Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a mediação do professor no processo de construção da escrita, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Um professor competente ensina e não fica apenas mediando conflitos.

  • B.

    Na relação professor-aluno, o professor sabe mais e deve dizer ao aluno quando este erra, sem receios.

  • C.

    A mediação do professor na escrita não surte efeitos positivos quando a ação do aluno não interage com as ações dele.

  • D.

    A atuação do professor é parte essencial no que se refere à mediação e planejamento da ação pedagógica.

Em relação à formação continuada, o diretor

  • A.

    deixa o assunto para o coordenador pedagógico, que deve assumir total responsabilidade.

  • B.

    deve exigir dos professores a realização de cursos extras de atualização.

  • C.

    identifica oportunidades e estimula o desenvolvimento profissional dos membros da equipe.

  • D.

    responsabiliza-se por realizar as ações formativas nos horários de trabalho coletivo.

O planejamento, nas atuais discussões sobre o tema, do ponto de vista pedagógico, apresenta-se como

  • A.

    uma possibilidade para que o diretor possa ter as informações pedagógicas organizadas.

  • B.

    um instrumento que organiza, com intencionalidade, as atividades de estudo da semana.

  • C.

    um documento oficial, que precisa ser preenchido, mas pouco importante na prática.

  • D.

    uma forma de utilizar o livro didático em sua totalidade, o que sempre é cobrado pelos pais.

  • E.

    uma tarefa rotineira, que pode ser passada de um professor para outro, com a mudança de ano letivo.

Em relação às ideias de Jean Piaget e Vigotsky, julgue os itens de 35 a 38.

De acordo com a concepção de Vigotsky, o desenvolvimento biológico é parte essencial no desenvolvimento cognitivo; segundo esse autor, a capacidade adquirida da fala é mais importante que a complexidade da ação para o alcance de determinado objetivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Se referindo ao fato de muitas professoras serem chamadas de tias, Paulo Freire argumenta:

  • A. aceitar ser chamada de tia e não de professora qualifica o ser professora, pois aproxima as crianças de seu universo mais afetivo.
  • B. a tentativa de reduzir a professora à condição de tia é uma “inocente” armadilha ideológica em que, tentando-se dar a ilusão de adocicar a vida da professora, o que se tenta é amaciar a sua capacidade de luta ou entretê-la no exercício de tarefas fundamentais.
  • C. é possível ser tia sem amar os sobrinhos, sem gostar de ser tia. Assim como é possível ser professora sem amar os alunos e sem gostar do que se faz.
  • D. que a professora tem todo o direito de querer ser chamada de tia, mas não pode desconhecer as implicações escondidas nas manhas pedagógicas que envolve a redução da condição de professora à tia.
  • E. ser chamada de tia ou de professora não é o mais importante. Importa a relação de ensinante e de aprendente dado ao profissional da educação e do aluno.

Um planejamento constitui-se de elementos básicos: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. Tendo como referência o elemento objetivo, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Os objetivos indicam ações desarticuladas do processo de avaliação das disciplinas.

  • B.

    Os objetivos direcionam a ação didática em determinada disciplina.

  • C.

    O objetivo geral é mais amplo, abrangendo a disciplina na sua totalidade.

  • D.

    O objetivo específico diz respeito às várias especificidades da disciplina.

Leia os seguintes itens.

I. Maturação é um conceito que se refere à dimensão biológica, física e evolutiva das pessoas, como o crescimento de ossos e o aumento de peso corporal.

II. Desenvolvimento é um conceito que se refere à construção de capacidades e funções humanas como a linguagem e a memória.

III. Aprendizagem é um conceito que se refere à incorporação de novos conhecimentos e valores de uma determinada sociedade.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Em relação à psicogênese da língua escrita, é correto afirmar que

I. são estudos experimentais que envolvem crianças de diversos meios sociais em diferentes países, mas prevalecendo a base tradicional.

II. retrata o papel ativo do sujeito no processo de elaboração individual da escrita.

III. consiste em supor que é necessária uma série de processos de reflexão sobre a linguagem para passar a uma escrita constituída.

IV. tem por objetivo explicar como se dá o processo através do qual a escrita se constitui em objeto de conhecimento para a criança.

É correto o que está contido em

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I, II, e IV, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é composto por dados

  • A.

    de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB, Prova Brasil e ENEM) e visa a construir um quadro de avaliação das escolas brasileiras com melhores e piores desempenhos.

  • B.

    do fluxo escolar e de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e permite diagnosticar a situação da qualidade da educação brasileira no país e em estados e municípios.

  • C.

    do fluxo escolar e de avaliação da aprendizagem de cada escola e permite ao estado definir sobre o envio de recursos para as escolas da rede pública e privada.

  • D.

    de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e sinalizam as metas a serem alcançadas pelas escolas a partir das definições decenais do PDE.

O professor Paulo costuma fazer seu planejamento anotando apenas a unidade do livro didático que pretende usar em cada aula.

De acordo com as atuais discussões sobre planejamento, essa forma de organizá-lo pressupõe

  • A.

    a obediência à ordenação do livro didático, sem reflexão.

  • B.

    uma forma eficiente de acompanhar o livro didático.

  • C.

    o cumprimento do material em sua totalidade.

  • D.

    o acerto na escolha do material em uso.

  • E.

    a reflexão sobre os conteúdos que serão vistos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...