Questões de Pedagogia

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O conceito de “zona de desenvolvimento proximal”, elaborado por Lev Vygotsky, refere-se à distância entre

  • A.

    os saberes que o aprendiz possui, tanto “corretos” quanto “equivocados”, evidenciando a proximidade entre o saber consolidado e o saber erroneamente adquirido e que necessita de correção.

  • B.

    o que um aluno já aprendeu em seu desenvolvimento comparativamente a um colega mais ou menos “competente”, evidenciando ao educador a proximidade entre os saberes dos diversos alunos.

  • C.

    o que o aprendiz não sabe e aquilo que se pretende ensinar (meta de aprendizagem) pela mediação de outros mais “competentes” em relação a tal conhecimento, sejam eles adultos ou colegas.

  • D.

    o que já se encontra consolidado no desenvolvimento da criança e os desempenhos possíveis ou as capacidades que ela costuma apresentar quando interage com pessoas mais experientes.

  • A.

    I – b; II – c; III – a; IV – d.

  • B.

    I – d; II – a; III – b; IV – c.

  • C.

    I – c; II – d; III – a; IV – b.

  • D.

    I – a; II – b; III – c; IV – d.

  • E.

    I – c; II – a; III – d; IV – b.

Por meio da minuciosa observação de seus filhos e, principalmente, de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, na qual propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano. Segundo Piaget, cada fase ou período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas fases na mesma sequência, porém, o início e o término de cada uma delas podem sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. “Um dos períodos do desenvolvimento humano classificado por Piaget é caracterizado pela superação do egocentrismo intelectual e social do período anterior e pelo início da construção lógica, isto é, a capacidade de a criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes”.Oconceito diz respeito ao período:

  • A.

    sensório-motor.

  • B.

    pré-operatório

  • C.

    das operações concretas.

  • D.

    das operações formais.

  • E.

    da juventude.

Na creche, a organização dos grupos de crianças pode ocorrer pelos seguintes grupos ou critérios:

  • A.

    aleatório; desenvolvimento e afinidade.

  • B.

    aleatório; maturação e faixa etária.

  • C.

    desenvolvimento; afinidade e maturação.

  • D.

    faixa etária; desenvolvimento e afinidade.

  • E.

    faixa etária; desenvolvimento e agilidade.

A palavra CÁTEDRA, termo muito utilizado no meio educacional se caracteriza por todos os significados abaixo, EXCETO:

  • A.

    cadeira pontifícia;

  • B.

    cadeira de quem ensina;

  • C.

    cargo de professor catedrático do ensino superior, obtido por concurso;

  • D.

    ementa de uma cadeira lecionada em uma Universidade;

  • E.

    disciplina ensinada por professor dessa categoria.

De acordo com a resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil:

I - É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.

II - É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

III - As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na Educação Infantil.

IV - A frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental desde que a criança esteja em defasagem idade/série.

V - As vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças.

Assinale:

  • A.

    Se apenas I, II e III estiverem corretas.

  • B.

    Se apenas I, II, III e V estiverem corretas.

  • C.

    Se apenas II, III, IV e V estiverem corretas.

  • D.

    Se todas estiverem corretas.

Um diretor educacional de uma escola de Ensino Fundamental é reconhecido entre os seus pares pelo cumprimento de suas tarefas burocráticas legais. Entretanto, mantém uma postura de distanciamento das atividades curriculares, reuniões pedagógicas e de pais. Alega que essas atividades são de competência da coordenação pedagógica e do corpo docente da escola. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O diretor educacional tem uma atitude coerente ao delegar tarefas e não interferir no trabalho do coordenador pedagógico. Afinal, a área pedagógica não é de incumbência da direção da escola.

  • B.

    A atitude do diretor é parcialmente coerente, visto que, embora articule as ações da equipe educacional, as ações pedagógicas que garantem a efetivação do processo de ensino-aprendizagem são divididas conforme hierarquia e o diretor deve apenas estar ciente, não se envolvendo diretamente com tais assuntos.

  • C.

    Articular as ações da equipe educacional implica acompanhar todas as ações pedagógicas que garantem a efetivação do processo de ensino e de aprendizagem e a construção do conhecimento, atribuições do cargo de diretor educacional, previstas no Projeto Pedagógico da Escola.

  • D.

    Uma gestão democrática requer uma postura de laissez-faire por parte do diretor educacional, ou seja, deixar os profissionais livres para fazerem o que acharem pertinente dentro do âmbito escolar.

O desenvolvimento psicomotor é

  • A.

    uma importante dimensão da alfabetização, que deve ser observada pelo professor quando os alunos desenham ou escrevem, mas não representa um pré-requisito para a alfabetização propriamente dita.

  • B.

    um pré-requisito fundamental para a aquisição da linguagem escrita e deve ser conquistado previamente à alfabetização propriamente dita, através de exercícios específicos de coordenação motora fina.

  • C.

    um aspecto que fazia parte de concepções tradicionais que foram abandonadas ao longo do tempo e não interfere no processo de aquisição da linguagem escrita, pois adia de forma equivocada o contato com a escrita.

  • D.

    um conteúdo e meta da área curricular de corpo/movimento/educação física que deve ser acompanhado pelo professor especialista sem ocupar o tempo dedicado à aprendizagem da linguagem escrita.

A história do pensamento e da prática didática registra diversos exemplos de tentativas dos educadores para responder à necessidade de integrar o conhecimento e a cultura. Segundo Sacristán, dentre as respostas, encontra(m)-se:

I. o plano geral do currículo, globalizando, ou aproximando conteúdos em grandes áreas de saber e de experiência;

II. o plano de unidades de aprendizagem globalizadas em torno de grandes temas ou problemas;

III. a formação e seleção de professores segundo áreas restritas do conhecimento e da cultura;

IV. a organização do professorado nos empregos, favorecendo a intervenção conjunta com seus alunos.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

As escolas inclusivas são escolas para todos, implicando um sistema educacional que reconheça e atenda as diferenças individuais, respeitando as necessidades de qualquer aluno. A melhoria da qualidade das ofertas de atendimento educacional é uma necessidade que se impõe, para garantir o direito público e subjetivo de cidadania. A esse respeito, pode-se afirmar que:

  • A.

    seriam ajudados exclusivamente os alunos com dificuldades de comunicação e sinalização.

  • B.

    seriam beneficiados apenas os alunos com dificuldades de aprendizagem vinculadas a uma causa orgânica.

  • C.

    não apenas os alunos portadores de deficiência seriam ajudados, mas todos os alunos que, por inúmeras causas temporárias ou permanentes, apresentam dificuldades de aprendizagem.

  • D.

    seriam ajudados apenas os alunos que apresentam laudo médico.

  • E.

    seriam beneficiados exclusivamente os alunos com altas habilidades e/ou superdotação.

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