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A maioria dos professores foi formada segundo concepções tradicionais de ensino, tanto na sua formação básica quanto na sua formação inicial para o exercício da profissão. Mudar esta formação pode suscitar medo, sentimento de inferioridade, resistências, etc. Sobre a ação do Supervisor Educacional nessa mudança, avalie as afirmativas a seguir:
I. Reconhecer, no grupo de professores, os sentimentos que surgem na comunicação inter-pessoal.
II. Levar ao conhecimento da direção da escola o nome dos professores que se mostram resistentes à mudança.
III. Utilizar o falar e o ouvir, trocando valores como solidariedade, cooperação e respeito, fortalecendo a segurança
.IV. Desconsiderar os medos e as resistências, estabelecendo que a mudança da prática pedagógica tem um momento para acontecer.
Assinale as afirmativas corretas:
I e II;
II e IV;
I e IV;
II e III;
I e III.
Ao analisar o processo pelo qual a razão atinge a verdade, Descartes usou o recurso da:
dependência.
dúvida metódica.
não experiência.
experiência sensível.
disciplina.
Em relação ao processo avaliativo, assinale a alternativa correta.
O processo de avaliação não deve ser desvinculado de toda a prática educativa.
A avaliação formal faz parte do processo educacional, mas não é fator resultante do ensino versus aprendizagem, por ser um aspecto individual de cada educador.
A avaliação deve ser usada de forma reducionista. O educador deve utilizar e aplicar instrumentos de coleta de informações.
A avaliação deve ser limitada pela hipertrofia que o processo de atribuição de notas ou conceitos assumem na administração escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Conforme destaca o Caderno do Gestor, a avaliação como processo voluntário, permanente, participativo, legítimo, contextualizado para todos que dela participam e construída com base nos significados partilhados pelo conjunto de pessoas que vivenciam a escola fundamenta-se em uma concepção
progressista.
inovadora.
progressiva.
incentivadora.
transformadora.
O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras (Freire e Prado, 1999). A ideia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto, o projeto é inseparável do sentido da ação (Almeida, 2002). Portanto, a pedagogia de projetos traz a ideia de construção, de coletivo, de se pensar uma realidade que ainda não aconteceu, de algo desejável que ainda não foi realizado. Desta forma, a Pedagogia de Projetos trabalha com:
participação
inovação
antecipação
ação.
expressão.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Chrispino, o conflito é parte integrante da vida e da atividade social, motivado, muitas vezes, pela diferença de interesses, de desejos e de aspirações. Diante disso, quando se trata de ambiente escolar,
cabe aos seus profissionais estimular o conflito de modo controlado, pois sua ocorrência promove os avanços e aprimoramentos internos no trato com alunos e professores e melhora o convívio da escola com sua comunidade e o seu entorno.
com a assistência de um mediador, as relações sociais dentro da escola podem ser reorientadas levando a novas formas de cooperação, de confiança, de solidariedade, conduzindo a formas mais maduras de resolver as diferenças pessoais ou grupais.
uma vez identificada a causa do conflito escolar, é possível, com vontade política, e com a presença de mediador imparcial, ignorar o conflito dentro da escola, sem que isso provoque reação negativa das pessoas.
é possível desenvolver um programa de mediação imparcial que trabalhe no sentido de conscientizar os profissionais da escola e sua comunidade, que ali não é lugar para conflitos, pois isso prejudica o bom rendimento dos alunos.
não cabe à escola resolver os conflitos, pois esse fenômeno deve ser resolvido pela mediação de uma boa política de segurança pública, portanto, de uma outra esfera de governo.
Como fazer para que os conhecimentos ensinados na Matemática tenham sentido para o aluno? Em reposta a este questionamento, podemos afirmar, EXCETO:
A Matemática não somente deve resolver problemas, mas, o que é mais significativo, propor problemas.
O conhecimento matemático se define pela recontextualização do saber: situações que dêem sentido aos conhecimentos que devem ser ensinados.
A Matemática oferece ao aluno o conhecimento de novas informações e instrumentos necessários para que seja possível a ele continuar aprendendo.
Matemática tem somente valor formativo, que ajuda estruturar todo o pensamento e agilizar o raciocínio dedutivo.
Nos últimos anos a sociedade brasileira tem vivido mudanças tecnológicas, econômicas e políticas, rápidas e profundas. Cabe ao Supervisor Escolar, diante dessas mudanças, a tarefa de:
divulgar, entre os professores, as técnicas de ensino que facilitem o controle da disciplina;
permitir que cada professor atue livremente porque a formação em serviço é uma prática utópica;
formar o profissional em serviço, tornando-o consciente de suas ações, e da sua prática diária;
trazer revistas atualizadas sobre educação para ocupar os professores nas reuniões de estudo;
formar um novo profissional em serviço, apontando seus erros e falhas, ensinando o que fazer correto.
Em relação às concepções de leitura, assinale a alternativa correta.
Dar livros às crianças não significa formar leitores. A leitura e a escrita são processos diferentes, mas complementares.
Com a leitura, o leitor apreende facilmente as ideias gerais e principais do texto, torna-se fluente e veloz, mas por outro lado faz excessos de adivinhações.
A leitura é um processo discursivo no qual se insere o sujeito produtor de sentido a criança , sem constituição ideológica.
A leitura didática perde sua função essencial de provocar efeitos de sentido no aluno para ser apenas o instrumento de reconhecimento de unidades e estruturas teóricas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o Caderno do Gestor, a avaliação faz parte da aula do professor e deve ser observada em cada situação de aprendizagem proposta por ele e realizada pelo aluno. A avaliação definida como eixo do processo de ensino aprendizagem deve ser
diagnóstica.
formativa.
sistemática.
contínua.
intensiva.
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