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A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.
A expressão discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência significa toda e qualquer forma de desatenção às demandas educacionais de alunos com necessidades especiais, como a não criação de condições para o acesso e a permanência desses alunos na escola.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
De acordo com Antonio Gramsci, a escola deveria ser organizada em dois sistemas de ensino estanques, um, de caráter formativo, voltado ao desenvolvimento intelectual e orgânico do educando, e outro voltado à capacitação profissional do indivíduo para o trabalho produtivo.
A criança com deficiência física tem vivências mais limitadas com poucas oportunidades de explorar livremente os ambientes fora de casa como o jardim ou o parque. Neste âmbito, o que o professor pode fazer para intervir e enriquecer a sua experiência em primeira mão?
Passar filmes sobre a vida dos insetos.
Pedir para os colegas contarem sobre o que eles descobriram sobre os bichinhos do jardim.
Levar a classe para a área de jardim e colocar a criança no chão em um assento tipo cantinho.
Construir com os alunos uma maquete que represente a vida dos insetos.
Ler com a classe a poesia de Cecília Meireles o Leilão de jardim.
A professora entregou a todos os alunos quatro folhas de papel sulfite com 10 × 10 quadradinhos. Pediu que pintassem na
− 1ª folha, 10 quadradinhos de amarelo;
− 2ª folha, 20 quadradinhos de vermelho;
− 3ª folha, 25 quadradinhos de azul;
− 4ª folha, 50 quadradinhos de verde.
Após a representação fracionária e associação dos quadradinhos a uma amostra, espera-se que os alunos sejam capazes de
identificar as possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção de objetos e contabilizá-las usando estratégias pessoais.
explorar a ideia de probabilidade em situações-problema simples.
calcular o resultado da adição de números racionais na forma fracionária, por meio de estratégias pessoais e pelo uso de técnicas operatórias convencionais.
calcular perímetro de figuras desenhadas em malhas quadriculadas ou não.
entender que porcentagem indica uma parte em relação a 100 e iniciem a representação por meio do uso correto de %.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Ao interrogar sobre qual, de fato, deve ser o papel da supervisão, Celso Vasconcellos se reporta à análise que supervisores fazem de seu trabalho cotidiano, afirmando estes que a sensação que têm, com frequência, é a de que são bombeiros a apagar os diferentes focos de incêndio na escola, e ao final do dia vem o amargo sabor de que nada foi feito.
A expressão desse sentimento comprova que:
1. A prática da supervisão, na sua origem, reforça a dimensão técnico-burocrática indispensável à manutenção da ordem vigente.
2. Muitos dos problemas vivenciados pelos hoje denominados coordenadores pedagógicos têm sua explicação na função de controle que deu origem à supervisão educacional.
3. A atuação da coordenação pedagógica, denominação hoje atribuída à supervisão, envolve o trato de questões pedagógicas como: currículo, conhecimento, aprendizagem, avaliação, prática pedagógica.
4. A atuação da supervisão educacional, desde sua criação, tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino ao assumir como foco de ação o acompanhamento pedagógico dos professores e do projeto educativo da escola.
5. A função do supervisor/coordenador pedagógico visa garantir a divisão social do trabalho no interior da escola.
Estão corretas:
1, 2, 4 e 5, apenas.
1, 2, 3, 4, apenas.
1, 3, 4, 5, apenas.
1, 2, 3, apenas.
1, 2, 3, 4 e 5.
A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.
Entre as medidas convencionadas pelos Estados-partes, incluem-se as medidas para a eliminação de obstáculos arquitetônicos, de transporte e de comunicação existentes, com a finalidade de facilitar o acesso e uso pelas pessoas portadoras de deficiência.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron defendem que toda ação pedagógica é arbitrária, porque impõe a visão da classe dominante, inculcando normas e valores no educando, de modo que sejam por eles interiorizados, aplicados e retransmitidos aos outros.
Atualmente, acionadores de computadores utilizados com pessoas com severo comprometimento motor respondem a movimentos por contato ou pressão muito sutis. No caso de uma pessoa que ficou tetraplégica por acidente de carro, com esmagamento das vértebras C 5 a C 6, pode ser indicado o acionador por
contato digital em tela de toque.
pressão do joelho esquerdo.
vocalização.
pressão da mão esquerda.
contato do pé.
Num dia de pesquisa no laboratório de informática uma dupla de alunos copiou em seus cadernos:
A leitura desse texto favorece a
reflexão sobre as regularidades dos números racionais, verificando que as regras de organização dos números naturais não valem para os decimais, seja na sua forma de representação decimal ou fracionária.
análise de situações-problema que envolvem operações comerciais e a partir delas tomar decisões considerando as vantagens que se teria em cada situação.
colocação em jogo dos conhecimentos construídos sobre os números racionais, para poder compará-los.
compreensão e uso das regras do sistema de numeração decimal, para leitura e escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais de qualquer ordem de grandeza.
escrita de números racionais de uso frequente nas representações fracionária e decimal e localização deles na reta numérica.
Conforme Libâneo (2001, p. 124), Uma importante característica do planejamento é o seu caráter processual. O ato de planejar não se reduz à elaboração dos planos de trabalho, mas uma atividade permanente de reflexão e ação. Diante desta afirmativa, as principais funções do planejamento educativo são
determinar rigidamente os resultados a serem obtidos com determinada ação e definir as estratégias para atingi-los.
diagnosticar, definir objetivo, determinar as atividades/ tarefas a serem realizadas e avaliar os processos e resultados das ações.
transpor os princípios de determinada instituição para um plano de atividades educacionais a serem realizadas.
estabelecer metas e objetivos precisos para verificar se os mesmos foram atingidos ao final do processo educativo.
construir justificativas teórico-reflexivas para legitimar as ações a serem realizadas nos processos educativos.
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