Questões de Pedagogia

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A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.

A expressão discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência significa toda e qualquer forma de desatenção às demandas educacionais de alunos com necessidades especiais, como a não criação de condições para o acesso e a permanência desses alunos na escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.

De acordo com Antonio Gramsci, a escola deveria ser organizada em dois sistemas de ensino estanques, um, de caráter formativo, voltado ao desenvolvimento intelectual e orgânico do educando, e outro voltado à capacitação profissional do indivíduo para o trabalho produtivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A criança com deficiência física tem vivências mais limitadas com poucas oportunidades de explorar livremente os ambientes fora de casa como o jardim ou o parque. Neste âmbito, o que o professor pode fazer para intervir e enriquecer a sua experiência em primeira mão?

  • A.

    Passar filmes sobre a vida dos insetos.

  • B.

    Pedir para os colegas contarem sobre o que eles descobriram sobre os bichinhos do jardim.

  • C.

    Levar a classe para a área de jardim e colocar a criança no chão em um assento tipo “cantinho”.

  • D.

    Construir com os alunos uma maquete que represente a vida dos insetos.

  • E.

    Ler com a classe a poesia de Cecília Meireles o Leilão de jardim.

A professora entregou a todos os alunos quatro folhas de papel sulfite com 10 × 10 quadradinhos. Pediu que pintassem na

− 1ª folha, 10 quadradinhos de amarelo;

− 2ª folha, 20 quadradinhos de vermelho;

− 3ª folha, 25 quadradinhos de azul;

− 4ª folha, 50 quadradinhos de verde.

Após a representação fracionária e associação dos quadradinhos a uma amostra, espera-se que os alunos sejam capazes de

  • A.

    identificar as possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção de objetos e contabilizá-las usando estratégias pessoais.

  • B.

    explorar a ideia de probabilidade em situações-problema simples.

  • C.

    calcular o resultado da adição de números racionais na forma fracionária, por meio de estratégias pessoais e pelo uso de técnicas operatórias convencionais.

  • D.

    calcular perímetro de figuras desenhadas em malhas quadriculadas ou não.

  • E.

    entender que porcentagem indica uma parte em relação a 100 e iniciem a representação por meio do uso correto de %.

Ao interrogar sobre qual, de fato, deve ser o papel da supervisão, Celso Vasconcellos se reporta à análise que supervisores fazem de seu trabalho cotidiano, afirmando estes que “a sensação que têm, com frequência, é a de que são bombeiros a apagar os diferentes focos de incêndio na escola, e ao final do dia vem o amargo sabor de que nada foi feito”.

 A expressão desse sentimento comprova que:

1. A prática da supervisão, na sua origem, reforça a dimensão técnico-burocrática indispensável à manutenção da ordem vigente.

2. Muitos dos problemas vivenciados pelos hoje denominados coordenadores pedagógicos têm sua explicação na função de controle que deu origem à supervisão educacional.

3. A atuação da coordenação pedagógica, denominação hoje atribuída à supervisão, envolve o trato de questões pedagógicas como: currículo, conhecimento, aprendizagem, avaliação, prática pedagógica.

4. A atuação da supervisão educacional, desde sua criação, tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino ao assumir como foco de ação o acompanhamento pedagógico dos professores e do projeto educativo da escola.

5. A função do supervisor/coordenador pedagógico visa garantir a divisão social do trabalho no interior da escola.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2, 4 e 5, apenas.

  • B.

    1, 2, 3, 4, apenas.

  • C.

    1, 3, 4, 5, apenas.

  • D.

    1, 2, 3, apenas.

  • E.

    1, 2, 3, 4 e 5.

A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.

Entre as medidas convencionadas pelos Estados-partes, incluem-se as medidas para a eliminação de obstáculos arquitetônicos, de transporte e de comunicação existentes, com a finalidade de facilitar o acesso e uso pelas pessoas portadoras de deficiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.

Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron defendem que toda ação pedagógica é arbitrária, porque impõe a visão da classe dominante, inculcando normas e valores no educando, de modo que sejam por eles interiorizados, aplicados e retransmitidos aos outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, acionadores de computadores utilizados com pessoas com severo comprometimento motor respondem a movimentos por contato ou pressão muito sutis. No caso de uma pessoa que ficou tetraplégica por acidente de carro, com esmagamento das vértebras C 5 a C 6, pode ser indicado o acionador por

  • A.

    contato digital em tela de toque.

  • B.

    pressão do joelho esquerdo.

  • C.

    vocalização.

  • D.

    pressão da mão esquerda.

  • E.

    contato do pé.

Num dia de pesquisa no laboratório de informática uma dupla de alunos copiou em seus cadernos:

A leitura desse texto favorece a

  • A.

    reflexão sobre as regularidades dos números racionais, verificando que as regras de organização dos números naturais não valem para os decimais, seja na sua forma de representação decimal ou fracionária.

  • B.

    análise de situações-problema que envolvem operações comerciais e a partir delas tomar decisões considerando as vantagens que se teria em cada situação.

  • C.

    colocação em jogo dos conhecimentos construídos sobre os números racionais, para poder compará-los.

  • D.

    compreensão e uso das regras do sistema de numeração decimal, para leitura e escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais de qualquer ordem de grandeza.

  • E.

    escrita de números racionais de uso frequente nas representações fracionária e decimal e localização deles na reta numérica.

Conforme Libâneo (2001, p. 124), Uma importante característica do planejamento é o seu caráter processual. O ato de planejar não se reduz à elaboração dos planos de trabalho, mas uma atividade permanente de reflexão e ação. Diante desta afirmativa, as principais funções do planejamento educativo são

  • A.

    determinar rigidamente os resultados a serem obtidos com determinada ação e definir as estratégias para atingi-los.

  • B.

    diagnosticar, definir objetivo, determinar as atividades/ tarefas a serem realizadas e avaliar os processos e resultados das ações.

  • C.

    transpor os princípios de determinada instituição para um plano de atividades educacionais a serem realizadas.

  • D.

    estabelecer metas e objetivos precisos para verificar se os mesmos foram atingidos ao final do processo educativo.

  • E.

    construir justificativas teórico-reflexivas para legitimar as ações a serem realizadas nos processos educativos.

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