Questões de Pedagogia

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Analise as afirmações de Isabel Sole (in Coll) a seguir.

a. Uma hipótese subjacente no construtivismo, entendido em toda sua plenitude, é que quando aprendemos, e ao mesmo tempo em que aprendemos, estamos forjando nossa forma de ver-nos, de ver o mundo e de relacionar-nos com ele.

b. Dado que parte importante da aprendizagem é realizada na escola, precisamos de uma explicação integrada sobre o funcionamento de alguns aspectos afetivos, relacionais e cognitivos na aprendizagem escolar.

Com essas preocupações, a autora analisa e aponta alguns fatores que levam os alunos a manifestarem disposição para a aprendizagem como condição prévia para atribuir- -lhe significado:

I. autoestima elevada;

II. conhecer o propósito da tarefa;

III. detalhamento minucioso das orientações da tarefa pelo professor;

IV. expectativas positivas do professor sobre o aluno.

Responde corretamente ao que a autora aponta o(s) fator(es) contido(s) apenas em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Um professor, pela primeira vez, assumiu a coordenação pedagógica de uma escola que além de Ensino Fundamental também possui turmas de EJA. Como não tem experiência com essa modalidade de ensino e o coordenador sempre deve preocupar-se com sua formação, pois uma de suas atribuições é ser formador de professores, resolveu pesquisar um pouco mais sobre o assunto a fim de orientar os professores e descobriu que

  • A.

    no início da oferta dessa modalidade de ensino, a Educação de Jovens e Adultos era intitulada “Supletivo” e tinha por objetivo atender a um perfil diferente de alunos de outras modalidades.

  • B.

    no início, os professores eram voluntários ou docentes que usavam os mesmos procedimentos que os adotados no Ensino Fundamental e Médio, por entenderem que essa modalidade era como uma extensão dos outros níveis.

  • C.

    no início, essa modalidade já via que os jovens e adultos não tinham finalizado os estudos na época adequada e que tinham perfis diferenciados daqueles apresentados por crianças e adolescentes, principalmente, por já estarem inseridos no mercado de trabalho e terem muitas vivências ao longo da vida.

  • D.

    no início, já que era pensado que além da oferta de vagas, era necessário um ensino de qualidade também para essa modalidade de ensino.

Em formação e desenvolvimento de coleções, o conjunto de procedimentos que serve para estabelecer ações, projetar estratégias gerais e definir critérios para facilitar a tomada de decisão na composição e no desenvolvimento de coleções em concordância com os objetivos, os programas da instituição e os usuários do sistema, denomina-se processo de

  • A.

    controle.

  • B.

    melhoria.

  • C.

    satisfação.

  • D.

    seleção.

  • E.

    integração.

O trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de:

  • A.

    mudar as práticas comprometidas com a realidade escolar;

  • B.

    controlar o processo de desenvolvimento do currículo dentro do paradigma tradicional;

  • C.

    evitar o julgamento das práticas educacionais e o planejamento de ações eficazes;

  • D.

    atender apenas a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais;

  • E.

    estimular uma educação tecnicista, na qual os conteúdos são discutidos em conjunto.

  • A.

    educacionais ou sociais.

  • B.

    individuais ou coletivos.

  • C.

    objetivos ou subjetivos.

  • D.

    civis ou jurídicos.

  • E.

    éticos ou estéticos.

Se os adultos com quem as crianças convivem utilizam a escrita no cotidiano e oferecem a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita, elas podem, desde cedo,

  • A.

    pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve. A participação ativa das crianças nesses eventos de letramento configura um ambiente alfabetizador na instituição.

  • B.

    adaptar-se às normais gramaticais básicas para um posterior desenvolvimento do aprendizado da norma-padrão da Língua Portuguesa.

  • C.

    memorizar regras, criar símbolos abstratos para que o educador introduza concepções cada vez mais complexas no ambiente de aprendizado.

  • D.

    desenvolver técnicas de aprendizado cada vez mais rápido no ambiente escolar.

Segundo o Caderno do Gestor, no contexto da construção do conhecimento, o erro é considerado

  • A.

    uma demonstração da não assimilação do conhecimento pelo aluno.

  • B.

    o sinônimo do fracasso escolar frente aos recursos didáticos aplicados pelo professor.

  • C.

    revelador da não pertinência das ações do professor em relação ao processo ensino-aprendizagem.

  • D.

    revelador dos procedimentos, das representações e dos modos de raciocínio do aluno.

  • E.

    a falta de memorização do conteúdo ministrado pelo professor.

Os dados de rendimento dos alunos devem ser preenchidos cuidadosamente pelos professores porque são informações coletadas

I. pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, para compor o Sistema de Informações Educacionais;

II. no Censo Escolar, programa cujas informações geram indicadores necessários ao acompanhamento do setor educacional;

III. anualmente, em nível nacional, e que, juntamente com outros dados das escolas, permitem o acompanhamento das alterações do sistema educacional e a identificação de demandas das Secretarias de Educação.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

No seu livro “O que é Ideologia” (1980), Marilena Chauí, define a ideologia como “um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer” (p.113). Nesse contexto, a função da ideologia é:

  • A.

    Mostrar as diferenças, como as de classe, libertando os indivíduos das tarefas prefixadas pela sociedade;

  • B.

    Evidenciar as diferenças de classe e os conflitos sociais;

  • C.

    Apagar as diferenças, como as de classe, evitando a dominação de uma classe sobre outra;

  • D.

    Apagar as diferenças, como as de classe, procurando assegurar determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência;

  • E.

    Todas as alternativas estão erradas.

“No cenário mundial de mudanças, a informação é vital, porém o mais importante é a _______________ da informação.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação anterior.

  • A.

    qualidade

  • B.

    quantidade

  • C.

    valorização

  • D.

    abrangência

  • E.

    transformação

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