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Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta a respectivamente as lacunas.
As crianças pensam sobre a língua ____________, independentemente do seu grupo social e do maior ou menor acesso a material ____________. Assim, elas elaboram hipóteses sobre a utilidade dos diversos escritos ao seu redor, sobre o que essas estranhas marcas no papel representam e de que maneira funciona o sistema de escrita. A alfabetização implica uma construção conceitual e, desta forma, não é mais possível pensar em um aprendiz ______________, limitado a memorizar mecanicamente as famílias silábicas para que, em seguida, possa, supostamente, colocá-las em conjunto, formando palavras e frases em um texto a ser lido ou _______________.materna/ visual/ perdido/ copiado
escrita/ impresso/ passivo/ produzido
escrita/ visual/ passivo/ copiado
falada/ impresso/ perdido/ produzido
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Fullan (2009), para um número cada vez maior de pessoas que tentam adotar mudanças educacionais, a impossibilidade está se tornando uma palavra mais corriqueira. A principal razão para a impossibilidade de realização de mudanças na escola ocorre quando
se leva em conta o contexto e a cultura do local.
os agentes que tomam decisões desconhecem as situações que os possíveis implementadores enfrentam.
há uma visão para proporcionar clareza e energia para promover a mudança.
há um entendimento das realidades múltiplas do processo de reestruturação dos órgãos centrais.
existe forte convicção sobre a necessidade de mudança institucional.
Em uma escola alguns professores comentavam sobre o cotidiano escolar quando um deles afirmou que o currículo, os conteúdos, o ordenamento e sequenciação, as hierarquias e cargas horárias estruturam toda a rotina escolar e definem as relações entre educadores e educandos. Alguns professores comentaram a colocação do docente. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de currículo de acordo com a conversa dos professores.
O currículo é um registro apropriado para demonstrar que objetivos e conteúdos serão desenvolvidos ao longo do ano letivo, mas que na prática tem pouca utilidade.
A lógica estruturante do currículo não determina, em tese, quais são os saberes privilegiados nas escolas.
A organização curricular não condiciona a organização da escola e o trabalho docente.
As categorias docentes mais ou menos prestigiadas estão relacionadas ao prestígio dado pelos currículos aos conhecimentos ensinados por pelos professores.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Regimento Escolar é um documento vigente em cada escola, significando:
uma exigência do Sistema Municipal de Educação para que as escolas funcionem com ordem, exigindo a presença docente e dos estudantes nas diversas funções e tarefas próprias à instituição.
um documento escrito que estabelece as normas comportamentais do magistério, detalhando as suas competências, o quadro de horário semanal das aulas e os dias da realização das provas.
uma expressão da vontade da direção e da supervisão escolar que desejam um funcionamento orgânico da escola, através das definições de competências de todos que atuam profissionalmente na escola.
a definição de competências do corpo docente e dos funcionários administrativos, como também o detalhamento a respeito das penalidades afetas aos alunos indisciplinados, desde a suspensão das aulas até a expulsão da escola.
um dos instrumentos de execução do projeto político-pedagógico da escola, devendo ser discutido e aprovado pela comunidade escolar, tornando-se conhecido por todos.
A língua é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se faz por meio de textos ou discursos falados ou escritos. Isso significa que esse sistema depende da interlocução: ação linguística entre sujeitos. Partindo desta concepção, uma proposta de ensino de língua deve
ensinar novas palavras diariamente para estimular o aprendizado.
valorizar o uso da língua em diferentes situações ou contextos sociais.
ensinar a copiar as letras e o estudo de normas e regras gramaticais.
valorizar a repetição como recurso didático.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Fullan (2009), usando como exemplo a mudança na sala de aula, pois esse nível é mais próximo do ensino e da aprendizagem, afirma que a inovação é multidimensional e que existem três dimensões em jogo na implementação de mudanças significativas. São dimensões necessárias:
I. uso de materiais novos ou revisados (recursos instrucionais como matérias ou tecnologias curriculares);
II. utilização de novas formas de comunicação entre os integrantes da equipe escolar;
III. uso de novas abordagens de ensino;
IV. subjetivação da mudança social, pelo agente de mudança;
V. alteração de crenças (teorias pedagógicas subjacentes a certas políticas ou programas novos).
Está correto apenas o contido em
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Conforme o Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador 1.ª série e com base nos resultados apresentados nas atividades de sondagem, é correto afirmar que o professor dessa turma deve trabalhar
situações didáticas que favoreçam a reflexão sobre o funcionamento do sistema, por exemplo: que as crianças escrevam e interpretem seus escritos, justificando quantas e quais letras utilizou.
projetos, envolvendo, por exemplo, cantigas populares, para que as crianças possam tomar contato com esse rico universo cultural.
exercícios que preparem a criança para começar a entrar em contato com o mundo da escrita, começando com a apresentação e fixação de cada vogal com as consoantes simples.
momentos de leitura compartilhada, seguida de reescrita dos textos conhecidos, individualmente. Esse procedimento faz com que o aluno coloque em jogo todo seu conhecimento sobre a linguagem escrita.
atividades de escrita, como a letra de uma cantiga, uma quadrinha, uma parlenda que tenha como objetivo que os alunos escrevam convencionalmente.
Para conhecer mais acerca do currículo ao longo da história, a orientadora pedagógica de uma escola fez pesquisas a fim de aprender um pouco mais sobre o assunto e transmiti-lo aos professores, com a coordenadora pedagógica, durante uma reunião. Assim, sobre as transformações históricas do currículo no Brasil e no mundo, é correto afirmar que,
no Egito, na Suméria e na Grécia, os currículos iniciais tinham como eixos centrais os saberes transmitidos ao longo das gerações, principalmente aqueles relacionados à história dos povos.
na Grécia antiga, a música existia apenas para apreciação, não existia como componente curricular nas escolas.
na Roma antiga, havia os escravos, de um lado, que não frequentavam as escolas e, de outro, os aprendizes, de classes mais abastadas e que eram conhecidos como pedagogos.
antigamente, os três primeiros anos de escolaridade eram reservados somente para aprender a ler e, posteriormente, continuavam nas escolas apenas as classes mais favorecidas para aprender a escrever.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Acerca da pedagogia das situações-problema, analise as seguintes afirmações.
I. As situações-problema devem possibilitar aos alunos o avanço a um ponto adiante no processo de aprendizagem, considerando-se sua zona de desenvolvimento proximal.
II. Diante da obrigação de transpor um obstáculo, em torno do qual uma situação-problema é organizada, os alunos precisam construir hipóteses, proceder a explorações e tentativas para resolver o problema.
III. A validação da solução do problema e sua sanção devem ser feitas pelo professor que, estando de fora e mantendo-se distante do caminho percorrido pelos alunos, pode aprovar ou reprovar tal percurso.
De acordo com Perrenoud, está correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Sobre alfabetização e o tratamento da escrita e da leitura no início da escolarização, assinale a alternativa incorreta.
É a transição da oralidade para a escrita, levando em conta a integração dos saberes sociolinguísticos, que os alunos já detêm ao chegar à escola.
As aulas expositivas, com sólido embasamento teórico e exercícios sistematizados e complexos para a memorização, são as mais eficazes.
É preciso observar que esse processo não se limitará ao trabalho pedagógico com a estrutura e o uso da língua, nem segue uma sequência rígida de conteúdos previamente definida. Ele tem caráter multidisciplinar.
Frequentemente, professores e alunos se envolvem na discussão dos mais variados temas, cujo tratamento leva em conta a idade e o desenvolvimento sociocognitivo dos alunos.
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