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Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sacristán, ao discutir as diversas concepções de currículo, apresenta quatro pontos importantes a serem considerados em qualquer conceitualização. Dentre eles, o currículo
deve oferecer justificativas para a equipe escolar definir qual aspecto da cultura explícita, presente nas escolas, irá enfocar para selecionar e organizar os conteúdos.
como projeto cultural elaborado condiciona a profissionalização do docente e é preciso vê-lo como uma pauta com diferente grau de flexibilidade para que os(as) professores(as) intervenham nele.
é um projeto que só pode ser entendido como um processo historicamente condicionado, pertencente a uma sociedade, selecionado de acordo com as forças dominantes nela, para reproduzi-la.
é um campo no qual interagem as diversas concepções teóricas sobre ensino e aprendizagem, sobre a função da escola e as diversas áreas do conhecimento.
é responsável por organizar, gestionar, moldar a prática docente, a função da escola, por meio da definição dos objetivos de ensino.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
jogos corporeidade disputas coletividade
conteúdos elaboração conceitos ação
projetos argumentação opiniões democracia
planejamentos relação projetos individualidade
métodos sistematização procedimentos resposta
Sobre o Ensino Religioso, analise os itens abaixo.
I- Os conteúdos do Ensino Religioso devem ser definidos pela escola, em seu Projeto Político Pedagógico, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais.
II- Os conteúdos do Ensino Religioso devem ser trabalhados e articulados com outras áreas de conhecimento.
III- Os alunos que não optarem pelas aulas de Ensino Religioso, devem participar de outra atividade pedagógica.
Marque a alternativa verdadeira:
Todos os itens estão corretos.
Todos os itens estão incorretos.
Somente o item III está correto.
Somente os itens II e III estão corretos.
De 1986 aos dias atuais, nossa Educação se transformou: a universalização do ensino foi praticamente garantida, os investimentos aumentaram e a formação docente evoluiu. No entanto, há muito a fazer para garantir um bom ensino. Agora, é a vez de alcançar a qualidade. Analise as alternativas abaixo:
I - No ambiente educativo, o respeito, a alegria, a amizade e a solidariedade, a disciplina, o combate à discriminação e o exercício dos direitos e deveres são práticas que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos;
II - A escola possui uma proposta pedagógica escrita, os professores participaram ativamente da elaboração, todos os que trabalham na escola, pais e alunos conhecem a proposta que é atualizada periodicamente;
III - Os professores planejam regularmente suas aulas. Trocam idéias entre si para planejar. Procuram saber o que os alunos aprenderam no ano anterior para preparar o planejamento do ano letivo. Ouvem e consideram opiniões e sugestões dos alunos para planejar suas aulas. O cumprimento do planejamento dos professores é acompanhado pela direção da escola;
IV - As aulas são organizadas de maneira que todos os alunos possam fazer perguntas, conversar sobre os assuntos apresentados, defender suas idéias e mudar de opinião;
V - No dia-a-dia da sala de aula, respeita-se o fato de que cada aluno precisa de um tempo diferente para aprender.
Assinale a alternativa onde as afirmativas citadas estão de acordo com a busca pela qualidade.
Estão corretas as afirmativas I II IV
Estão corretas as afirmativas II III V
Estão corretas as afirmativas I II III IV
Todas as afirmativas estão corretas
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil promulgada em 05/10/88 em seu Artigo 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
Assinale:
Se apenas I, II, III e IV estiverem corretas.
Se apenas V, VI, VII e VIII estiverem corretas.
Se apenas VII, VIII, IX e X estiverem corretas.
Se todas estiverem corretas.
O analfabetismo no Brasil tem sido foco de estudos, estatísticas e análises há muitas décadas. A constatação de que a escola (que tem como uma de suas principais funções alfabetizar as crianças) vem produzindo analfabetos e analfabetos funcionais gerou um intenso debate nas escolas, nas universidades, nas secretarias de Educação, na imprensa etc. Hoje sabe-se que esse fracasso é decorrente
da adoção do sistema de ciclos pautados pela progressão continuada desenvolvida por escolas e sistemas de ensino.
da adoção do método silábico/fônico como estratégia didática de alfabetização e o desenvolvimento de práticas de ensino da linguagem escrita.
da utilização de práticas de alfabetização fundamentadas na teoria construtivista de ensino e aprendizagem.
de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos, metodológicos e conceituais da escola e da sociedade brasileira em geral.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Oliveira afirma que, para cada aluno com baixo aproveitamento escolar em relação à turma, a escola precisa colocar à disposição dos pais e órgãos de supervisão, dentre outros dados:
os resultados de suas avaliações: notas, menções e considerações sobre as dificuldades de aprendizagem desse aluno.
o registro do comportamento desse aluno no recreio, nas atividades livres e nos momentos de transição das atividades escolares.
seu comportamento de persistência e envolvimento nos trabalhos em grupo, em dupla, em trio e individual.
as providências tomadas para que esse aluno se integre ao grupo e à escola, dentro de suas regras e normas.
o relatório das avaliações dos diversos profissionais aos quais esse aluno foi encaminhado.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Nos espaços da Educação Infantil, os mobiliários devem se pautar pelos seguintes aspectos:
leveza; estética e personalização.
versatilidade; rigidez e proporcionalidade.
leveza; polivalência e funcionalidade
rigidez; proporcionalidade e resistência.
uniformidade; durabilidade e quantidade.
No que se diz respeito ao ensino religioso nas escolas. Marque a alternativa INCORRETA.
Antigamente o trabalho realizado na escola era uma transposição do que se realizava na paróquia.
Atualmente o ensino religioso tem a função de ensinar uma única religião escolhida pelos pais ou responsáveis.
Atualmente, o ensino religioso é compreendido como a educação da cultura religiosa dos brasileiros.
Um dos temas a ser abordado no ensino religioso é o respeito a diversidade religiosa.
Com base na teoria de David Paul Ausubel (1918 2008) analise os itens:
I Acredita na influência do meio sobre o sujeito. O que os alunos sabem não é considerado e somente aprendem se forem ensinados por alguém.
II Aprender significativamente, para Ausubel é ampliar e reconfigurar as idéias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.
III Leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem.
IV - Para Ausubel, o aluno motivado por uma situação que faça sentido, proposta pelo professor, amplia, avalia, atualiza e reconfigura a informação anterior, transformando-a em nova.
Estão corretos os itens:
II e III, apenas
I, III e IV, apenas
II, III e IV, apenas
I e II, apenas
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