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I b; II a; III d; IV c.
I d; II c; III a; IV b.
I c; II d; III b; IV a.
I a; II b; III c; IV d.
I c; II a; III d; IV b.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sobre o trabalho com projetos na Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
A creche, embora um espaço de cuidados dos bebês, é também um ambiente onde os projetos pedagógicos podem contribuir para estimular as capacidades inatas, a dimensão simbólica e a motricidade das crianças de 0 a 3 anos.
O trabalho com projetos pedagógicos é um instrumento presente em todas as etapas da educação básica, da educa- ção infantil até o ensino médio, no entanto, não é possível aplicá-lo à etapa da creche, dadas as especificidades de sua clientela.
Nas creches, a pedagogia dos projetos necessita obrigatoriamente da presença de uma equipe multidisciplinar, sem a qual não é possível um trabalho pedagógico com objetivos educacionais, metas e ações compartilhadas e processo avaliativo diagnóstico ao seu final.
Nas creches, a pedagogia dos projetos necessita obrigatoriamente da presença de uma equipe multidisciplinar, sem a qual não é possível um trabalho pedagógico com objetivos educacionais, metas e ações compartilhadas e processo avaliativo diagnóstico ao seu final.
Na creche ou na pré-escola, a elaboração de um projeto de ensino segue a mesma metodologia, o professor deve elaborar atividades centradas no cuidar, na linguagem, na corporeidade e no trabalho em grupos.
De acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:
I - A criança deve ter possibilidade de fazer deslocamentos e movimentos amplos nos espaços internos e externas às salas de referência das turmas e à instituição, envolver-se em explorações e brincadeiras com objetos e materiais diversificados que contemplem as particularidades das diferentes idades, as condições específicas das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e as diversidades sociais, culturais, étnico-raciais e linguísticas das crianças, famílias e comunidade regional.
II - De modo a proporcionar às crianças diferentes experiências de interações que lhes possibilitem construir saberes, fazer amigos, aprender a cuidar de si e a conhecer suas próprias preferências e características, deve-se possibilitar que elas participem de diversas formas de agrupamento (grupos de mesma idade e grupos de diferentes idades), formados com base em critérios estritamente pedagógicos.
III - As especificidades e os interesses singulares e coletivos dos bebês e das crianças das demais faixas etárias devem ser considerados no planejamento do currículo, vendo a criança em cada momento como uma pessoa inteira na qual os aspectos motores, afetivos, cognitivos e linguísticos integramse, embora em permanente mudança.
IV - Em qualquer experiência de aprendizagem que seja trabalhada pelas crianças, devem ser abolidos os procedimentos que não reconhecem a atividade criadora e o protagonismo da criança pequena, que promovam atividades mecânicas e não significativas para as crianças.
V - Cabe ao professor criar oportunidade para que a criança, no processo de elaborar sentidos pessoais, se aproprie de elementos significativos de sua cultura não como verdades absolutas, mas como elaborações dinâmicas e provisórias. Trabalha-se com os saberes da prática que as crianças vão construindo ao mesmo tempo em que se garante a apropriação ou construção por elas de novos conhecimentos.
Assinale:
Se apenas I, II e III estiverem corretas.
Se apenas I, II, III e V estiverem corretas.
Se apenas II, III, IV e V estiverem corretas.
Se todas estiverem corretas.
Uma matriz de referência pode conter conhecimentos e competências a serem desenvolvidos pelos alunos, com a finalidade de
determinar estratégias parar o bom desenvolvimento das atividades.
padronizar as práticas a serem desenvolvidas pelos professores.
orientar a elaboração de estratégias ou questões de avaliação.
impor condições para o desenvolvimento da avaliação.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Bordignom e Gracindo (In: FERREIRA & AGUIAR), ao discutirem a especificidade da organização escolar e sua gestão, afirmam que a educação deverá se sustentar sob um novo fundamento. Esse deverá se ancorar sob dois eixos constituídos
pelos fins da educação e pelo contexto social.
pela formação do cidadão e pela democracia.
pelos fins da educação e pela práxis educativa.
pelo contexto social e pela democracia.
pela formação do cidadão e pela práxis educativa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia os itens a seguir.
I. Na avaliação, o professor deve superar posturas ideológicas e estereótipos em relação às crianças.
II. As teorias do desenvolvimento infantil contemporâneas devem servir de base para a construção dos mecanismos e dos critérios de avaliação.
III. Os parâmetros avaliativos sociointeracionistas utilizam-se de um conceito universal e naturalizado de criança.
IV. A avaliação deve observar a evolução em competências e habilidades nas crianças, indicando assim um trabalho da instituição escolar combinado à ação da família.
V. A avaliação deve ser anual e estar pautada pela dinâmica do planejamento do trabalho docente.
Em relação à avaliação na Educação Infantil, está correto apenas o que se afirma em
I, II e III.
I, II e IV.
I, II e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:
A tarefa do ensino na Educação Infantil é garantir às crianças seu direito de viver a infância e se desenvolver, as experiências no espaço de Educação Infantil devem possibilitar o encontro pela criança de explicações sobre o que ocorre à sua volta e consigo mesma enquanto desenvolvem formas de agir, sentir e pensar.
É importante é apoiar as crianças, desde cedo e ao longo de todas as suas experiências cotidianas na EducaçãoInfantil no estabelecimento de uma relação positiva com a instituição educacional, no fortalecimento de sua autoestima, no interesse e curiosidade pelo conhecimento do mundo, na familiaridade com diferentes linguagens, na aceitação e acolhimento das diferenças entre as pessoas.
É desnecessário pensar um currículo sustentado nas relações, nas interações e em práticas educativas intencionalmente voltadas para as experiências concretas da vida cotidiana, para a aprendizagem da cultura, pelo convívio no espaço da vida coletiva bem como para a produção de narrativas, individuais e coletivas, através de diferentes linguagens.
O professor necessita articular condições de organização dos espaços, tempos, materiais e das interações nas atividades para que as crianças possam expressar sua imaginação nos gestos, no corpo, na oralidade e/ou na língua de sinais, no faz de conta, no desenho e em suas primeiras tentativas de escrita.
O professor poderá proporcionar a interação dos alunos com textos característicos de diferentes áreas do conhecimento por meio
da utilização de materiais didáticos escritos.
da repetição da leitura de textos já conhecidos pelos alunos.
de atividades lúdicas que estimulem a leitura.
do desenvolvimento de projetos temáticos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Bordignom e Gracindo (In: FERREIRA & AGUIAR), a definição dos pressupostos, sobre os quais irá fundamentar- se a organização da Proposta Pedagógica das escolas, deve se constituir a partir da:
I. análise da questão dos paradigmas;
II. definição da especificidade da organização escolar;
III. dimensão da participação democrática;
IV. visão clara da finalidade da escola como construtora da cidadania.
Está correto apenas o contido em
I.
II e III.
III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação à organização do espaço escolar para o desenvolvimento das atividades educativas com crianças pequenas, é correto afirmar que o arranjo espacial da sala de aula
deve ser exclusivamente organizado pela administração da instituição escolar para promover as situações de aprendizagens.
deve ser concebido como o principal elemento facilitador da aprendizagem, para isso é necessário estar em boas condições de higiene, ventilado e iluminado.
deve estar apropriado ao formalismo das aprendizagens e organizado com lousa, mesa do professor, carteiras e armários.
faz parte do projeto de trabalho do professor e é de sua responsabilidade buscar os arranjos necessários para sua melhor execução.
é elemento fundamental da ação pedagógica; na sua organização, deve-se levar em conta o número de crianças, a faixa etária e algumas características do grupo.
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