Questões de Pedagogia

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Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.

Conforme a concepção dialógica de Paulo Freire, oposta ao pensamento tecnicista, os indivíduos não devem escravizar-se às técnicas; as técnicas, elaboradas pelos indivíduos, é que devem servir aos indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Organizar o cotidiano das crianças na Escola Infantil para BARBOSA e HORN, 2001, precisa levar em conta:

  • A. o direcionamento onde as crianças podem brincar e serem conduzidas no turno com rotinas determinas no dia, como estas brincadeiras se desenvolvem, o que mais gostam de fazer, em que espaço preferem ficar, o que lhes chamam mais atenção, em que momentos do dia estão mais tranquilos ou mais agitados.
  • B. que a organização espaço-temporal é determinado pelas crianças que vivem o universo da sala da aula, são eles que dão vida a ele.
  • C. o conhecimento a respeito do desenvolvimento e das necessidades das crianças, só assim conseguiremos fazer o registro apropriado do que as crianças precisam.
  • D. a padronização do cotidiano escolar em todas as turmas, gerando o enriquecimento das experiências vividas pelas crianças, pois todos os dias faziase a mesma coisa, todos os dias as crianças repetiam a mesma oração, cantavam as mesmas músicas e vivenciavam atividades muito parecidas
  • E. que o estabelecimento de uma sequência básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente, de suas necessidades e do plano de atividades pensadas para cada idade.

Leia os seguintes itens sobre o desenvolvimento físico de crianças.

I. Na passagem dos 3 para os 4 anos de idade, o corpo da criança experimenta maior segurança no equilíbrio, desenvolve-se uma maior consciência de movimentos (vertical e horizontal) e possui aptidões para correr, saltar e brincar no velocípede.

II. Aos 4 anos, as crianças usam as mãos e os pés para subirem nos brinquedos dos parques, desenvolvem a capacidade para vestir-se sozinhas, fazer o asseio corporal (escovar os dentes, pentear-se), são curiosas e exercitam os rabiscos em todas as direções.

III. Aos 5 anos, as capacidades sensório-motoras potencializam- se e buscam objetivos concretos, pulam corda, sobem em árvores e até andam de bicicleta, começam a fazer uso do desenho para exprimir pensamentos e manipulam o lápis com segurança.

IV. Na passagem dos 5 para os 6 anos, inicia-se um processo de alteração da fisionomia, bem como a substituição da dentição de leite pela definitiva, a coordenação motora se acentua, ocorre um crescimento físico regular mas lento e sentem grande interesse por atividades físicas, como correr, pular e andar de bicicleta.

V. Entre os 3 e 4 anos de idade, ocorre intensa atividade sensorial e motora evidenciada pela imitação dos movimentos observados, essa fase é marcada pela espontaneidade e a capacidade do equilíbrio acentua-se.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, IV e V, apenas.

  • B.

    II, III e V, apenas.

  • C.

    III, IV e V, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Sobre a utilização de jogos no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, é correto afirmar que

I. em seu sentido integral, é o mais eficiente meio estimulador das inteligências.

II. os jogos permitem que a criança realize tudo que desejar. Quando entretido em um jogo, o indivíduo é quem quer ser, ordena o que quer ordenar, decide sem restrições.

III. os jogos impõem o controle dos impulsos, a aceitação das regras, que podem ser estabelecidas pelos que jogam, e não impostas.

IV. os jogos são recursos utilizados no fim das aulas e nos dias em que o conteúdo foi aplicado rapidamente.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I, II e IV, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

Recém-chegado à escola, o diretor José começou a participar das reuniões de Conselhos de Classe e observou que a pauta desses encontros era a discussão dos professores acerca dos problemas disciplinares dos alunos. Para a consolidação de uma gestão escolar que visa ao aprimoramento do trabalho escolar, o diretor definiu como objetivo estratégico refletir com a equipe sobre o papel do Conselho de Classe, que é

  • A.

    abordar, além dos problemas disciplinares, as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

  • B.

    aprovar no grupo de professores as decisões de cada um de acordo com a sua área de atuação.

  • C.

    avaliar o desenvolvimento dos processos de ensinoaprendizagem da escola.

  • D.

    consolidar para os pais os resultados alcançados pelos alunos, segundo o grupo de professores.

De acordo com as ideias e concepções teóricas de Libâneo, um ponto de convergência das teorias sociocríticas é

  • A.

    a busca de novos modelos e referências para avançar na investigação sobre os processos psicológicos e a cognição.

  • B.

    a relação pedagógica como mediação da formação social e política, o que acarreta uma crença de que a função primordial da escola é a transmissão cultural.

  • C.

    a ideia de escola mais informal, centrada na valorização de elementos experienciais, fortuitos, da convivência social.

  • D.

    a negação dos efeitos do currículo oculto e do contexto da ação educativa nos processos de ensino e aprendizagem, inclusive para submeter os conteúdos a uma análise ideológica e política.

  • E. a concepção de educação como compreensão da realidade para transformá-la, com o objetivo de construir novas relações para superação de desigualdades sociais e econômicas.

Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.

O respeito à liberdade e a tolerância consistem em princípios que fundamentam a educação nacional, devendo a escola e os profissionais da educação respeitar e promover de forma positiva as diferenças individuais de cada um dos educandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Vygotsky afirma que as características ou elementos fundamentais da brincadeira são:

  • A. imitação, o jogo e a representação simbólica.
  • B. situação imaginária, imitação e as regras.
  • C. ludicidade, coletivo, jogo.
  • D. representação simbólica, regras, imitação.
  • E. jogo, imaginário, faz de conta.

Em relação ao trabalho pedagógico com o movimento corporal para crianças de 0 a 3 anos, leia os itens a seguir.

I. Um dos objetivos pedagógicos do trabalho com movimento na Educação Infantil é fazer com que a criança familiarize-se com a imagem do próprio corpo.

II. As práticas educativas com o movimento devem explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais como meios de expressão das crianças em brincadeiras e situações de interação.

III. Os movimentos trabalhados na Educação Infantil devem desenvolver nas crianças atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.

IV. As práticas educativas devem explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc. para uso de objetos diversos.

Estão corretos os itens

  • A.

    II e IV, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Em relação aos conceitos e características de um ambiente alfabetizador, analise as assertivas abaixo.

I. O ambiente alfabetizador nasce quando se promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita, nas quais as crianças têm a oportunidade de participar.

II. É a utilização da escrita no cotidiano das crianças, oferecendo a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita. Desta forma, elas podem, desde cedo, pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve.

III. É uma sala com paredes cobertas de textos expostos e, às vezes, até com etiquetas nomeando móveis e objetos, como uma forma eficiente de expor as crianças à escrita.

IV. É aquele em que o educador traz diversos textos utilizados nas práticas sociais para dentro da instituição, ampliando o acesso da criança ao mundo letrado, cumprindo um papel importante na busca da igualdade de oportunidades.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, III e IV, apenas.

  • B.

    I, II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

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