Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Vasconcellos afirma que, atualmente, o Pedagogo, é o profissional proclamado a apagar os incêndios na escola. Essa função define negativamente o seu papel, tendo em vista que, para organizar os meios de concretizar a missão da instituição, o Pedagogo precisa ser e atuar de forma
generalista.
articulada
burocrática.
autoritária.
tarefeira.
Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a pedagogia construtivista, os conhecimentos adquiridos pelos alunos devem ser repetidos nas provas e testes, respeitando-se as formas de interação dos alunos com o conhecimento.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes, relativos ao de planejamento participativo.
O planejamento participativo requer a constituição prévia, pelos dirigentes escolares, de um rol de questões que norteiem as discussões coletivas, realizadas com a participação de todos os membros da instituição.
Os registros de avaliação refletem a concepção de educação do professor. Tendo em vista que a ação mediadora do professor, a sua intervenção pedagógica e desafiadora, não pode ser uniforme em todas as situações de tarefas dos alunos, Hoffmann afirma:
I. Os erros são da mesma natureza, portanto o professor deverá considerar que todo e qualquer erro que o aluno comete tem caráter construtivo.
II. A tarefa do professor consiste em relatar todos os erros e as dificuldades que os alunos apresentam em cada situação avaliativa.
III. O tema correção considera o respeito à criança em suas etapas de desenvolvimento, por isso o professor deverá analisar os exercícios dos alunos para observar quem aprendeu e quem ainda não aprendeu.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do planejamento participativo, julgue os itens subsequentes.
O planejamento participativo compreende o diagnóstico da realidade dos alunos.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes, relativos ao de planejamento participativo.
88 O planejamento estratégico é utilizado como metodologia para efetivar a participação dos diferentes segmentos da comunidade educativa no processo de construção do planejamento participativo.
Perrenoud propõe aos professores observarem e avaliarem os alunos em situações de aprendizagem, utilizando uma abordagem formativa. Essa ação está inserida na seguinte competência:
Administrar a progressão das aprendizagens.
Informar e envolver os pais.
Trabalhar em equipe.
Participar da administração da escola.
Utilizar novas tecnologias.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do planejamento participativo, julgue os itens subsequentes.
O planejamento participativo é feito com base nas necessidades dos docentes, considerando-se as necessidades dos alunos apenas se os pais e responsáveis solicitarem explicitamente a inclusão destas no plano.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes, relativos ao de planejamento participativo.
A discussão coletiva envolve aspectos relacionados não só ao modo (como), mas também ao motivo (porque) de realizar as atividades, bem como aos objetivos gerais que elas se propõem a alcançar.
Lück, Ferreira e Silva Jr. afirmaram suas concepções sobre o papel dos especialistas de educação no cotidiano da escola. Considere as afirmações desses autores sobre o campo de atuação dos especialistas de educação:
I. Silva Júnior e Rangel pontuam que o supervisor atua como um especialista, ou seja, como um coordenador do processo curricular, tanto na sua formulação, execução, avaliação quanto na reorientação.
II. Lück afirma que a direção, supervisão e orientação são áreas de trabalho em educação cujas principais funções são relacionadas a uma forma de apoio ou de assistência ao professor, ou a outro elemento significativo que participe do processo educativo promovido pela escola.
III. Ferreira explica que a origem da Supervisão traz o viés da administração, que a designa como gerência para controlar o executado e, na educação, passou a ser exercida como função de controle no processo educacional.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...