Questões de Pedagogia

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Os Projetos Temáticos são uma boa forma de garantir a interdisciplinaridade no trabalho com os alunos porque supõem uma forma diferenciada de produção, apropriação e socialização de conhecimentos

  • A.

    na qual os limites entre as áreas curriculares se tornam claros e relevantes.

  • B.

    na qual os limites entre as áreas curriculares se tornam menos relevantes.

  • C.

    que fica mais a cargo do professor.

  • D.

    que fica mais a cargo dos alunos.

Lave e Wenger, analisando grupos virtuais (In: DIEU apud SPYER), denominaram de Comunidades de Prática (CoP)

  • A.

    a equipe ou grupo de trabalho cujo objetivo é realizar tarefas ligadas a algum tipo de processo ou função.

  • B.

    uma força-tarefa da qual os componentes se desassociam uma vez completada a missão.

  • C.

    uma rede ou clube de amigos, que se reúnem ou interagem aleatoriamente sem fins específicos.

  • D.

    pessoas que se agregam e interagem regularmente para compartilhar, aprender, resolver problemas e melhorar sua prática corrente.

  • E.

    organizações que existem desde os primórdios do mundo para a aprendizagem de um determinado trabalho.

Muitas pessoas entendem a Educação Especial como uma modalidade que substitui a escolarização, voltada exclusivamente para crianças com necessidades especiais. Atualmente, esta é uma das áreas da educação que mais tem se desenvolvido nos estudos científicos para melhor atender às pessoas, cujas necessidades específicas demandam recursos, equipamentos e níveis de especialização definidos de acordo com a condição:

  • A.

    física, psicológica e cognitiva.

  • B.

    mental, psicológica e sensorial.

  • C.

    física, sensorial ou mental.

  • D.

    mental, motora e sensorial.

  • E.

    psicológica, cognitiva e sensorial.

O interesse pelo estudo da língua de sinais foi iniciado pelo pesquisador americano William Stokoe. A partir de então a língua de sinais começa a ser reconhecida como língua propriamente dita. Isto ocorreu no início dos anos:

  • A.

    1960.

  • B.

    1970.

  • C.

    1977

  • D.

    1980.

O valor dos recursos financeiros repassado às unidades educacionais será definido através de critérios que levam em consideração, exceto

  • A.

    a modalidade da unidade educacional.

  • B.

    os índices de analfabetismo do Ministério da Educação (MEC).

  • C.

    os estudos socioeconômicos da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

  • D.

    o número de períodos de funcionamento das unidades educacionais.

O desenvolvimento da linguagem oral constitui um importante aspecto a ser trabalhado durante o ciclo inicial de alfabetização. Algumas das capacidades a serem atingidas pelo aluno, são:

I. planejar a fala em situações formais de comunicação.

II. usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada.

III. realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão.

IV. utilizar amplo vocabulário, pronunciando corretamente as palavras, inclusive aquelas consideradas “complexas”.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

As novas tecnologias de comunicação e informação vêm criando um novo mundo, um novo modo de produção, organização do trabalho e formas de se relacionar profissionalmente. Handl (In: SPYER) destaca que um desses novos formatos de relação ocorre entre profissionais liberais e empreendedores que trabalham em projetos independentes, mas compartilham valores e convivem em espaços virtuais capazes de criar possibilidades de sinergia, troca de ideias e conhecimento. Esse tipo de relação denomina-se

  • A.

    beta.

  • B.

    gift economy.

  • C.

    whuffie.

  • D.

    co-workers.

  • E.

    co-working.

“É preciso aprender a olhar e a escutar sem medo de deixar de ser, sem medo de deixar o outro ser” Maturana (1998). Nesta perspectiva, a tecnologia entra na escola como uma prática solidária, ação que possibilita e potencializa o diálogo entre todos, gerandoumespaço / tempoemque o heterogêneo se expresse e permita a convivência entre os diferentes. Segundo Leite e Filé (2002), “os conhecimentos elaborados nas redes de saberes do cotidiano deverão ser legitimados na busca pela emancipação e cada sujeito que nele atua precisa ser respeitado emsua:

  • A.

    capacidade, singularidade e habilidade.”

  • B.

    multiplicidade, complexidade e potencialidade.”

  • C.

    singularidade , intencionalidade e funcionalidade.”

  • D.

    funcionalidade, complexidade e potencialidade.”

  • E.

    multiplicidade , potencialidade e intencionalidade.”

Nas escolas da Idade Média prevaleceu um modelo de cultura e, consequentemente, um modelo didático baseado:

  • A.

    no conservadorismo;

  • B.

    no construtivismo;

  • C.

    no criticismo do conteúdo;

  • D.

    no tecnicismo;

  • E.

    no modelo libertário.

João, de 8 anos, está internado em um hospital infantil para realizar um tratamento de saúde que o afastará da escola por um período de seis meses. Desde o início de sua internação, ele frequenta a classe hospitalar, que funciona em uma das dependências do hospital, e realiza as atividades propostas pelos professores que atuam nesse espaço especializado de ensino. As avaliações sobre o desenvolvimento da aprendizagem de João são encaminhadas, regularmente, à direção da escola em que ele está matriculado. Em relação a este caso, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As brinquedotecas que funcionam nos hospitais infantis proporcionam atividades lúdicas, sem fins educacionais, e visam apenas ao entretenimento infantil.

  • B.

    As atividades e avaliações escolares realizadas pelo aluno, durante a sua internação hospitalar, não tem validade para o ensino regular e devem ser desconsideradas por seus professores da escola em que ele está matriculado.

  • C.

    As escolas, embora possuam alguns casos de alunos afastados em razão de tratamentos de saúde de longa duração, têm o direito de divergir quanto à legitimidade das atividades executadas fora do âmbito escolar, pois estas são consideradas não didáticas.

  • D.

    Trata-se de um caso de uma criança que, mesmo estando impossibilitada de frequentar a escola, tem o seu direito à educação garantido, em um espaço hospitalar, através de um atendimento educacional especializado.

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