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O currículo da Educação Básica deve
contemplar conteúdos da base nacional comum integrados a uma parte diversificada que enriquece e complementa a primeira com conhecimentos mais diretamente relacionados à comunidade escolar.
prever disciplinas que contemplam a base nacional comum do currículo e projetos específicos da parte diversificada, atendendo carga horária específica para as diferentes naturezas de conteúdos.
enfatizar conteúdos reconhecidos e valorizados socialmente que superem as defasagens socioculturais das classes populares e aproximem a qualidade da escola pública à da rede privada de ensino.
focar, nos primeiros anos do ensino fundamental, a Língua Portuguesa, a Matemática e as Artes, e, nos anos finais, as ciências naturais e exatas, contemplando leitura e escrita em todas as áreas.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Abranches (2003), a Conferência Mundial sobre Educação para todos, em 1990, em Jontiem, na Tailândia, com a participação de 155 países, deixou como compromisso
a elaboração de um documento em 2010, caracterizando as propostas educacionais e as diretrizes governamentais.
plano decenal de educação para todos, que definiu novas modalidades educativas e governamentais.
a garantia da educação básica a todas crianças, jovens e adultos e a promoção da equidade.
o direcionamento de novos padrões de gestão, possibilitando a organização de um trabalho didático pedagógico de qualidade.
promover um ensino de qualidade, priorizando uma ampla interação com a comunidade.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o trecho a seguir.
Se o professor acompanha o processo de construção de conhecimento do aluno, ele favorece o desenvolvimento do estudante, orientando-o nas tarefas, oferecendo-lhe novas leituras ou explicações e pesquisas, proporcionando, assim, vivências que favorecem a ampliação de seus saberes.
O texto refere-se ao conceito de
avaliação mediadora.
avaliação contínua.
avaliação somativa.
autoavaliação
autoavaliação
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Pelo que foi ilustrado na rotina da aula da situação 3, a professora conforme Onrubia (in Coll, 2006) em sua prática
I. possibilita a participação de todos os alunos nas diferentes atividades e tarefas, mesmo que não tenham habilidades e competências adequadas;
II. estabelece um clima de relacionamento afetivo e emocional baseado na confiança, na segurança e na aceitação mútuas;
III. estabelece relações constantes e explícitas entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios dos alunos;
IV. desconhece a importância da interação entre alunos/ professor e alunos/alunos para possibilitar o processo de avanço na Zona de Desenvolvimento Proximal.
Está correto o que se afirma em
III, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
João, com dez meses de idade, adora brincar com seu urso de pelúcia, com o qual passa um bom tempo interagindo. Uma de suas brincadeiras prediletas é tentar encontrá-lo, puxando o pano sob o qual sua mãe esconde o brinquedo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Caso fossem associados estímulos aversivos à descoberta do urso, provavelmente João não tentaria mais encontrá-lo nas brincadeiras com a mãe ou com outro adulto.
Para Mantoan, numa perspectiva inclusiva e de uma escola de qualidade, os professores:
A equipe gestora de uma escola pública, em todo início de ano letivo, retoma com o grupo o projeto pedagógico definido pela rede e incorporado pela escola. Neste sentido, faz parte do projeto pedagógico das escolas
a expectativa das competências, habilidades e conhecimentos que os alunos da rede e da escola já tenham atingido para alcançar o próximo nível de escolaridade.
diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais como referenciais norteadores das instituições de ensino.
a forma como a estrutura curricular será operacionalizada, distribuição de carga horária, critérios de organização das turmas, entre outros.
projetos interdisciplinares que serão desenvolvidos na escola em um período plurianual.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A escola, inserida em um ambiente onde as transformações tecnológicas estão moldando um novo ser, deve estimular a reflexão sobre o caminho traçado pelo homem quanto às percepções, sentimentos, ideias sobre o tempo, espaço, trabalho, lazer e moral. Os alunos são parte de um contexto social, sendo que a escola deve ampliar os horizontes para além de seus muros. O sistema escolar deve capacitar seus alunos a decifrarem e interpretarem o mundo para contribuírem com o sistema produtivo, social e cultural, setores influenciados, sobremaneira, pela presença das novas tecnologias da informação e comunicação. Aatuação do professor no processo de interação com os alunos em ambiente informatizado também exige uma nova dinâmica, a uma nova educação supõe a necessidade de que novas características estejam presentes no perfil do professor. As descrições abaixo são características do perfil do professor na era do aluno virtual, EXCETO:
ser mais pesquisador do que transmissor.
ser capaz de preparar o aluno para lidar com a incerteza.
abandonar a preocupação exclusivamente didática para criar uma nova ecologia cognitiva.
ser mais memorizador do que reflexivo.
ter a prática cotidiana, a familiaridade e o prazer da intercomunicação.
Em relação à atuação dos professores no processo ensino-aprendizagem da matemática no cotidiano atual, é correto afirmar que ele consiste em
I. favorecer o indivíduo para que ele faça uso dessa ferramenta chamada matemática. II. aplicar na sala de aula inúmeras situações que circundam o mundo, visto que a matemática desenvolve o raciocínio, garante uma forma de pensamento, possibilita a criação e amadurecimento de ideias. III. promover a interdisciplinaridade, por meio de exemplos práticos. É correto o que está contido emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
O colegiado escolar tem caráter
informativo e consultivo; realiza-se quando a gestão precisa ampliar o diálogo com a comunidade.
consultivo e decisório; constitui-se como um órgão de participação da comunidade escolar.
informativo e decisório; formaliza as decisões da equipe pedagógica e de gestão de forma ampla.
informativo; representa um espaço formal de disseminação das informações sobre os alunos.
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