Questões de Pedagogia

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Observe a figura a seguir:

É uma forma bem humorada de retratar a poluição:

  • A.

    visual.

  • B.

    do solo.

  • C.

    sonora.

  • D.

    da água.

Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

  • A.

    Um ponto inicial de trabalho integrado da instituição de Educação Infantil com as famílias pode ocorrer no período de adaptação e acolhimento dos novatos se os professores derem oportunidade para os pais falarem sobre seus filhos e as expectativas que têm em relação ao atendimento na Educação Infantil.

  • B.

    A participação dos pais junto com os professores e demais profissionais da educação nos conselhos escolares, no acompanhamento de projetos didáticos e nas atividades promovidas pela instituição possibilita agregar experiências e saberes e articular os dois contextos de desenvolvimento da criança.

  • C.

    Os pais não precisam ser ouvidos como usuários diretos do serviço prestado tampouco como mais uma voz das crianças, em particular daquelas muito pequenas.

  • D.

    As preocupações dos professores sobre a forma como algumas crianças parecem ser tratadas em casa – descuido, violência, discriminação, superproteção e outras – devem ser discutidas com a direção de cada instituição para que formas produtivas de esclarecimento e eventuais encaminhamentos possam ser pensados.

A contextualização do ensino da Matemática é uma importante estratégia para facilitar a aprendizagem dos alunos nesta área do conhecimento. Neste sentido, essa contextualização poderá ser desenvolvida pelos professores

  • A.

    por meio de atividades variadas que repitam a aplicação direta dos conceitos matemáticos já trabalhados em sala de aula.

  • B.

    a partir do trabalho sobre a história da matemática e da vinculação dos conteúdos com o cotidiano e as práticas sociais que envolvam esta área do conhecimento.

  • C.

    por meio de atividades sistemáticas que reforcem a importância desta área do conhecimento para o desenvolvimento profissional e acadêmico dos alunos.

  • D.

    a partir da realização de atividades extraclasse que possibilitem a relação dos conceitos apreendidos em sala de aula com mais autonomia.

Para Ferreira, a educação enquanto mediação que se processa no âmago da prática social global exige da administração da educação novas formas de organização e gestão que possibilitem a participação efetiva de todos no processo do conhecimento e de tomada de decisões. Essa nova forma de administração é uma instância inerente à prática educativa que, segundo Wittmann e Franco (In: FERREIRA), abrange o conjunto de

  • A.

    normas/diretrizes e práticas/atividades que garantem, de um lado, o significado ou sentido histórico do que se faz e, de outro lado, a unidade do conjunto na diversidade de sua concretização.

  • B.

    normas e diretrizes previstas na legislação educacional, na forma de organização pública e nos diferentes contextos em que a instituição escolar está inserida.

  • C.

    práticas e atividades que constituem o cotidiano da gestão educativa, a gestão dos conflitos, da instabilidade presente na trama das relações sociais mundiais e locais independentemente do momento histórico.

  • D.

    práticas e atividades que constituem o cotidiano da gestão educativa inseridas na trama das relações sociais mundiais e locais, nesse momento em que a estabilidade e a segurança encontram-se no cerne dessas relações.

  • E.

    diretrizes, normas, práticas e atividades que, por estarem aliadas ao significado ou ao sentido histórico do que se faz, independem do contexto em que estão inseridas e da preocupação com a unidade do conjunto.

O método pedagógico de Sócrates baseava-se no diálogo para trazer à luz o pensamento. O método socrático chama-se:

  • A.

    montessoriano

  • B.

    construtivista.

  • C.

    pedagogia nova.

  • D.

    paideia.

  • E.

    maiêutica.

Sobre os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil, é possível afirmar que

  • A.

    os jogos e as brincadeiras são momentos de lazer e fruição do tempo de crianças e professores, no entanto, não têm potencial para se constituírem em espaços de aprendizagens.

  • B.

    são meios onde é possível construir um quadro avaliativo do desenvolvimento das capacidades linguísticas, de socialização e de interação social do grupo e da criança em particular.

  • C.

    no debate sobre a Educação Infantil brasileira os jogos e as brincadeiras são concebidos como fins exclusivos dos projetos pedagógicos.

  • D.

    na Educação Infantil as atividades envolvendo jogos e brincadeiras devem ocupar um pequeno percentual da carga horária, uma vez que se opõem aos objetivos de alfabetização dessa etapa da educação básica.

  • E.

    como estratégias de intervenção na Educação Infantil os jogos e as brincadeiras trazem como desvantagem a obrigatoriedade de um profissional habilitado (educador físico) na instituição escolar.

No processo de avaliação da aprendizagem na escola, durante uma sessão do Conselho de Classe, ocorreu uma discussão entre os docentes relacionada com os “erros” dos alunos.

Foi motivo de reflexão coletiva a seguinte observação realizada porumdos docentes:

  • A.

    erra quem não estuda suficientemente os assuntos ministrados pelo professor.

  • B.

    é no erro que se observa o aluno atento e o distraído, durante as aulas.

  • C.

    muitos erros são consequência do processo de ensino que é complacente nas exigências.

  • D.

    há necessidade de o professor atualizar as suas aulas, evitando a ocorrência dos erros.

  • E.

    é no erro que ocorre o processo de seleção, classificação, inclusão e exclusão do alunado.

Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

  • A.

    O trabalho com as famílias requer que as equipes de educadores as compreendam como parceiras, reconhecendo-as como criadoras de diferentes ambientes e papéis para seus membros, que estão em constante processo de modificação de seus saberes, fazeres e valores em relação a uma série de pontos, dentre eles o cuidado e a educação dos filhos.

  • B.

    É importante acolher as diferentes formas de organização familiar e respeitar as opiniões e aspirações dos pais sobre seus filhos.

  • C.

    Toda família pode ver na professora ou professor alguém que lhe atrapalha a pensar sobre seu próprio filho e trocar opiniões sobre como a experiência na unidade de Educação Infantil se liga a este plano.

  • D.

    O trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil pode apreender os aspectos mais salientes das culturas familiares locais para enriquecer as experiências cotidianas das crianças.

Desenvolver a capacidade de resolução de problemas nos alunos é uma das finalidades importantes do ensino da Matemática, pois

  • A.

    o aluno, a partir da resolução de problemas, é estimulado a pensar de forma individual, desenvolvendo assim habilidades como raciocínio e lógica.

  • B.

    as soluções e respostas aos problemas colocados são precisas e facilitam o processo de avaliação e planejamento das atividades.

  • C.

    como a resolução de problemas está diretamente relacionada à resolução de conflitos, essas atividades possibilitam o desenvolvimento da criatividade dos alunos.

  • D.

    os professores, quando apoiam a sua prática pedagógica na resolução de problemas, contextualizam a aprendizagem e propiciam a aquisição de conhecimentos relevantes.

Dourado e Duarte, ao discutirem sobre como promover a participação e implementar a gestão democrática na escola, apresentam procedimentos prévios que devem ser observados nesse processo. Dentre eles:

  • A.

    responsabilizar a todos pela implementação das alternativas acordadas, garantindo o trabalho coletivo.

  • B.

    comunicar qual será o nível de comprometimento dos pais com o processo, valorizando a participação da comunidade.

  • C.

    articular interesses comuns, ideias e alternativas complementares, de forma a contribuir para organizar propostas mais coletivas.

  • D.

    estabelecer o grau e a forma de participação nas decisões e nas ações de todos os segmentos envolvidos.

  • E.

    solicitar a todos os envolvidos que explicitem seu comprometimento com o esclarecimento das ações de acompanhamento.

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