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Os Projetos Temáticos são uma boa forma de garantir a interdisciplinaridade no trabalho com os alunos porque supõem uma forma diferenciada de produção, apropriação e socialização de conhecimentos
na qual os limites entre as áreas curriculares se tornam claros e relevantes.
na qual os limites entre as áreas curriculares se tornam menos relevantes.
que fica mais a cargo do professor.
que fica mais a cargo dos alunos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Lave e Wenger, analisando grupos virtuais (In: DIEU apud SPYER), denominaram de Comunidades de Prática (CoP)
a equipe ou grupo de trabalho cujo objetivo é realizar tarefas ligadas a algum tipo de processo ou função.
uma força-tarefa da qual os componentes se desassociam uma vez completada a missão.
uma rede ou clube de amigos, que se reúnem ou interagem aleatoriamente sem fins específicos.
pessoas que se agregam e interagem regularmente para compartilhar, aprender, resolver problemas e melhorar sua prática corrente.
organizações que existem desde os primórdios do mundo para a aprendizagem de um determinado trabalho.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Muitas pessoas entendem a Educação Especial como uma modalidade que substitui a escolarização, voltada exclusivamente para crianças com necessidades especiais. Atualmente, esta é uma das áreas da educação que mais tem se desenvolvido nos estudos científicos para melhor atender às pessoas, cujas necessidades específicas demandam recursos, equipamentos e níveis de especialização definidos de acordo com a condição:
física, psicológica e cognitiva.
mental, psicológica e sensorial.
física, sensorial ou mental.
mental, motora e sensorial.
psicológica, cognitiva e sensorial.
O interesse pelo estudo da língua de sinais foi iniciado pelo pesquisador americano William Stokoe. A partir de então a língua de sinais começa a ser reconhecida como língua propriamente dita. Isto ocorreu no início dos anos:
1960.
1970.
1977
1980.
O valor dos recursos financeiros repassado às unidades educacionais será definido através de critérios que levam em consideração, exceto
a modalidade da unidade educacional.
os índices de analfabetismo do Ministério da Educação (MEC).
os estudos socioeconômicos da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
o número de períodos de funcionamento das unidades educacionais.
O desenvolvimento da linguagem oral constitui um importante aspecto a ser trabalhado durante o ciclo inicial de alfabetização. Algumas das capacidades a serem atingidas pelo aluno, são:
I. planejar a fala em situações formais de comunicação.
II. usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada.
III. realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão.
IV. utilizar amplo vocabulário, pronunciando corretamente as palavras, inclusive aquelas consideradas complexas.
Está correto o que consta APENAS em
I, II e III.
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II e IV.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As novas tecnologias de comunicação e informação vêm criando um novo mundo, um novo modo de produção, organização do trabalho e formas de se relacionar profissionalmente. Handl (In: SPYER) destaca que um desses novos formatos de relação ocorre entre profissionais liberais e empreendedores que trabalham em projetos independentes, mas compartilham valores e convivem em espaços virtuais capazes de criar possibilidades de sinergia, troca de ideias e conhecimento. Esse tipo de relação denomina-se
beta.
gift economy.
whuffie.
co-workers.
co-working.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
É preciso aprender a olhar e a escutar sem medo de deixar de ser, sem medo de deixar o outro ser Maturana (1998). Nesta perspectiva, a tecnologia entra na escola como uma prática solidária, ação que possibilita e potencializa o diálogo entre todos, gerandoumespaço / tempoemque o heterogêneo se expresse e permita a convivência entre os diferentes. Segundo Leite e Filé (2002), os conhecimentos elaborados nas redes de saberes do cotidiano deverão ser legitimados na busca pela emancipação e cada sujeito que nele atua precisa ser respeitado emsua:
capacidade, singularidade e habilidade.
multiplicidade, complexidade e potencialidade.
singularidade , intencionalidade e funcionalidade.
funcionalidade, complexidade e potencialidade.
multiplicidade , potencialidade e intencionalidade.
Nas escolas da Idade Média prevaleceu um modelo de cultura e, consequentemente, um modelo didático baseado:
no conservadorismo;
no construtivismo;
no criticismo do conteúdo;
no tecnicismo;
no modelo libertário.
João, de 8 anos, está internado em um hospital infantil para realizar um tratamento de saúde que o afastará da escola por um período de seis meses. Desde o início de sua internação, ele frequenta a classe hospitalar, que funciona em uma das dependências do hospital, e realiza as atividades propostas pelos professores que atuam nesse espaço especializado de ensino. As avaliações sobre o desenvolvimento da aprendizagem de João são encaminhadas, regularmente, à direção da escola em que ele está matriculado. Em relação a este caso, assinale a alternativa correta.
As brinquedotecas que funcionam nos hospitais infantis proporcionam atividades lúdicas, sem fins educacionais, e visam apenas ao entretenimento infantil.
As atividades e avaliações escolares realizadas pelo aluno, durante a sua internação hospitalar, não tem validade para o ensino regular e devem ser desconsideradas por seus professores da escola em que ele está matriculado.
As escolas, embora possuam alguns casos de alunos afastados em razão de tratamentos de saúde de longa duração, têm o direito de divergir quanto à legitimidade das atividades executadas fora do âmbito escolar, pois estas são consideradas não didáticas.
Trata-se de um caso de uma criança que, mesmo estando impossibilitada de frequentar a escola, tem o seu direito à educação garantido, em um espaço hospitalar, através de um atendimento educacional especializado.
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