Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Analise as afirmações de Isabel Sole (in Coll) a seguir.
a. Uma hipótese subjacente no construtivismo, entendido em toda sua plenitude, é que quando aprendemos, e ao mesmo tempo em que aprendemos, estamos forjando nossa forma de ver-nos, de ver o mundo e de relacionar-nos com ele.
b. Dado que parte importante da aprendizagem é realizada na escola, precisamos de uma explicação integrada sobre o funcionamento de alguns aspectos afetivos, relacionais e cognitivos na aprendizagem escolar.
Com essas preocupações, a autora analisa e aponta alguns fatores que levam os alunos a manifestarem disposição para a aprendizagem como condição prévia para atribuir- -lhe significado:
I. autoestima elevada;
II. conhecer o propósito da tarefa;
III. detalhamento minucioso das orientações da tarefa pelo professor;
IV. expectativas positivas do professor sobre o aluno.
Responde corretamente ao que a autora aponta o(s) fator(es) contido(s) apenas em
I.
I e II.
III e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
Um professor, pela primeira vez, assumiu a coordenação pedagógica de uma escola que além de Ensino Fundamental também possui turmas de EJA. Como não tem experiência com essa modalidade de ensino e o coordenador sempre deve preocupar-se com sua formação, pois uma de suas atribuições é ser formador de professores, resolveu pesquisar um pouco mais sobre o assunto a fim de orientar os professores e descobriu que
no início da oferta dessa modalidade de ensino, a Educação de Jovens e Adultos era intitulada Supletivo e tinha por objetivo atender a um perfil diferente de alunos de outras modalidades.
no início, os professores eram voluntários ou docentes que usavam os mesmos procedimentos que os adotados no Ensino Fundamental e Médio, por entenderem que essa modalidade era como uma extensão dos outros níveis.
no início, essa modalidade já via que os jovens e adultos não tinham finalizado os estudos na época adequada e que tinham perfis diferenciados daqueles apresentados por crianças e adolescentes, principalmente, por já estarem inseridos no mercado de trabalho e terem muitas vivências ao longo da vida.
no início, já que era pensado que além da oferta de vagas, era necessário um ensino de qualidade também para essa modalidade de ensino.
Em formação e desenvolvimento de coleções, o conjunto de procedimentos que serve para estabelecer ações, projetar estratégias gerais e definir critérios para facilitar a tomada de decisão na composição e no desenvolvimento de coleções em concordância com os objetivos, os programas da instituição e os usuários do sistema, denomina-se processo de
controle.
melhoria.
satisfação.
seleção.
integração.
O trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de:
mudar as práticas comprometidas com a realidade escolar;
controlar o processo de desenvolvimento do currículo dentro do paradigma tradicional;
evitar o julgamento das práticas educacionais e o planejamento de ações eficazes;
atender apenas a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais;
estimular uma educação tecnicista, na qual os conteúdos são discutidos em conjunto.
educacionais ou sociais.
individuais ou coletivos.
objetivos ou subjetivos.
civis ou jurídicos.
éticos ou estéticos.
Se os adultos com quem as crianças convivem utilizam a escrita no cotidiano e oferecem a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita, elas podem, desde cedo,
pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve. A participação ativa das crianças nesses eventos de letramento configura um ambiente alfabetizador na instituição.
adaptar-se às normais gramaticais básicas para um posterior desenvolvimento do aprendizado da norma-padrão da Língua Portuguesa.
memorizar regras, criar símbolos abstratos para que o educador introduza concepções cada vez mais complexas no ambiente de aprendizado.
desenvolver técnicas de aprendizado cada vez mais rápido no ambiente escolar.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o Caderno do Gestor, no contexto da construção do conhecimento, o erro é considerado
uma demonstração da não assimilação do conhecimento pelo aluno.
o sinônimo do fracasso escolar frente aos recursos didáticos aplicados pelo professor.
revelador da não pertinência das ações do professor em relação ao processo ensino-aprendizagem.
revelador dos procedimentos, das representações e dos modos de raciocínio do aluno.
a falta de memorização do conteúdo ministrado pelo professor.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os dados de rendimento dos alunos devem ser preenchidos cuidadosamente pelos professores porque são informações coletadas
I. pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP, para compor o Sistema de Informações Educacionais;
II. no Censo Escolar, programa cujas informações geram indicadores necessários ao acompanhamento do setor educacional;
III. anualmente, em nível nacional, e que, juntamente com outros dados das escolas, permitem o acompanhamento das alterações do sistema educacional e a identificação de demandas das Secretarias de Educação.
Está correto o contido em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
No seu livro O que é Ideologia (1980), Marilena Chauí, define a ideologia como um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer (p.113). Nesse contexto, a função da ideologia é:
Mostrar as diferenças, como as de classe, libertando os indivíduos das tarefas prefixadas pela sociedade;
Evidenciar as diferenças de classe e os conflitos sociais;
Apagar as diferenças, como as de classe, evitando a dominação de uma classe sobre outra;
Apagar as diferenças, como as de classe, procurando assegurar determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência;
Todas as alternativas estão erradas.
No cenário mundial de mudanças, a informação é vital, porém o mais importante é a _______________ da informação. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação anterior.
qualidade
quantidade
valorização
abrangência
transformação
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...