Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O PDE indica a necessidade de integração entre a Educação Profissional e os seguintes níveis e/ou modalidades educacionais:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A partir das ideias expressas no texto acima, julgue os itens seguintes, relativos às culturas e tradições religiosas no Brasil.
Desde 2003, o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas de nível fundamental e médio é obrigatório.
Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), ao discorrer sobre os limites do enfoque psicométrico no campo da educação, afirma que os resultados dos testes
fornecem ao professor os conhecimentos necessários para planejar as intervenções pedagógicas junto ao aluno com deficiência mental.
informam ao professor sobre as atuais capacidades de aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência mental.
possibilitam ao professor prever o desenvolvimento das futuras capacidades do aluno com deficiência mental, dado que a inteligência é uma capacidade imutável.
informam ao professor sobre as capacidades atuais e futuras do aluno com deficiência mental, uma vez que o quociente intelectual é estável e imutável.
são de pouca utilidade para o professor, pois não informam sobre o que planejar e como realizar as intervenções educacionais e pedagógicas junto ao aluno com deficiência mental.
Observe a foto e leia o texto.
Imagens e textos sobre quilombos e quilombolas como os apresentados podem servir como ponto de partida para o professor desenvolver com seus alunos a habilidade de
reconhecer transformações na estrutura demográfica nas regiões brasileiras.
propor intervenções no ambiente escolar para o controle preventivo de situações de risco.
identificar permanências e transformações no ambiente natural.
identificar processos históricos relacionados a impactos no meio ambiente.
reconhecer a diversidade étnico-racial brasileira, suas manifestações e representações.
Compreendendo que a identidade profissional do professor é construída ao longo do seu percurso, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. As práticas sociais vivenciadas em outros espaços corroboram na formação da sua identidade.
II. Há interferência dos rituais, linguagens e gramaticalidade inerentes à localidade (territorialidade) em que vive, na sua constituição de professor.
III. A formação é a única influência capaz de moldar a identidade do professor.
IV. A história de vida influencia na atividade profissional.
As disfunções cognitivas mais evidenciadas por pessoas com deficiência mental, conforme resultados de pesquisas, referem-se a estratégias gerais de aprendizagem ou procedimentos gerais de abordagem da informação, da experiência e das tarefas, conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004).
Sendo assim, e de acordo com os modelos cognitivos de desenvolvimento, a ênfase da intervenção pedagógica deve recair
em tarefas de treinamento da memória, raciocínio, atenção e concentração.
na proposição de estratégias voltadas à atenção e registros sensoriais/discriminatórios.
na instauração de estratégias mais funcionais de processamento da informação.
em tarefas cotidianas discriminatórias e motrizes e na comunicação verbal.
na linguagem verbal e escrita, no cálculo matemático e nos conhecimentos do meio.
Leia a poesia.
Tomando como ponto de partida a poesia, o professor pode propor aos alunos a discussão do conceito de estações do ano, destacando
a inversão das estações entre o Nordeste e o Sul do Brasil, como consequência das diferenças entre os hemisférios Norte e Sul.
a existência de um período em que ocorre o fenômeno do sol da meia noite no Nordeste, pois é uma região muito próxima ao Equador.
o fato de que a ideia de quatro estações bem definidas não pode ser aplicada a todos os lugares, como o Nordeste brasileiro.
a relação entre povos festivos e climas quentes, o que explica porque o verão é uma estação tão comprida na região Nordeste.
a dependência do homem em relação ao clima, posto que no Nordeste brasileiro só se trabalha no inverno, que dura três meses no ano.
Analise as afirmativas abaixo sobre a gestão educacional, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que representa a sequência correta.
( ) O processo de descentralização educacional ocorre simultaneamente com os processos de centralização, como por exemplo, o atendimento à legislação.
( ) Para haver a democratização da gestão escolar os processos de descentralização e de autonomia da escola são prescindíveis.
( ) A descentralização na educação é um movimento da América Latina.
( ) A desconcentração é a última etapa de um processo de descentralização exitoso.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.
Entre os adeptos da educação progressista, que defendem que a escola deve formar cidadãos críticos e politizados, capazes de participar ativamente da mudança social, há os que destacam a importância da assimilação do saber técnico e científico pelo educando.
Conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), estudos epidemiológicos sobre as causas da deficiência mental revelam que ela decorre da
ação de fatores de natureza biológica ou orgânica, apenas.
ação de fatores de natureza psicossocial, apenas.
ação de fatores de natureza psicológica, apenas.
interação e/ou acumulação de vários fatores, de natureza biológica e/ou psicossocial.
interação e/ou acumulação de vários fatores, de natureza física ou psicológica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...