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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.
Conforme a concepção dialógica de Paulo Freire, oposta ao pensamento tecnicista, os indivíduos não devem escravizar-se às técnicas; as técnicas, elaboradas pelos indivíduos, é que devem servir aos indivíduos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Organizar o cotidiano das crianças na Escola Infantil para BARBOSA e HORN, 2001, precisa levar em conta:
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia os seguintes itens sobre o desenvolvimento físico de crianças.
I. Na passagem dos 3 para os 4 anos de idade, o corpo da criança experimenta maior segurança no equilíbrio, desenvolve-se uma maior consciência de movimentos (vertical e horizontal) e possui aptidões para correr, saltar e brincar no velocípede.
II. Aos 4 anos, as crianças usam as mãos e os pés para subirem nos brinquedos dos parques, desenvolvem a capacidade para vestir-se sozinhas, fazer o asseio corporal (escovar os dentes, pentear-se), são curiosas e exercitam os rabiscos em todas as direções.
III. Aos 5 anos, as capacidades sensório-motoras potencializam- se e buscam objetivos concretos, pulam corda, sobem em árvores e até andam de bicicleta, começam a fazer uso do desenho para exprimir pensamentos e manipulam o lápis com segurança.
IV. Na passagem dos 5 para os 6 anos, inicia-se um processo de alteração da fisionomia, bem como a substituição da dentição de leite pela definitiva, a coordenação motora se acentua, ocorre um crescimento físico regular mas lento e sentem grande interesse por atividades físicas, como correr, pular e andar de bicicleta.
V. Entre os 3 e 4 anos de idade, ocorre intensa atividade sensorial e motora evidenciada pela imitação dos movimentos observados, essa fase é marcada pela espontaneidade e a capacidade do equilíbrio acentua-se.
Está correto o que se afirma em
I, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
Sobre a utilização de jogos no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, é correto afirmar que
I. em seu sentido integral, é o mais eficiente meio estimulador das inteligências. II. os jogos permitem que a criança realize tudo que desejar. Quando entretido em um jogo, o indivíduo é quem quer ser, ordena o que quer ordenar, decide sem restrições. III. os jogos impõem o controle dos impulsos, a aceitação das regras, que podem ser estabelecidas pelos que jogam, e não impostas. IV. os jogos são recursos utilizados no fim das aulas e nos dias em que o conteúdo foi aplicado rapidamente. É correto o que está contido emI, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
Recém-chegado à escola, o diretor José começou a participar das reuniões de Conselhos de Classe e observou que a pauta desses encontros era a discussão dos professores acerca dos problemas disciplinares dos alunos. Para a consolidação de uma gestão escolar que visa ao aprimoramento do trabalho escolar, o diretor definiu como objetivo estratégico refletir com a equipe sobre o papel do Conselho de Classe, que é
abordar, além dos problemas disciplinares, as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
aprovar no grupo de professores as decisões de cada um de acordo com a sua área de atuação.
avaliar o desenvolvimento dos processos de ensinoaprendizagem da escola.
consolidar para os pais os resultados alcançados pelos alunos, segundo o grupo de professores.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com as ideias e concepções teóricas de Libâneo, um ponto de convergência das teorias sociocríticas é
a busca de novos modelos e referências para avançar na investigação sobre os processos psicológicos e a cognição.
a relação pedagógica como mediação da formação social e política, o que acarreta uma crença de que a função primordial da escola é a transmissão cultural.
a ideia de escola mais informal, centrada na valorização de elementos experienciais, fortuitos, da convivência social.
a negação dos efeitos do currículo oculto e do contexto da ação educativa nos processos de ensino e aprendizagem, inclusive para submeter os conteúdos a uma análise ideológica e política.
Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.
O respeito à liberdade e a tolerância consistem em princípios que fundamentam a educação nacional, devendo a escola e os profissionais da educação respeitar e promover de forma positiva as diferenças individuais de cada um dos educandos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Ijuí-RS (UNIJUI) - 2012
Vygotsky afirma que as características ou elementos fundamentais da brincadeira são:
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação ao trabalho pedagógico com o movimento corporal para crianças de 0 a 3 anos, leia os itens a seguir.
I. Um dos objetivos pedagógicos do trabalho com movimento na Educação Infantil é fazer com que a criança familiarize-se com a imagem do próprio corpo.
II. As práticas educativas com o movimento devem explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais como meios de expressão das crianças em brincadeiras e situações de interação.
III. Os movimentos trabalhados na Educação Infantil devem desenvolver nas crianças atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
IV. As práticas educativas devem explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc. para uso de objetos diversos.
Estão corretos os itens
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Em relação aos conceitos e características de um ambiente alfabetizador, analise as assertivas abaixo.
I. O ambiente alfabetizador nasce quando se promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita, nas quais as crianças têm a oportunidade de participar. II. É a utilização da escrita no cotidiano das crianças, oferecendo a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita. Desta forma, elas podem, desde cedo, pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve. III. É uma sala com paredes cobertas de textos expostos e, às vezes, até com etiquetas nomeando móveis e objetos, como uma forma eficiente de expor as crianças à escrita. IV. É aquele em que o educador traz diversos textos utilizados nas práticas sociais para dentro da instituição, ampliando o acesso da criança ao mundo letrado, cumprindo um papel importante na busca da igualdade de oportunidades. É correto o que se afirma emI, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
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