Questões de Pedagogia

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Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta a respectivamente as lacunas.

As crianças pensam sobre a língua ____________, independentemente do seu grupo social e do maior ou menor acesso a material ____________. Assim, elas elaboram hipóteses sobre a utilidade dos diversos escritos ao seu redor, sobre o que “essas estranhas marcas no papel” representam e de que maneira funciona o sistema de escrita. A alfabetização implica uma construção conceitual e, desta forma, não é mais possível pensar em um aprendiz ______________, limitado a memorizar mecanicamente as famílias silábicas para que, em seguida, possa, supostamente, colocá-las em conjunto, formando palavras e frases em um texto a ser lido ou _______________.

  • A.

    materna/ visual/ perdido/ copiado

  • B.

    escrita/ impresso/ passivo/ produzido

  • C.

    escrita/ visual/ passivo/ copiado

  • D.

    falada/ impresso/ perdido/ produzido

Segundo Fullan (2009), para um número cada vez maior de pessoas que tentam adotar mudanças educacionais, a impossibilidade está se tornando uma palavra mais corriqueira. A principal razão para a impossibilidade de realização de mudanças na escola ocorre quando

  • A.

    se leva em conta o contexto e a cultura do local.

  • B.

    os agentes que tomam decisões desconhecem as situações que os possíveis implementadores enfrentam.

  • C.

    há uma visão para proporcionar clareza e energia para promover a mudança.

  • D.

    há um entendimento das realidades múltiplas do processo de reestruturação dos órgãos centrais.

  • E.

    existe forte convicção sobre a necessidade de mudança institucional.

Em uma escola alguns professores comentavam sobre o cotidiano escolar quando um deles afirmou que o currículo, os conteúdos, o ordenamento e sequenciação, as hierarquias e cargas horárias estruturam toda a rotina escolar e definem as relações entre educadores e educandos. Alguns professores comentaram a colocação do docente. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de currículo de acordo com a conversa dos professores.

  • A.

    O currículo é um registro apropriado para demonstrar que objetivos e conteúdos serão desenvolvidos ao longo do ano letivo, mas que na prática tem pouca utilidade.

  • B.

    A lógica estruturante do currículo não determina, em tese, quais são os saberes privilegiados nas escolas.

  • C.

    A organização curricular não condiciona a organização da escola e o trabalho docente.

  • D.

    As categorias docentes mais ou menos prestigiadas estão relacionadas ao prestígio dado pelos currículos aos conhecimentos ensinados por pelos professores.

O Regimento Escolar é um documento vigente em cada escola, significando:

  • A.

    uma exigência do Sistema Municipal de Educação para que as escolas funcionem com ordem, exigindo a presença docente e dos estudantes nas diversas funções e tarefas próprias à instituição.

  • B.

    um documento escrito que estabelece as normas comportamentais do magistério, detalhando as suas competências, o quadro de horário semanal das aulas e os dias da realização das provas.

  • C.

    uma expressão da vontade da direção e da supervisão escolar que desejam um funcionamento orgânico da escola, através das definições de competências de todos que atuam profissionalmente na escola.

  • D.

    a definição de competências do corpo docente e dos funcionários administrativos, como também o detalhamento a respeito das penalidades afetas aos alunos indisciplinados, desde a suspensão das aulas até a expulsão da escola.

  • E.

    um dos instrumentos de execução do projeto político-pedagógico da escola, devendo ser discutido e aprovado pela comunidade escolar, tornando-se conhecido por todos.

A língua é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se faz por meio de textos ou discursos falados ou escritos. Isso significa que esse sistema depende da interlocução: ação linguística entre sujeitos. Partindo desta concepção, uma proposta de ensino de língua deve

  • A.

    ensinar novas palavras diariamente para estimular o aprendizado.

  • B.

    valorizar o uso da língua em diferentes situações ou contextos sociais.

  • C.

    ensinar a copiar as letras e o estudo de normas e regras gramaticais.

  • D.

    valorizar a repetição como recurso didático.

