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Considere o texto a seguir:
Segundo o texto, o uso da internet na educação, nos dias de hoje,
equivale à utilização de uma nova técnica, como foi, um dia, a incorporação no cotidiano de equipamentos que facilitaram a escrita e a comunicação.
mostra-se problemático à formação do cidadão, pois disponibiliza ao aluno uma quantidade muito grande de informações.
dispensa as práticas de leitura e escrita, pois prioriza-se a compreensão da linguagem digital e o uso dos recursos do computador.
deve se restringir ao uso de programas como o Word, para o domínio do teclado e o desenvolvimento da escrita e da leitura.
potencializa o alcance de atividades pedagógicas, como o letramento e o aprendizado da pesquisa, bem como o acesso à informação.
Assinale a alternativa que explica a seguinte afirmação:
A transição do paradigma taylorista/fordista para o novo paradigma técnico econômico traz uma nova concepção de formação profissional. Os currículos passam a serem concebidos sob o modelo de competência.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.
A tendência pedagógica liberal caracteriza-se pela defesa da liberdade de ensino e por atribuir à escola papel que transcende os limites do campo pedagógico, visto que cabe à escola também propiciar a construção da autonomia do sujeito que aprende e, consequentemente, a sua emancipação.
O diagnóstico de deficiência mental por si só não permite prever as necessidades e a planificação de serviços de apoio que a pessoa irá utilizar nos diferentes estágios de sua vida. Neste sentido, a CIF (2004), em seu conjunto, ressalta a importância dos profissionais de diferentes áreas atentarem para
os resultados obtidos nas avaliações psicodiagnósticas.
os níveis de funcionalidade e de incapacidade apresentados pela pessoa.
a saúde psíquica da pessoa com deficiência mental.
a discrepância entre a idade mental e a idade cronológica da pessoa.
os níveis de funcionalidade e os fatores socioeconômicos da pessoa.
Considere as imagens.
Considerando a evolução da sociedade brasileira, é correto afirmar que as manifestações culturais retratadas nas figuras, entre outras,
mostraram o nível de desenvolvimento cultural do povo africano, considerado inferior até o século XIX.
mantiveram vivas suas raízes africanas, que passaram a ser valorizadas nas últimas décadas do século XX.
referiram-se a aspectos religiosos dos povos africanos como o misticismo e a divinização da natureza viva.
adotaram os valores dominantes de origem europeia, incentivando a luta por direitos iguais para os negros.
procuraram negar a existência de influência europeia na formação cultural dos afro-descendentes no país.
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Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.
O movimento pela educação popular, iniciado no governo de Getúlio Vargas, concentrou-se, prioritariamente, na educação formal, atribuindo ao educador um papel central e diretivo na mediação do processo educativo.
Na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde − CIF (2004), afirma-se que fatores ambientais, de natureza física, social e atitudinal, podem constituir barreiras ou obstáculos à funcionalidade de uma pessoa com deficiência.
As barreiras atitudinais referem-se a
ações positivas das pessoas em relação à incapacidade do indivíduo com deficiência mental.
políticas públicas favoráveis ao bem-estar da pessoa com deficiência mental.
atendimento educacional adequado às necessidades dos alunos com deficiência mental.
ambiente físico adequado que promove a funcionalidade da pessoa, reduzindo seus impedimentos.
relações interpessoais baseadas em preconceitos e estigmas em relação às pessoas com deficiência mental.
Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que um estudo sobre o processo de desmatamento da Mata Atlântica, em sala de aula, permite trabalhar com os alunos
a História com temas exclusivos da área de Geografia, como a urbanização, desvinculados da questão ambiental.
o sistema de produção mercantil desvinculado do processo de destruição da biodiversidade no período colonial.
a importância histórica da produção agropecuária para a preservação do meio ambiente para as novas gerações.
o processo de ocupação e expansão do território brasileiro e os impactos desse processo na natureza.
as teorias sobre como viabilizar pesquisas sobre o meio ambiente baseadas na evolução econômica do Brasil.
Leia o trecho de Todos juntos, do musical infantil Os saltimbancos (1977), versão de Chico Buarque:
Dentre os fatores favoráveis à utilização da energia nuclear, apesar dos perigos que ela apresenta, está
a tecnologia das usinas, que não dependem de fontes de energia e água para funcionar.
o baixo impacto ambiental da implantação das usinas, que não geram gases responsáveis pelo efeito estufa.
a ação dos órgãos internacionais, que proíbem a instalação de usinas em áreas sujeitas a desastres naturais.
a produção de poucos resíduos, que não exigem tratamento especial para sua deposição final.
a necessidade de poucos controles, pois as usinas são construídas em locais fechados e distantes de áreas povoadas.
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Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.
As teorias da Escola Nova, inspiradas no pensamento iluminista europeu, representaram um avanço no que se refere à autonomia do pensamento pedagógico brasileiro.
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