Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante:
acompanhamento superficial.
desenvolvimento cognitivo comprovado.
provas mediante notas.
acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança.
desenvolvimento mental comprovado.
Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:
A perspectiva do atendimento aos direitos da criança na sua integralidade requer que as instituições de Educação Infantil, na organização de sua proposta pedagógica e curricular, assegurem espaços e tempos para participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização das diferentes formas em que elas se organizam.
A família constitui o segundo contexto de educação e cuidado do bebê. Nela ele recebe os cuidados materiais, afetivos e cognitivos necessários a seu bem-estar, e constrói formas de significar o mundo.
Quando a criança passa a frequentar a Educação Infantil,é preciso refletir sobre a especificidade de cada contexto no desenvolvimento da criança e a forma de integrar as ações e projetos educacionais das famílias e das instituições.
A integração com a família necessita ser mantida e desenvolvida ao longo da permanência da criança na creche e pré-escola, exigência inescapável frente às características das crianças de zero a cinco anos de idade, o que cria a necessidade de diálogo para que as práticas junto às crianças não se fragmentem.
Sandra é professora do 2º ano do Ensino Fundamental e está enfrentando diversos conflitos de relacionamento entre os alunos no que diz respeito às regras de convivência. Para estabelecer um clima de respeito e colaboração entre os alunos, a ação mais adequada seria
proporcionar um momento de discussão coletiva com os alunos para o estabelecimento de combinados a serem cumpridos pelo grupo.
determinar regras para o bom convívio do grupo e estabelecer premiações e punições para os alunos que cumprirem ou não estas regras.
reunir-se com os pais e explicitar os problemas que estão sendo enfrentados e exigir a colaboração dos mesmos para o enfrentamento das questões levantadas.
conversar com a coordenadora para estabelecer procedimentos para sanção de alunos que descumpram as boas regras de convivência.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A democratização no interior da escola se efetiva por meio da criação de espaços de __________ e __________ , nos quais professores, funcionários, alunos e seus pais discutam criticamente o cotidiano escolar.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, segundo Dourado e Duarte.
diálogo negociação
participação decisão
diálogo resolução de conflito
resolução de conflito participação
negociação resolução de conflito
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
As Novas Tecnologias em Educação, tais como o uso da informática, a utilização da internet, da multimídia e de outros recursos ligados às linguagens digitais de que atualmente se dispõe, estão cada vez mais presentes nas escolas para qualificar o processo educativo. Sobre elas, é correto afirmar:
Em nada ou muito pouco vêm colaborar para tornar o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso, eficiente e de qualidade.
A integração das novas tecnologias à educação deverá ocorrer de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador.
São usadas para substituir as técnicas e metodologias convencionais, como, por exemplo, o livro, o quadro de giz e o mimeógrafo.
Os resultados serão favoráveis graças ao grande preparo da equipe docente para qualquer eventual idade, ao longo do processo ensino-aprendizagem.
A obtenção de resultados qualitativos no processo educacional escolar com o uso dessas tecnologias depende da forma como elas são introduzidas e utilizadas nesse processo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A teoria do desenvolvimento e da aprendizagem que aborda o desenvolvimento cognitivo mediante um sistema de transformações contínuas que comportam uma história e uma evolução das funções psicológicas geradoras de mudanças na capacidade de interação com o meio, é conhecida como teoria:
Inatista
Comportamentista de base empirista.
da Gestalt.
Psicogenética de Piaget.
Interacionista de Vygotsky.
Marisa é professora do 1º ano do Ensino Fundamental e acabou de realizar a avaliação diagnóstica dos alunos de sua sala. A partir desta atividade, a professora deverá
remanejar os alunos com conhecimentos insuficientes para classes de reforço.
arquivar os resultados obtidos e compará-los com avaliação a ser desenvolvida no final do ano letivo.
classificar os alunos e dividi-los em dois grupos: dos avançados e dos que possuem dificuldades.
planejar intervenções pedagógicas para atender as necessidades mapeadas pela avaliação diagnóstica.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo a comissão coordenada por Delors, cabe às políticas nacionais assegurar às instituições formais públicas ou privadas condições de desenvolver-se de maneira harmoniosa e de acordo com uma visão a longo prazo. Para tanto, é preciso que as políticas nacionais garantam essa coerência no espaço e no tempo, isto é, assumam a dupla função de
mediação e inclusão.
enquadramento e regulamentação.
mediação e regulamentação.
inclusão e enquadramento.
mediação e enquadramento.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No tocante a conceitos e dimensões de planejamento, objetivos de ensino e avaliação no processo educativo, julgue os itens subsecutivos.
As funções pedagógico-didática, diagnóstica e de controle da avaliação, quando utilizadas de forma interdependente pelo professor, fazem que a atribuição de notas ou a mera classificação não se torne o fim do processo avaliativo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Qual das nomenclaturas a seguir é adotada para designar pessoas que apresentem mais de uma deficiência?
Deficiência congênita.
Deficiência hereditária.
Deficiência múltipla.
Deficiência alternativa.
Deficiência composta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...