discussão sobre raça, tornando-a apenas um tema transversal.
Julgue os itens seguintes, acerca de planejamento educacional.
O instrumento denominado planejamento curricular orienta a ação educativa, constituindo um processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar.
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