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Discutia-se a grade curricular em reunião escolar. Surgiu o assunto da inserção da cultura afro-brasileira em todo currículo. O diretor pediu, então, que os professores citassem exemplos de atividades escolares que valorizam a cultura afro-brasileira. Três deles foram pertinentes em suas colocações e um deles apresentou um exemplo equivocado. Assinale a alternativa que o apresenta.
Apresentar as biografias de Pixinguinha, Machado de Assis e Clementina de Jesus e ressaltar as suas contribuições para a cultura brasileira.
Contar histórias sobre a Princesa Zacimba Gaba, Chico Rei e Zumbi dos Palmares para os alunos.
Pesquisar sobre o Candomblé, religião de origem africana.
Enaltecer a importância da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, nas aulas de História do Brasil.
A compreensão e valorização das funções sociais da escrita deve ter inicio
somente a partir do Ensino Fundamental II, quando os alunos já possuem um mínimo de conhecimento sobre a escrita.
na chegada da criança à escola e continuar até o final de sua formação, o que facilita a aprendizagem da leitura e escrita.
somente a partir do Ensino Médio, quando os alunos já possuem condições para compreensão deste tipo de relação com a escrita.
na família das crianças, uma vez que é função dos pais introduzir a criança ao mundo letrado e incentivar o uso da escrita.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Zabala, ao construir os contornos para a definição do conceito enfoque globalizador do ensino, define-o, dentre outros, como a maneira de
se aproximar os objetos de estudo das disciplinas, das áreas de conhecimento, de forma a potencializar o tratamento da informação, dos dados e da metodologia científica.
ensinar, exclusivamente, por meio das metodologias globalizadas, pois permitem estabelecer o maior número de relações e levantamento de hipóteses e questões.
se propor o ensino vinculado ao conhecimento da realidade e à aplicabilidade imediata das aprendizagens que se realizam, distanciando-se do diálogo entre teoria e prática.
organizar os conteúdos a partir de uma concepção de ensino na qual o objeto fundamental de estudo para os alunos seja o conhecimento e a intervenção na realidade.
aceitar que a finalidade da escola é prioritariamente promover nos alunos uma cultura em que prevalece a capacidade de superar provas, em que se valoriza a disciplina pela disciplina.
A língua de sinais utilizada pelo indivíduo surdo é uma construção social das comunidades surdas. Por esta razão:
A língua de sinais é um sistema linguístico universal.
Existem três línguas de sinais diferentes.
São múltiplas, tendo cada país a sua língua de sinais.
As línguas de sinais representam um código comum, permitindo que os surdos de todos os países interajam sem dificuldades.
Um diretor deve conhecer o currículo escolar e estar atento conforme as atualizações de acordo com o Ministério da Educação. Sabendo-se que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, é correto afirmar que este será ministrado, em especial, nas áreas de educação artística e de
literatura e história brasileiras.
literatura e geografia geral.
história e sociologia.
geografia e história brasileiras.
Um critério central na seleção de textos a serem usados com os alunos no ciclo inicial de alfabetização é a escolha de
textos simples, de fácil estrutura e entendimento, utilizados com frequência pelos alunos no contexto de sala de aula.
textos complexos, ainda não conhecidos pelas crianças, porém que possam ser utilizados em contextos sociais diversos.
textos que envolvam palavras, vocabulário e sintaxe com os quais eles estejam familiarizados, ao lado de textos que apresentem novos desafios linguísticos.
poucos textos, permitindo maior contato com palavras, frases e sílabas antes de propiciar contatos com os textos propriamente ditos.
I c; II a; III b.
I b; II c; III a.
I a; II b; III c.
I b; II a; III c.
I c; II b; III a.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Uma escola com proposta reflexiva prioriza os espaços formativos, compreendendo-os como oportunidades para o aperfeiçoamento do e no trabalho. Para Alarcão (2000) a escola reflexiva é uma organização que continuadamente reflete sobre si própria, sua missão social, sua estrutura, e se confronta com o desenrolar da sua atividade, num processo simultaneamente:
avaliativo e informativo.
avaliativo e informativo.
organizativo e informativo.
político e pedagógico.
pedagógico e avaliativo.
Para atender as necessidades educacionais de seus alunos surdos, a escola inclusiva brasileira precisa:
Ter uma equipe de professores com ampla experiência pedagógica.
Fazer uso da Libras como instrumento mediador do processo de ensino-aprendizagem.
Dispor de recursos e materiais pedagógicos variados.
Fazer adaptações curriculares e garantir a presença do intérprete de Libras na sala de aula.
O movimento que ficou conhecido como Escola Nova, ocorrido na primeira metade do século XX, defendia princípios educacionais que continuam presentes no sistema educacional brasileiro até os dias atuais. Os idealizadores desse movimento, dentre eles o educador Anísio Teixeira, defendiam a garantia de um ensino cujos princípios consideravam os seguintes aspectos, exceto
o público.
o religioso.
o laico.
o universal.
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