Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O portfólio é um instrumento de avaliação que

  • A.

    organiza as avaliações, para que fique mais fácil para o aluno estudar para as provas.

  • B.

    facilita a reconstrução e a reelaboração, por parte de cada aluno, do processo de ensino ao longo de um curso ou de um período de aprendizagem.

  • C.

    organiza a memória escolar, o que é fundamental no aspecto afetivo da aprendizagem.

  • D.

    documenta a aprendizagem, o que pode facilitar qualquer processo de dúvida quanto à nota atribuída.

  • E. está ligado a novas tecnologias, que torna a apresentação dos trabalhos mais atraente.

É correto afirmar que, conforme La Taille (1992), a(s) situação(ões) que apresenta(m) elemento(s) que pode(m) contribuir para o desenvolvimento de relações de autonomia e cooperação está(ão) presente(s) apenas em

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    1 e 2.

  • E.

    2 e 3.

João, com dez meses de idade, adora brincar com seu urso de pelúcia, com o qual passa um bom tempo interagindo. Uma de suas brincadeiras prediletas é tentar encontrá-lo, puxando o pano sob o qual sua mãe esconde o brinquedo.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

O sorriso da mãe de João ou os afagos que ele receba depois de encontrar o urso podem servir de estímulo para que a criança continue retirando o pano que esconde o brinquedo.

  • C. Certo
  • E. Errado

É a concepção por meio da qual produzo este outro olhar sobre seleção e articulação de conteúdos em educação infantil que, por sua vez, provoca a releitura e a ressignificação do conceito de linguagem, de conteúdo programático, do papel do professor e da concepção de criança de zero a seis anos.

  • A. Linguagens geradoras.
  • B. Planejamento estratégico.
  • C. Plano de aula.
  • D. Plano de atividades.
  • E. Plano de trabalho.

Pode-se afirmar que essa citação contém os princípios:

  • A.

    da Educação Infantil.

  • B.

    da EducaçãoTradicional.

  • C.

    da Educação Construtivista.

  • D.

    da Educação Inclusiva.

  • E.

    da Lei Orgânica daAssistência Social.

A prática de avaliação aplicadas nas escolas tem a função de

  • A.

    classificar os alunos com base em avaliações sistemáticas.

  • B.

    diagnosticar, para que o professor olhe aquilo que o aluno produziu, percebendo o que ele já sabe e identificando que tipo de informação é necessária para que seu conhecimento avance no processo de aprendizagem.

  • C.

    realizar um julgamento de valor, como forma de “castigo” pelo desempenho inadequado que os alunos atingem.

  • D.

    enquadrar os indivíduos nos parâmetros previamente estabelecidos.

A professora Durvalina tem 21 anos de exercício docente e, continuamente, afirma que não sabe o que fazer para ensinar seus alunos e que os que não aprendem têm algum problema individual. Defende a ideia de que o professor deve ser rígido na correção das provas dos alunos e também na condução disciplinada da turma. Apesar das reclamações de alunos e pais, a professora é inflexível nas regras que impõe, pois acredita que essa firmeza é que garante autoridade ao professor.

O diretor da escola de Durvalina tem observado um clima crescente de insatisfação tanto dos alunos e pais quanto da própria equipe escolar com relação à professora. Diante desse cenário, o diretor deve

  • A.

    respeitar a autonomia da professora, já que a legislação garante sua escolha na forma de atuar.

  • B.

    conversar com a professora para garantir o trabalho coletivo e a vivência democrática.

  • C. solicitar a remoção imediata da professora, já que ela não atende as necessidades da escola.
  • D.

    providenciar junto à Secretaria de Educação apoio para que a professora seja exonerada do cargo.

Leia a definição a seguir.

Tem como base o ensino de “conteúdos” programáticos. A partir dessa quantificação, o aluno é classificado e, dependendo da nota, aprovado ou reprovado. É compreendida como uma forma neutra, objetiva e imparcial.

Trata-se do conceito de

  • A.

    avaliação processual.

  • B.

    avaliação formativa.

  • C.

    autoavaliação.

  • D.

    avaliação somativa.

  • E.

    metacognição.

Em relação às ideias de Jean Piaget e Vigotsky, julgue os itens de 35 a 38.

De acordo com a perspectiva sociocultural de Vigotsky, a influência do meio e as experiências sociais são aspectos essenciais a serem considerados no processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...