Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante:

  • A.

    acompanhamento superficial.

  • B.

    desenvolvimento cognitivo comprovado.

  • C.

    provas mediante notas.

  • D.

    acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança.

  • E.

    desenvolvimento mental comprovado.

Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:

  • A.

    A perspectiva do atendimento aos direitos da criança na sua integralidade requer que as instituições de Educação Infantil, na organização de sua proposta pedagógica e curricular, assegurem espaços e tempos para participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização das diferentes formas em que elas se organizam.

  • B.

    A família constitui o segundo contexto de educação e cuidado do bebê. Nela ele recebe os cuidados materiais, afetivos e cognitivos necessários a seu bem-estar, e constrói formas de significar o mundo.

  • C.

    Quando a criança passa a frequentar a Educação Infantil,é preciso refletir sobre a especificidade de cada contexto no desenvolvimento da criança e a forma de integrar as ações e projetos educacionais das famílias e das instituições.

  • D.

    A integração com a família necessita ser mantida e desenvolvida ao longo da permanência da criança na creche e pré-escola, exigência inescapável frente às características das crianças de zero a cinco anos de idade, o que cria a necessidade de diálogo para que as práticas junto às crianças não se fragmentem.

Sandra é professora do 2º ano do Ensino Fundamental e está enfrentando diversos conflitos de relacionamento entre os alunos no que diz respeito às regras de convivência. Para estabelecer um clima de respeito e colaboração entre os alunos, a ação mais adequada seria

  • A.

    proporcionar um momento de discussão coletiva com os alunos para o estabelecimento de combinados a serem cumpridos pelo grupo.

  • B.

    determinar regras para o bom convívio do grupo e estabelecer premiações e punições para os alunos que cumprirem ou não estas regras.

  • C.

    reunir-se com os pais e explicitar os problemas que estão sendo enfrentados e exigir a colaboração dos mesmos para o enfrentamento das questões levantadas.

  • D.

    conversar com a coordenadora para estabelecer procedimentos para sanção de alunos que descumpram as boas regras de convivência.

A democratização no interior da escola se efetiva por meio da criação de espaços de __________ e __________ , nos quais professores, funcionários, alunos e seus pais discutam criticamente o cotidiano escolar.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, segundo Dourado e Duarte.

  • A.

    diálogo … negociação

  • B.

    participação … decisão

  • C.

    diálogo … resolução de conflito

  • D.

    resolução de conflito … participação

  • E.

    negociação … resolução de conflito

As Novas Tecnologias em Educação, tais como o uso da informática, a utilização da internet, da multimídia e de outros recursos ligados às linguagens digitais de que atualmente se dispõe, estão cada vez mais presentes nas escolas para qualificar o processo educativo. Sobre elas, é correto afirmar:

  • A.

    Em nada ou muito pouco vêm colaborar para tornar o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso, eficiente e de qualidade.

  • B.

    A integração das novas tecnologias à educação deverá ocorrer de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador.

  • C.

    São usadas para substituir as técnicas e metodologias convencionais, como, por exemplo, o livro, o quadro de giz e o mimeógrafo.

  • D.

    Os resultados serão favoráveis graças ao grande preparo da equipe docente para qualquer eventual idade, ao longo do processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    A obtenção de resultados qualitativos no processo educacional escolar com o uso dessas tecnologias depende da forma como elas são introduzidas e utilizadas nesse processo.

A teoria do desenvolvimento e da aprendizagem que aborda o desenvolvimento cognitivo mediante um sistema de transformações contínuas que comportam uma história e uma evolução das funções psicológicas geradoras de mudanças na capacidade de interação com o meio, é conhecida como teoria:

  • A.

    Inatista

  • B.

    Comportamentista de base empirista.

  • C.

    da Gestalt.

  • D.

    Psicogenética de Piaget.

  • E.

    Interacionista de Vygotsky.

Marisa é professora do 1º ano do Ensino Fundamental e acabou de realizar a avaliação diagnóstica dos alunos de sua sala. A partir desta atividade, a professora deverá

  • A.

    remanejar os alunos com conhecimentos insuficientes para classes de reforço.

  • B.

    arquivar os resultados obtidos e compará-los com avaliação a ser desenvolvida no final do ano letivo.

  • C.

    classificar os alunos e dividi-los em dois grupos: dos avançados e dos que possuem dificuldades.

  • D.

    planejar intervenções pedagógicas para atender as necessidades mapeadas pela avaliação diagnóstica.

Segundo a comissão coordenada por Delors, cabe às políticas nacionais assegurar às instituições formais públicas ou privadas condições de desenvolver-se de maneira harmoniosa e de acordo com uma visão a longo prazo. Para tanto, é preciso que as políticas nacionais garantam essa coerência no espaço e no tempo, isto é, assumam a dupla função de

  • A.

    mediação e inclusão.

  • B.

    enquadramento e regulamentação.

  • C.

    mediação e regulamentação.

  • D.

    inclusão e enquadramento.

  • E.

    mediação e enquadramento.

No tocante a conceitos e dimensões de planejamento, objetivos de ensino e avaliação no processo educativo, julgue os itens subsecutivos.

As funções pedagógico-didática, diagnóstica e de controle da avaliação, quando utilizadas de forma interdependente pelo professor, fazem que a atribuição de notas ou a mera classificação não se torne o fim do processo avaliativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual das nomenclaturas a seguir é adotada para designar pessoas que apresentem mais de uma deficiência?

  • A.

    Deficiência congênita.

  • B.

    Deficiência hereditária.

  • C.

    Deficiência múltipla.

  • D.

    Deficiência alternativa.

  • E.

    Deficiência composta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...