Fullan (2009), usando como exemplo a mudança na sala de aula, pois esse nível é mais próximo do ensino e da aprendizagem, afirma que a inovação é multidimensional e que existem três dimensões em jogo na implementação de mudanças significativas. São dimensões necessárias:

I. uso de materiais novos ou revisados (recursos instrucionais como matérias ou tecnologias curriculares);

II. utilização de novas formas de comunicação entre os integrantes da equipe escolar;

III. uso de novas abordagens de ensino;

IV. subjetivação da mudança social, pelo agente de mudança;

V. alteração de crenças (teorias pedagógicas subjacentes a certas políticas ou programas novos).

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    III, IV e V.

Conforme o Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1.ª série e com base nos resultados apresentados nas atividades de sondagem, é correto afirmar que o professor dessa turma deve trabalhar

  • A.

    situações didáticas que favoreçam a reflexão sobre o funcionamento do sistema, por exemplo: que as crianças escrevam e interpretem seus escritos, justificando quantas e quais letras utilizou.

  • B.

    projetos, envolvendo, por exemplo, cantigas populares, para que as crianças possam tomar contato com esse rico universo cultural.

  • C.

    exercícios que preparem a criança para começar a entrar em contato com o mundo da escrita, começando com a apresentação e fixação de cada vogal com as consoantes simples.

  • D.

    momentos de leitura compartilhada, seguida de reescrita dos textos conhecidos, individualmente. Esse procedimento faz com que o aluno coloque em jogo todo seu conhecimento sobre a linguagem escrita.

  • E.

    atividades de escrita, como a letra de uma cantiga, uma quadrinha, uma parlenda que tenha como objetivo que os alunos escrevam convencionalmente.

Para conhecer mais acerca do currículo ao longo da história, a orientadora pedagógica de uma escola fez pesquisas a fim de aprender um pouco mais sobre o assunto e transmiti-lo aos professores, com a coordenadora pedagógica, durante uma reunião. Assim, sobre as transformações históricas do currículo no Brasil e no mundo, é correto afirmar que,

  • A.

    no Egito, na Suméria e na Grécia, os currículos iniciais tinham como eixos centrais os saberes transmitidos ao longo das gerações, principalmente aqueles relacionados à história dos povos.

  • B.

    na Grécia antiga, a música existia apenas para apreciação, não existia como componente curricular nas escolas.

  • C.

    na Roma antiga, havia os escravos, de um lado, que não frequentavam as escolas e, de outro, os “aprendizes”, de classes mais abastadas e que eram conhecidos como pedagogos.

  • D.

    antigamente, os três primeiros anos de escolaridade eram reservados somente para aprender a ler e, posteriormente, continuavam nas escolas apenas as classes mais favorecidas para aprender a escrever.

Acerca da pedagogia das situações-problema, analise as seguintes afirmações.

I. As situações-problema devem possibilitar aos alunos o avanço a um ponto adiante no processo de aprendizagem, considerando-se sua zona de desenvolvimento proximal.

II. Diante da obrigação de transpor um obstáculo, em torno do qual uma situação-problema é organizada, os alunos precisam construir hipóteses, proceder a explorações e tentativas para resolver o problema.

III. A validação da solução do problema e sua sanção devem ser feitas pelo professor que, estando de fora e mantendo-se distante do caminho percorrido pelos alunos, pode aprovar ou reprovar tal percurso.

De acordo com Perrenoud, está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Sobre alfabetização e o tratamento da escrita e da leitura no início da escolarização, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    É a transição da oralidade para a escrita, levando em conta a integração dos saberes sociolinguísticos, que os alunos já detêm ao chegar à escola.

  • B.

    As aulas expositivas, com sólido embasamento teórico e exercícios sistematizados e complexos para a memorização, são as mais eficazes.

  • C.

    É preciso observar que esse processo não se limitará ao trabalho pedagógico com a estrutura e o uso da língua, nem segue uma sequência rígida de conteúdos previamente definida. Ele tem caráter multidisciplinar.

  • D.

    Frequentemente, professores e alunos se envolvem na discussão dos mais variados temas, cujo tratamento leva em conta a idade e o desenvolvimento sociocognitivo dos alunos.

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