Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere a seguinte situação para responder às questões 29 e 30.

Assinale a alternativa correta em relação à qualidade de letras usadas pela aluna:

  • A.

    Caroline conhece o valor sonoro de todas as vogais.

  • B.

    Caroline usa letras diferentes das que compõem o nome dela.

  • C.

    Caroline está alfabética.

  • D.

    Caroline pode ter relacionado a sílaba inicial da palavra CASA ao valor sonoro das duas letras iniciais de seu nome.

  • E.

    As hipóteses de escrita de Carolina se caracterizam ainda como grafismos primitivos.

Para que o trabalho em grupo possa efetivamente contribuir para a aprendizagem dos alunos, é importante que o professor

  • A.

    intervenha na composição dos grupos, evitando a escolha apenas por afinidades entre os alunos.

  • B.

    garanta a realização de atividades coletivas extraclasse para que os alunos possam desenvolver tarefas.

  • C.

    mantenha a composição dos grupos durante um longo período para que os alunos possam se habituar a trabalhar em conjunto.

  • D.

    deixe que os próprios alunos escolham seu grupo para garantir o bom relacionamento entre os integrantes.

Em 2012, no Brasil, o Fórum Nacional para a Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil divulgou que o número de meninos e meninas de 10 a 13 anos que trabalham aumentou no Brasil. Segundo os dados apresentados pelo Fórum, existem 710 mil crianças desta faixa etária, que é considerada a mais vulnerável, exercendo atividades profissionais em vez de estudar e brincar. Em 1999, o Relatório para a UNESCO, coordenado por Jacques Delors, já discutia essa situação e afirmava que a Educação Básica é essencial para se lutar com êxito contra essa situação. Recomendando que

  • A.

    os poderes públicos não devem apenas diligenciar para que a educação básica seja uma realidade, devem esforçar-se por eliminar os obstáculos à frequência escolar.

  • B.

    a educação básica seja um passaporte dispensável para a vida, uma vez que ela não cria condições favoráveis à participação na construção do futuro coletivo.

  • C.

    a educação básica seja a terceira etapa a ultrapassar para atenuar as enormes disparidades que afligem milhões de crianças não escolarizadas que trabalham.

  • D.

    a educação básica para as crianças seja definida como educação inicial que vai, em princípio, desde cerca dos três anos até aos sete anos, ou um pouco menos.

  • E.

    os responsáveis pelas políticas educativas devem considerar que a educação básica é a bagagem mínima destinada às populações desfavorecidas.

No tocante a conceitos e dimensões de planejamento, objetivos de ensino e avaliação no processo educativo, julgue os itens subsecutivos.

O nível curricular do planejamento tem como pressuposto a previsão global e sistemática de toda ação a ser desencadeada pela escola e tem como requisito a interação entre professor e aluno, que se concretiza no âmbito educacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao planejar suas estratégias pedagógicas, o professor deve levar em consideração as características:

  • A.

    cognitivas e motoras.

  • B.

    motoras e emocionais.

  • C.

    psicossociais e cognitivas.

  • D.

    emocionais e cognitivas.

  • E.

    motoras e psicossociais.

As dimensões/eixos do conhecimento que devem ser contemplados nos instrumentos avaliativos, para que os mesmos estejam de acordo com os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais, são:

  • A.

    diagnóstico, aplicação e avaliação.

  • B.

    pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.

  • C.

    conceituais, procedimentais e atitudinais.

  • D.

    sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

No Brasil, realizam-se censos educacionais periódicos com o objetivo de produzir dados e informações estatístico- educacionais que retratem a nossa realidade educacional. Segundo Castro, esses censos subdividem-se em três pesquisas distintas, denominadas:

  • A.

    Censo Escolar, Censo do Professor e Levantamento de Distribuição de Verbas da Educação.

  • B.

    Censo do Ensino Superior, Censo do Professor e Levantamento de Distribuição de Verbas da Educação.

  • C.

    Censo Escolar, Censo do Professor e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.

  • D.

    Censo Escolar, Censo do Ensino Superior e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.

  • E.

    Censo do Professor, Censo do Ensino Superior e Levantamento sobre o Financiamento e Gasto da Educação.

Para que a turma de Educação Infantil se desenvolva plenamente, é preciso que façam parte do planejamento:

  • A.

    atividades com livros didáticos

  • B.

    a escrita e as operações com números.

  • C.

    avaliação diária dos conteúdos aplicados.

  • D.

    movimento seguido de atividades com livros didáticos.

  • E.

    movimento, arte, leitura e escrita.

  • A.

    o professor A utiliza estratégia/instrumentos de difícil compreensão, aplicação e obtenção de resultados, enquanto o professor B utiliza estratégias avaliativas mais precisas, que facilitam a obtenção de dados referentes ao desenvolvimento dos alunos.

  • B.

    o professor A privilegia estratégias de avaliação quantitativas para a classificação dos alunos, enquanto o professor B utiliza instrumentais que facilitam a obtenção de dados qualitativos referentes ao desenvolvimento dos alunos.

  • C.

    as mesmas estratégias/instrumentos utilizados por ambos os professores convergem em suas estratégias, objetivos e resultados.

  • D.

    o professor A utiliza estratégias/instrumentos diversificados de avaliação para garantir uma prática de avaliação continuada. Enquanto o Professor B privilegia estratégias de avaliação para a classificação dos alunos.

Segundo Castro, o Saeb foi estruturado no sentido de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo o país, abrangendo as diferentes realidades dos sistemas estaduais e municipais de ensino. Entre os principais objetivos do Saeb, podem ser destacados:

I. monitorar a qualidade, a equidade e a efetividade do sistema de educação básica;

II. oferecer às administrações públicas de educação informações técnicas e gerenciais que lhes permitam formular e avaliar programas de melhoria da qualidade de ensino;

III. proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade uma visão clara e concreta dos resultados dos processos de ensino e das condições em que são desenvolvidos e obtidos.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...