Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do planejamento participativo, julgue os itens subsequentes.
A convivência harmoniosa entre os membros de uma comunidade escolar constitui um princípio do planejamento participativo.
Julgue os itens subsequentes, relativos ao de planejamento participativo.
No planejamento participativo, a discussão coletiva é realizada por um grupo formado pelos indivíduos mais capacitados de cada um dos segmentos envolvidos.
Alarcão, ao analisar diferentes abordagens supervisoras, aponta algumas tendências que podem contribuir para a (re)definição do papel do Coordenador Pedagógico, EXCETO:
A escola deve ser compreendida num cenário mais amplo, no interior da comunidade, da sociedade, com todas as suas contradições.
A integração entre teoria e prática acontece quando a prática auxilia a pensar a teoria, e a teoria serve como emperramento da prática.
A escola é um local de influência sobre os professores, mas também local de influência dos professores.
As práticas de construção do conhecimento junto aos alunos e aos próprios professores devem ser estimuladas na escola.
O ambiente escolar deve ser emancipatório e de incentivo ao aprendizado, com base na concepção do professor como intelectual e fazendo parte de um coletivo responsável.
Julgue os itens seguintes, referentes à competência.
Cabe ao educador participar da administração da escola e manter-se em contínuo processo de formação.
O trabalho do pedagogo institucional requer o desenvolvimento de uma base conceitual sólida nos temas educacionais, além de atitudes que lhe permitam atuar de forma ética. Com base nessa premissa, julgue os itens a seguir, tendo como referência o trabalho multidisciplinar do pedagogo.
Competência é a conquista de iniciativa e de responsabilidade diante de situações profissionais com as quais o indivíduo se confronta, constituindo-se como inteligência teórica que se desenvolve a partir dos conhecimentos adquiridos e se transforma à medida que a diversidade das situações aumenta.
Conforme Fernandes e Freitas (2007), em uma perspectiva formativa de avaliação, a nota representa
o propósito da avaliação.
um meio de verificação da aprendizagem.
uma decorrência do processo.
um meio de seleção e classificação.
o fim de um percurso de ensino.
Julgue os itens seguintes, referentes à competência.
A formação de esquemas de mobilização de conhecimentos, que são empregados nas práticas sociais, é propiciada pelo desenvolvimento de competências.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
O trabalho do pedagogo institucional requer o desenvolvimento de uma base conceitual sólida nos temas educacionais, além de atitudes que lhe permitam atuar de forma ética. Com base nessa premissa, julgue os itens a seguir, tendo como referência o trabalho multidisciplinar do pedagogo.
Por seu caráter intencional e diretivo, o ensino consiste em um trabalho didático-pedagógico, que pressupõe construção de conhecimento e rigor metodológico, mas que também implica interação, compartilhamento e expressão de afetividade, originando-se de um ato de criação de possibilidades para a produção de conhecimentos.
Segundo Arredondo e Diago (2009), os professores, individual ou coletivamente como equipe docente, devem ter em mente, no momento de pensar intencionalmente a metodologia a seguir em sua prática avaliadora, uma série de questões e elementos que afetam a configuração e sua posterior execução.
Dentre eles estão, EXCETO:
Sentir a necessidade de elaborar uma configuração metodológica de avaliação que explicite sua intencionalidade e garanta um desenvolvimento sistemático.
Apontar critérios de avaliação mediante acordos fechados previamente pela equipe de professores, com relação à conceituação da avaliação e de seu correspondente desenvolvimento operativo, tendo sempre em conta o âmbito normativo que os afeta.
Estimular a meta-avaliação como meio para revisar o processo e os resultados, bem como a atuação dos agentes da avaliação.
Selecionar os diversos tipos de técnicas e instrumentos de avaliação independentemente do tipo de aluno, dos conteúdos e do momento de sua aplicação.
Prever os recursos e os materiais necessários para a execução da avaliação e apontar o apoio e as influências do entorno escolar.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de projeto político-pedagógico, julgue os itens subsecutivos.
O processo de formação continuada dos docentes é um tema que deve constar do projeto político-pedagógico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...