Questões de Pedagogia

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O PDE indica a necessidade de integração entre a Educação Profissional e os seguintes níveis e/ou modalidades educacionais:

  • A. Ensino Médio e Educação Superior
  • B. Ensino Médio e Educação Superior
  • C. Educação Superior e Educação Tecnológica
  • D. Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos
  • E. Educação Fundamental e Educação de Jovens e Adultos

A partir das ideias expressas no texto acima, julgue os itens seguintes, relativos às culturas e tradições religiosas no Brasil.

Desde 2003, o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas de nível fundamental e médio é obrigatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), ao discorrer sobre os limites do enfoque psicométrico no campo da educação, afirma que os resultados dos testes

  • A.

    fornecem ao professor os conhecimentos necessários para planejar as intervenções pedagógicas junto ao aluno com deficiência mental.

  • B.

    informam ao professor sobre as atuais capacidades de aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência mental.

  • C.

    possibilitam ao professor prever o desenvolvimento das futuras capacidades do aluno com deficiência mental, dado que a inteligência é uma capacidade imutável.

  • D.

    informam ao professor sobre as capacidades atuais e futuras do aluno com deficiência mental, uma vez que o quociente intelectual é estável e imutável.

  • E.

    são de pouca utilidade para o professor, pois não informam sobre o que planejar e como realizar as intervenções educacionais e pedagógicas junto ao aluno com deficiência mental.

Observe a foto e leia o texto.

Imagens e textos sobre quilombos e quilombolas como os apresentados podem servir como ponto de partida para o professor desenvolver com seus alunos a habilidade de

  • A.

    reconhecer transformações na estrutura demográfica nas regiões brasileiras.

  • B.

    propor intervenções no ambiente escolar para o controle preventivo de situações de risco.

  • C.

    identificar permanências e transformações no ambiente natural.

  • D.

    identificar processos históricos relacionados a impactos no meio ambiente.

  • E.

    reconhecer a diversidade étnico-racial brasileira, suas manifestações e representações.

Compreendendo que a identidade profissional do professor é construída ao longo do seu percurso, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. As práticas sociais vivenciadas em outros espaços corroboram na formação da sua identidade.

II. Há interferência dos rituais, linguagens e gramaticalidade inerentes à localidade (territorialidade) em que vive, na sua constituição de professor.

III. A formação é a única influência capaz de moldar a identidade do professor.

IV. A história de vida influencia na atividade profissional.

  • A. somente I e II estão corretas
  • B. somente I, II e IV estão corretas
  • C. somente I, III e IV estão corretas
  • D. somente II e IV estão corretas
  • E. Somente III e IV estão correta

As disfunções cognitivas mais evidenciadas por pessoas com deficiência mental, conforme resultados de pesquisas, referem-se a estratégias gerais de aprendizagem ou procedimentos gerais de abordagem da informação, da experiência e das tarefas, conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004).

Sendo assim, e de acordo com os modelos cognitivos de desenvolvimento, a ênfase da intervenção pedagógica deve recair

  • A.

    em tarefas de treinamento da memória, raciocínio, atenção e concentração.

  • B.

    na proposição de estratégias voltadas à atenção e registros sensoriais/discriminatórios.

  • C.

    na instauração de estratégias mais funcionais de processamento da informação.

  • D.

    em tarefas cotidianas discriminatórias e motrizes e na comunicação verbal.

  • E.

    na linguagem verbal e escrita, no cálculo matemático e nos conhecimentos do meio.

Leia a poesia.

Tomando como ponto de partida a poesia, o professor pode propor aos alunos a discussão do conceito de “estações do ano”, destacando

  • A.

    a inversão das estações entre o Nordeste e o Sul do Brasil, como consequência das diferenças entre os hemisférios Norte e Sul.

  • B.

    a existência de um período em que ocorre o fenômeno do “sol da meia noite” no Nordeste, pois é uma região muito próxima ao Equador.

  • C.

    o fato de que a ideia de quatro estações bem definidas não pode ser aplicada a todos os lugares, como o Nordeste brasileiro.

  • D.

    a relação entre povos festivos e climas quentes, o que explica porque o verão é uma estação tão comprida na região Nordeste.

  • E.

    a dependência do homem em relação ao clima, posto que no Nordeste brasileiro só se trabalha no inverno, que dura três meses no ano.

Analise as afirmativas abaixo sobre a gestão educacional, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que representa a sequência correta.

( ) O processo de descentralização educacional ocorre simultaneamente com os processos de centralização, como por exemplo, o atendimento à legislação.

( ) Para haver a democratização da gestão escolar os processos de descentralização e de autonomia da escola são prescindíveis.

( ) A descentralização na educação é um movimento da América Latina.

( ) A desconcentração é a última etapa de um processo de descentralização exitoso.

  • A. V – V – V – F
  • B. V – F – F – F
  • C. F – F – V –V
  • D. F – V – F – V
  • E. F – F – F – F

Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.

Entre os adeptos da educação progressista, que defendem que a escola deve formar cidadãos críticos e politizados, capazes de participar ativamente da mudança social, há os que destacam a importância da assimilação do saber técnico e científico pelo educando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), estudos epidemiológicos sobre as causas da deficiência mental revelam que ela decorre da

  • A.

    ação de fatores de natureza biológica ou orgânica, apenas.

  • B.

    ação de fatores de natureza psicossocial, apenas.

  • C.

    ação de fatores de natureza psicológica, apenas.

  • D.

    interação e/ou acumulação de vários fatores, de natureza biológica e/ou psicossocial.

  • E.

    interação e/ou acumulação de vários fatores, de natureza física ou psicológica.

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