Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os próximos itens.
O pedagogo deve interferir no processo de aprendizagem dos grupos nos quais atua, partindo da realidade e dos aspectos emocionais de seus integrantes.
Luckesi afirma que a escola não avalia a aprendizagem do educando, mas sim o examina. Para referendar sua afirmação, Luckesi apresenta as características básicas que identificam o ato de examinar, quais sejam:
I. Os exames escolares operam com desempenho final, importando a resposta e não como o aluno chegou a essa resposta.
II. Os exames são pontuais, pois não interessa o que acontece com o educando antes, durante e depois da prova.
III. Os exames são classificatórios, ou seja, eles classificam os educandos em aprovados ou reprovados.
IV. Os exames são seletivos, porque excluem uma grande parte dos educandos.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I, II e III.
Apenas I, II e IV.
I, II, III e IV.
Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem.
A avaliação, procedimento mediante o qual se diagnostica o nível de desenvolvimento das habilidades e das competências dos educandos, gera subsídios para a tomada de decisão dos professores e contribui para a construção de conhecimentos pelos alunos.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os próximos itens.
Ao coordenar um grupo de trabalho, o pedagogo deve aplicar uma metodologia que desabone a pluralidade, que não contribui para a ampliação da capacidade cognitiva dos membros do grupo.
No contexto da aprendizagem, o professor deve e precisa conhecer o mundo do estudante, incluindo as formas pelas quais a família, os amigos, os colegas, a subcultura juvenil, seus costumes e outras realidades que têm impacto sobre o mundo afetam bem ou mal o estudante. Desse modo, o professor passa a conhecer o contexto social, político, econômico e cultural no qual se desenvolve a ação educativa.
Qual dos autores abaixo formulou esse pensamento teórico-metodológico em relação ao professor?
Roberto Giancaterino.
Jussara Hoffmann.
Philippe Perrenoud.
Heloisa Luck.
Celso Vasconcellos.
Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem.
Recomenda-se que as questões sejam organizadas por blocos de conteúdos nas avaliações, a fim de que os educandos possam sistematizar os conhecimentos ensinados e aprendidos.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes, relativos ao de planejamento participativo.
No planejamento participativo, incentiva-se a eleição direta de representantes que sejam responsáveis por diferentes segmentos da instituição para que coordenem as discussões coletivas e evitem a anarquia.
A equipe técnico-administrativa tem como função precípua coordenar e orientar todos os esforços da escola, com vistas ao atendimento das necessidades dos educandos e o desenvolvimento de suas capacidades. Com base em Lück, relacione as funções que devem ser desempenhadas pelos componentes da equipe técnico-administrativa, numerando a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3 2 3 2 1.
3 1 2 3 1.
3 2 1 2 1.
2 1 3 3 2.
1 2 2 3 3.
Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem.
Ao elaborar uma avaliação, o professor deve priorizar questões com nível de dificuldade mais elevado em relação ao nível de dificuldade dos conteúdos ensinados em sala de aula.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes, relativos ao de planejamento participativo.
No processo de planejamento participativo, centralizam-se as discussões no núcleo gestor da escola, com o intuito de evitar que os assuntos a serem tratados sejam fragmentados, desorganizados e inócuos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...