Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O portfólio é um instrumento de avaliação que
organiza as avaliações, para que fique mais fácil para o aluno estudar para as provas.
facilita a reconstrução e a reelaboração, por parte de cada aluno, do processo de ensino ao longo de um curso ou de um período de aprendizagem.
organiza a memória escolar, o que é fundamental no aspecto afetivo da aprendizagem.
documenta a aprendizagem, o que pode facilitar qualquer processo de dúvida quanto à nota atribuída.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
É correto afirmar que, conforme La Taille (1992), a(s) situação(ões) que apresenta(m) elemento(s) que pode(m) contribuir para o desenvolvimento de relações de autonomia e cooperação está(ão) presente(s) apenas em
1.
2.
3.
1 e 2.
2 e 3.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
João, com dez meses de idade, adora brincar com seu urso de pelúcia, com o qual passa um bom tempo interagindo. Uma de suas brincadeiras prediletas é tentar encontrá-lo, puxando o pano sob o qual sua mãe esconde o brinquedo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
O sorriso da mãe de João ou os afagos que ele receba depois de encontrar o urso podem servir de estímulo para que a criança continue retirando o pano que esconde o brinquedo.
É a concepção por meio da qual produzo este outro olhar sobre seleção e articulação de conteúdos em educação infantil que, por sua vez, provoca a releitura e a ressignificação do conceito de linguagem, de conteúdo programático, do papel do professor e da concepção de criança de zero a seis anos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Pode-se afirmar que essa citação contém os princípios:
da Educação Infantil.
da EducaçãoTradicional.
da Educação Construtivista.
da Educação Inclusiva.
da Lei Orgânica daAssistência Social.
A prática de avaliação aplicadas nas escolas tem a função de
classificar os alunos com base em avaliações sistemáticas.
diagnosticar, para que o professor olhe aquilo que o aluno produziu, percebendo o que ele já sabe e identificando que tipo de informação é necessária para que seu conhecimento avance no processo de aprendizagem.
realizar um julgamento de valor, como forma de castigo pelo desempenho inadequado que os alunos atingem.
enquadrar os indivíduos nos parâmetros previamente estabelecidos.
A professora Durvalina tem 21 anos de exercício docente e, continuamente, afirma que não sabe o que fazer para ensinar seus alunos e que os que não aprendem têm algum problema individual. Defende a ideia de que o professor deve ser rígido na correção das provas dos alunos e também na condução disciplinada da turma. Apesar das reclamações de alunos e pais, a professora é inflexível nas regras que impõe, pois acredita que essa firmeza é que garante autoridade ao professor.
O diretor da escola de Durvalina tem observado um clima crescente de insatisfação tanto dos alunos e pais quanto da própria equipe escolar com relação à professora. Diante desse cenário, o diretor deverespeitar a autonomia da professora, já que a legislação garante sua escolha na forma de atuar.
conversar com a professora para garantir o trabalho coletivo e a vivência democrática.
providenciar junto à Secretaria de Educação apoio para que a professora seja exonerada do cargo.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia a definição a seguir.
Tem como base o ensino de conteúdos programáticos. A partir dessa quantificação, o aluno é classificado e, dependendo da nota, aprovado ou reprovado. É compreendida como uma forma neutra, objetiva e imparcial.
Trata-se do conceito de
avaliação processual.
avaliação formativa.
autoavaliação.
avaliação somativa.
metacognição.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I, I, I.
I, I, II.
I, II, II.
II, II, I.
II, I, I.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação às ideias de Jean Piaget e Vigotsky, julgue os itens de 35 a 38.
De acordo com a perspectiva sociocultural de Vigotsky, a influência do meio e as experiências sociais são aspectos essenciais a serem considerados no processo de aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...