Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O currículo da Educação Básica deve

  • A.

    contemplar conteúdos da base nacional comum integrados a uma parte diversificada que enriquece e complementa a primeira com conhecimentos mais diretamente relacionados à comunidade escolar.

  • B.

    prever disciplinas que contemplam a base nacional comum do currículo e projetos específicos da parte diversificada, atendendo carga horária específica para as diferentes naturezas de conteúdos.

  • C.

    enfatizar conteúdos reconhecidos e valorizados socialmente que superem as defasagens socioculturais das classes populares e aproximem a qualidade da escola pública à da rede privada de ensino.

  • D.

    focar, nos primeiros anos do ensino fundamental, a Língua Portuguesa, a Matemática e as Artes, e, nos anos finais, as ciências naturais e exatas, contemplando leitura e escrita em todas as áreas.

De acordo com Abranches (2003), a Conferência Mundial sobre Educação para todos, em 1990, em Jontiem, na Tailândia, com a participação de 155 países, deixou como compromisso

  • A.

    a elaboração de um documento em 2010, caracterizando as propostas educacionais e as diretrizes governamentais.

  • B.

    plano decenal de educação para todos, que definiu novas modalidades educativas e governamentais.

  • C.

    a garantia da educação básica a todas crianças, jovens e adultos e a promoção da equidade.

  • D.

    o direcionamento de novos padrões de gestão, possibilitando a organização de um trabalho didático pedagógico de qualidade.

  • E.

    promover um ensino de qualidade, priorizando uma ampla interação com a comunidade.

Leia o trecho a seguir.

Se o professor acompanha o processo de construção de conhecimento do aluno, ele favorece o desenvolvimento do estudante, orientando-o nas tarefas, oferecendo-lhe novas leituras ou explicações e pesquisas, proporcionando, assim, vivências que favorecem a ampliação de seus saberes.

O texto refere-se ao conceito de

  • A.

    avaliação mediadora.

  • B.

    avaliação contínua.

  • C.

    avaliação somativa.

  • D.

    autoavaliação

  • E.

    autoavaliação

Pelo que foi ilustrado na rotina da aula da situação 3, a professora – conforme Onrubia (in Coll, 2006) – em sua prática

I. possibilita a participação de todos os alunos nas diferentes atividades e tarefas, mesmo que não tenham habilidades e competências adequadas;

II. estabelece um clima de relacionamento afetivo e emocional baseado na confiança, na segurança e na aceitação mútuas;

III. estabelece relações constantes e explícitas entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios dos alunos;

IV. desconhece a importância da interação entre alunos/ professor e alunos/alunos para possibilitar o processo de avanço na Zona de Desenvolvimento Proximal.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    III, apenas.

  • B.

    IV, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

João, com dez meses de idade, adora brincar com seu urso de pelúcia, com o qual passa um bom tempo interagindo. Uma de suas brincadeiras prediletas é tentar encontrá-lo, puxando o pano sob o qual sua mãe esconde o brinquedo.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Caso fossem associados estímulos aversivos à descoberta do urso, provavelmente João não tentaria mais encontrá-lo nas brincadeiras com a mãe ou com outro adulto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Mantoan, numa perspectiva inclusiva e de uma escola de qualidade, os professores:

  • A. não podem duvidar das possibilidades de aprendizagem dos alunos, podem prever quando esses alunos irão aprender.
  • B. a deficiência de um aluno é motivo para que se deixe de proporcionar-lhe o ensino igual a todos, pois seu tempo de aprendizagem é outro e aí, um ensino a parte, diversificado é a melhor opção.
  • C. devem partir da capacidade de aprender desses e dos demais alunos, levando em consideração a singularidade das manifestações intelectuais.
  • D. a aprendizagem, também, é previsível, por isso, não cabem as rotulações e categorizações para distinguir um aluno do outro por sua capacidade de aprender.
  • E. precisam considerar que o aluno é um ser em constante vir a ser e que precisa de liberdade para aprender e para produzir conhecimento, no nível em que for capaz de assimilar um tema ou assunto de aula.

A equipe gestora de uma escola pública, em todo início de ano letivo, retoma com o grupo o projeto pedagógico definido pela rede e incorporado pela escola. Neste sentido, faz parte do projeto pedagógico das escolas

  • A.

    a expectativa das competências, habilidades e conhecimentos que os alunos da rede e da escola já tenham atingido para alcançar o próximo nível de escolaridade.

  • B.

    diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais como referenciais norteadores das instituições de ensino.

  • C.

    a forma como a estrutura curricular será operacionalizada, distribuição de carga horária, critérios de organização das turmas, entre outros.

  • D.

    projetos interdisciplinares que serão desenvolvidos na escola em um período plurianual.

A escola, inserida em um ambiente onde as transformações tecnológicas estão moldando um novo ser, deve estimular a reflexão sobre o caminho traçado pelo homem quanto às percepções, sentimentos, ideias sobre o tempo, espaço, trabalho, lazer e moral. Os alunos são parte de um contexto social, sendo que a escola deve ampliar os horizontes para além de seus muros. O sistema escolar deve capacitar seus alunos a decifrarem e interpretarem o mundo para contribuírem com o sistema produtivo, social e cultural, setores influenciados, sobremaneira, pela presença das novas tecnologias da informação e comunicação. Aatuação do professor no processo de interação com os alunos em ambiente informatizado também exige uma nova dinâmica, a uma nova educação supõe a necessidade de que novas características estejam presentes no perfil do professor. As descrições abaixo são características do perfil do professor na era do aluno virtual, EXCETO:

  • A.

    ser mais pesquisador do que transmissor.

  • B.

    ser capaz de preparar o aluno para lidar com a incerteza.

  • C.

    abandonar a preocupação exclusivamente didática para criar uma nova ecologia cognitiva.

  • D.

    ser mais memorizador do que reflexivo.

  • E.

    ter a prática cotidiana, a familiaridade e o prazer da intercomunicação.

Em relação à atuação dos professores no processo ensino-aprendizagem da matemática no cotidiano atual, é correto afirmar que ele consiste em

I. favorecer o indivíduo para que ele faça uso dessa ferramenta chamada matemática.

II. aplicar na sala de aula inúmeras situações que circundam o mundo, visto que a matemática desenvolve o raciocínio, garante uma forma de pensamento, possibilita a criação e amadurecimento de ideias.

III. promover a interdisciplinaridade, por meio de exemplos práticos.

É correto o que está contido em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I e III, apenas.

O colegiado escolar tem caráter

  • A.

    informativo e consultivo; realiza-se quando a gestão precisa ampliar o diálogo com a comunidade.

  • B.

    consultivo e decisório; constitui-se como um órgão de participação da comunidade escolar.

  • C.

    informativo e decisório; formaliza as decisões da equipe pedagógica e de gestão de forma ampla.

  • D.

    informativo; representa um espaço formal de disseminação das informações sobre os alunos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...