Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a mediação do professor no processo de construção da escrita, assinale a alternativa correta.
Um professor competente ensina e não fica apenas mediando conflitos.
Na relação professor-aluno, o professor sabe mais e deve dizer ao aluno quando este erra, sem receios.
A mediação do professor na escrita não surte efeitos positivos quando a ação do aluno não interage com as ações dele.
A atuação do professor é parte essencial no que se refere à mediação e planejamento da ação pedagógica.
Em relação à formação continuada, o diretor
deixa o assunto para o coordenador pedagógico, que deve assumir total responsabilidade.
deve exigir dos professores a realização de cursos extras de atualização.
identifica oportunidades e estimula o desenvolvimento profissional dos membros da equipe.
responsabiliza-se por realizar as ações formativas nos horários de trabalho coletivo.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O planejamento, nas atuais discussões sobre o tema, do ponto de vista pedagógico, apresenta-se como
uma possibilidade para que o diretor possa ter as informações pedagógicas organizadas.
um instrumento que organiza, com intencionalidade, as atividades de estudo da semana.
um documento oficial, que precisa ser preenchido, mas pouco importante na prática.
uma forma de utilizar o livro didático em sua totalidade, o que sempre é cobrado pelos pais.
uma tarefa rotineira, que pode ser passada de um professor para outro, com a mudança de ano letivo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação às ideias de Jean Piaget e Vigotsky, julgue os itens de 35 a 38.
De acordo com a concepção de Vigotsky, o desenvolvimento biológico é parte essencial no desenvolvimento cognitivo; segundo esse autor, a capacidade adquirida da fala é mais importante que a complexidade da ação para o alcance de determinado objetivo.
Se referindo ao fato de muitas professoras serem chamadas de tias, Paulo Freire argumenta:
Um planejamento constitui-se de elementos básicos: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. Tendo como referência o elemento objetivo, marque a alternativa INCORRETA:
Os objetivos indicam ações desarticuladas do processo de avaliação das disciplinas.
Os objetivos direcionam a ação didática em determinada disciplina.
O objetivo geral é mais amplo, abrangendo a disciplina na sua totalidade.
O objetivo específico diz respeito às várias especificidades da disciplina.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia os seguintes itens.
I. Maturação é um conceito que se refere à dimensão biológica, física e evolutiva das pessoas, como o crescimento de ossos e o aumento de peso corporal.
II. Desenvolvimento é um conceito que se refere à construção de capacidades e funções humanas como a linguagem e a memória.
III. Aprendizagem é um conceito que se refere à incorporação de novos conhecimentos e valores de uma determinada sociedade.
Está correto o que se afirma em
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em relação à psicogênese da língua escrita, é correto afirmar que
I. são estudos experimentais que envolvem crianças de diversos meios sociais em diferentes países, mas prevalecendo a base tradicional. II. retrata o papel ativo do sujeito no processo de elaboração individual da escrita. III. consiste em supor que é necessária uma série de processos de reflexão sobre a linguagem para passar a uma escrita constituída. IV. tem por objetivo explicar como se dá o processo através do qual a escrita se constitui em objeto de conhecimento para a criança. É correto o que está contido emII, III e IV, apenas.
I, II, e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é composto por dados
de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB, Prova Brasil e ENEM) e visa a construir um quadro de avaliação das escolas brasileiras com melhores e piores desempenhos.
do fluxo escolar e de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e permite diagnosticar a situação da qualidade da educação brasileira no país e em estados e municípios.
do fluxo escolar e de avaliação da aprendizagem de cada escola e permite ao estado definir sobre o envio de recursos para as escolas da rede pública e privada.
de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e sinalizam as metas a serem alcançadas pelas escolas a partir das definições decenais do PDE.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O professor Paulo costuma fazer seu planejamento anotando apenas a unidade do livro didático que pretende usar em cada aula.
De acordo com as atuais discussões sobre planejamento, essa forma de organizá-lo pressupõe
a obediência à ordenação do livro didático, sem reflexão.
uma forma eficiente de acompanhar o livro didático.
o cumprimento do material em sua totalidade.
o acerto na escolha do material em uso.
a reflexão sobre os conteúdos que serão vistos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...