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Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Didática da Escola Nova ou Didática ativa é entendida como direção da aprendizagem. A Didática ativa dá grande importância aos métodos e às técnicas, como o trabalho em grupo, atividades cooperativas, o estudo individual, as pesquisas, os projetos, as experimentações etc., bem como aos métodos de reflexão e método científico de descobrir conhecimentos.
Na Didática ativa, o centro da atividade escolar:
não é o aluno, nem o professor, é a técnica.
não é o aluno, nem o professor, é a matéria.
não é o aluno, nem a matéria, é o professor que detém o conhecimento.
não é o professor, nem a matéria, é o aluno ativo e investigador.
não é o professor, nem a matéria, é o planejamento.
Ao pesquisar sobre o analfabetismo, o diretor chegou aos seguintes dados: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da pesquisa do Programa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2009, a taxa estimada de analfabetismo funcional, entre pessoas de 15 anos ou mais, era de 20,3%. Considera-se um analfabeto funcional
a pessoa que tem capacidade mínima de decodificar as letras e desenvolve uma mínima habilidade de interpretação de textos, porém, não consegue realizar operações matemáticas.
a pessoa com menos de quatro anos de estudo e que, mesmo sabendo ler e escrever frases simples, não possui as habilidades necessárias para satisfazer as demandas do seu dia-a-dia e se desenvolver pessoal e profissionalmente.
a pessoa que não consegue ler ou escrever palavras simples e curtas.
a pessoa que tem capacidade mínima de decodificar letras e resolver operações matemáticas, mas não possui domínio de escrita, conseguindo ler e interpretar razoavelmente.
A professora Dora defende que todo cidadão, independentemente de sua posição social ou grau de escolaridade, está inserido em uma cultura letrada, pois realiza práticas que dependem da escrita, como: pegar ônibus, assinar cheque e outras. Partindo dessa perspectiva, a professora pretende favorecer possibilidades de integração e participação ativa dos alunos na cultura escrita. Para isso, propõe:
I. experiência com diversos instrumentos para o registro escrito, como: lápis, canetas, cadernos e computadores.
II. compreensão linear e global da língua escrita e a produção de inferências.
III. contato com diferentes suportes de escrita, como: cartazes, livros, murais, folhetos, outdoors.
IV. diferentes formas de aquisição e acesso aos textos, como: compra, empréstimo e troca de livros.
V. conhecer os espaços de distribuição, manutenção e venda de material escrito, como: biblioteca, livraria, banca.
São ações que validam a participação e a integração das crianças na cultura escrita as apresentadas APENAS em
I, II e IV.
I, II e III.
II, III e V.
I, III e IV.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Gomes, ao discutir a violência na escola, apresenta a pesquisa realizada no Brasil por Abramovay e Rua. Esses autores destacaram, após estudo da literatura internacional, a classificação da violência escolar em três níveis, denominados:
violência física, violência marginal e incivilidades.
violência marginal, violência manipuladora e violência emocional.
violência física, incivilidades e violência simbólica.
incivilidades, violência manipuladora e violência emocional.
violência simbólica, violência marginal e violência emocional.
As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:
Pedagogia Liberal (tradicional, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatória (libertadora, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Pedagogia Liberal (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e Pedagogia Progressista (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).
Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Pedagogia Autoritária (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora,libertária e crítico-social dos conteúdos).
A cultura indígena sempre esteve presente na história do Brasil desde os primórdios, influenciando constantemente nas tradições do país. Considerando a importância que a escola tem em estar constantemente em contato com as tradições do país, eis a necessidade de inserir no currículo escolar os elementos da cultura indígena. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta uma diretriz que poderia subsidiar as atividades de uma escola sobre a História e Cultura Indígena.
Respeitar os costumes, línguas, crenças e tradições indígenas.
Respeitar o direito originário sobre as terras ocupadas pelos índios.
Perpetuar a imagem do bom selvagem, atribuída a essas populações desde os tempos do Brasil Colonial.
Promover cursos de formação de professores e pesquisar bibliografia sobre o tema indígena.
Partindo do pressuposto de que as crianças podem produzir textos antes de saber ler e escrever convencionalmente, o professor deve
ditar para as crianças, pausadamente, cada frase do texto. Em seguida, solicitar que façam uma cópia com letra legível do texto completo, garantindo a direcionalidade da escrita. Para finalizar, decidir com o grupo para quê e para quem se vai escrever e em que situação o texto será lido.
definir a proposta do texto junto ao grupo, considerando para quê e para quem se vai escrever e em que situação o texto será lido. A partir dessa estrutura, o professor solicita que cada aluno escreva o seu texto individualmente e realiza intervenções retomando o planejamento para validar a sua importância.
planejar a proposta do texto junto ao grupo, considerando para quê e para quem se vai escrever e em que situação o texto será lido. A partir dessa estrutura, parte-se para a escrita coletiva do texto, tendo o professor como escriba, realizando intervenções para validar o uso do planejamento.
levar a proposta do texto, enfatizando para quê e para quem se vai escrever e em que situação o texto será lido. A partir desse planejamento feito pelo professor, parte-se para a escrita coletiva, tendo o professor como escriba realizando intervenções para validar o planejamento feito.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Coll (In: ZABALA) notou que o primeiro passo e, às vezes, o primeiro problema para conseguir que os alunos realizem uma aprendizagem significativa consiste em
equilibrar os esquemas iniciais dos alunos em relação ao novo conteúdo de aprendizagem.
confrontar os novos conteúdos de aprendizagem às novas tarefas de assimilação do objeto.
romper o equilíbrio inicial de seus esquemas em relação ao novo conteúdo de aprendizagem.
estabelecer um adequado equilíbrio entre a tarefa de aprendizagem e os esquemas dos alunos.
utilizar incentivos motivacionais que favoreçam um equilíbrio ótimo para a apresentação da nova aprendizagem.
Numere as modalidades de planejamento da segunda coluna de acordo com as premissas da primeira:
I. Sua inovação está ao tomar de empréstimo no postulado desenvolvido por Paulo Freire o caráter interdisciplinar, multidisciplinar e multidimensional, enfatizando a Escola Cidadã como locus central do processo educativo, espaço este no qual ocorre a cidadania ativo-crítica e se iniciam as transformações educacionais.
II. Nasce como sugestão alternativa e crítica ao planejamento tecnocrático (prático, instrumental e normativo) elaborado nas diferentes esferas educativas. Sugere como procedimentos o estabelecimento de três marcos: marco referencial (situacional, doutrinal e operativo), diagnóstico e programação (objetivos, políticas e estratégias, responsáveis e demais instruções de execução).
III. Na gestão educacional começa a ser aplicado, no final dos anos setenta, principalmente nas instituições de ensino superior americanas, como tentativa de encontrar respostas para os desafios da modernidade, embasada na literatura sobre gestão empresarial.
( ) Planejamento Participativo
( ) Planejamento Estratégico
( ) Planejamento Dialógico
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
II III I
III II I
I II III
III I II
II I III
A inclusão de alunos(as) cegos(as) no ensino regular:
É no Brasil, uma prática antiga que acontece desde a educação infantil.
Depende, exclusivamente, do trabalho conjunto de profissionais especializados e da equipe escolar.
É um processo gradual e dinâmico, que assume diferentes formas segundo as necessidades e as características de cada aluno e o contexto da escola, e que a participação da família é imprescindível.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
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