Questões de Pedagogia

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Considere o texto a seguir:

Segundo o texto, o uso da internet na educação, nos dias de hoje,

  • A.

    equivale à utilização de uma nova técnica, como foi, um dia, a incorporação no cotidiano de equipamentos que facilitaram a escrita e a comunicação.

  • B.

    mostra-se problemático à formação do cidadão, pois disponibiliza ao aluno uma quantidade muito grande de informações.

  • C.

    dispensa as práticas de leitura e escrita, pois prioriza-se a compreensão da linguagem digital e o uso dos recursos do computador.

  • D.

    deve se restringir ao uso de programas como o Word, para o domínio do teclado e o desenvolvimento da escrita e da leitura.

  • E.

    potencializa o alcance de atividades pedagógicas, como o letramento e o aprendizado da pesquisa, bem como o acesso à informação.

Assinale a alternativa que explica a seguinte afirmação:

A transição do paradigma taylorista/fordista para o novo paradigma técnico econômico traz uma nova concepção de formação profissional. Os currículos passam a serem concebidos sob o modelo de competência.

  • A. A formação se dá no sentido da especialização de função cada vez maior para o trabalhador.
  • B. A formação se dá para o desempenho de uma grande variedade de tarefas previsíveis e rotineiras.
  • C. Os currículos são derivados de uma teoria de racionalidade técnica e um conjunto pré-definido de conhecimentos.
  • D. A formação profissional, em todos os níveis, tem a função de desenvolver a capacidade de programação dos recursos tecnológicos de última geração.
  • E. A formação profissional tem a função de desenvolver a flexibilidade, a mobilidade, a capacidade de moldar os novos processos de trabalho e as novas tecnologias.

Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.

A tendência pedagógica liberal caracteriza-se pela defesa da liberdade de ensino e por atribuir à escola papel que transcende os limites do campo pedagógico, visto que cabe à escola também propiciar a construção da autonomia do sujeito que aprende e, consequentemente, a sua emancipação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O diagnóstico de deficiência mental por si só não permite prever as necessidades e a planificação de serviços de apoio que a pessoa irá utilizar nos diferentes estágios de sua vida. Neste sentido, a CIF (2004), em seu conjunto, ressalta a importância dos profissionais de diferentes áreas atentarem para

  • A.

    os resultados obtidos nas avaliações psicodiagnósticas.

  • B.

    os níveis de funcionalidade e de incapacidade apresentados pela pessoa.

  • C.

    a saúde psíquica da pessoa com deficiência mental.

  • D.

    a discrepância entre a idade mental e a idade cronológica da pessoa.

  • E.

    os níveis de funcionalidade e os fatores socioeconômicos da pessoa.

Considere as imagens.

Considerando a evolução da sociedade brasileira, é correto afirmar que as manifestações culturais retratadas nas figuras, entre outras,

  • A.

    mostraram o nível de desenvolvimento cultural do povo africano, considerado inferior até o século XIX.

  • B.

    mantiveram vivas suas raízes africanas, que passaram a ser valorizadas nas últimas décadas do século XX.

  • C.

    referiram-se a aspectos religiosos dos povos africanos como o misticismo e a divinização da natureza viva.

  • D.

    adotaram os valores dominantes de origem europeia, incentivando a luta por direitos iguais para os negros.

  • E.

    procuraram negar a existência de influência europeia na formação cultural dos afro-descendentes no país.

Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.

O movimento pela educação popular, iniciado no governo de Getúlio Vargas, concentrou-se, prioritariamente, na educação formal, atribuindo ao educador um papel central e diretivo na mediação do processo educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde − CIF (2004), afirma-se que fatores ambientais, de natureza física, social e atitudinal, podem constituir barreiras ou obstáculos à funcionalidade de uma pessoa com deficiência.

As “barreiras atitudinais” referem-se a

  • A.

    ações positivas das pessoas em relação à incapacidade do indivíduo com deficiência mental.

  • B.

    políticas públicas favoráveis ao bem-estar da pessoa com deficiência mental.

  • C.

    atendimento educacional adequado às necessidades dos alunos com deficiência mental.

  • D.

    ambiente físico adequado que promove a funcionalidade da pessoa, reduzindo seus impedimentos.

  • E.

    relações interpessoais baseadas em preconceitos e estigmas em relação às pessoas com deficiência mental.

Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que um estudo sobre o processo de desmatamento da Mata Atlântica, em sala de aula, permite trabalhar com os alunos

  • A.

    a História com temas exclusivos da área de Geografia, como a urbanização, desvinculados da questão ambiental.

  • B.

    o sistema de produção mercantil desvinculado do processo de destruição da biodiversidade no período colonial.

  • C.

    a importância histórica da produção agropecuária para a preservação do meio ambiente para as novas gerações.

  • D.

    o processo de ocupação e expansão do território brasileiro e os impactos desse processo na natureza.

  • E.

    as teorias sobre como viabilizar pesquisas sobre o meio ambiente baseadas na evolução econômica do Brasil.

Leia o trecho de Todos juntos, do musical infantil Os saltimbancos (1977), versão de Chico Buarque:

Dentre os fatores favoráveis à utilização da energia nuclear, apesar dos perigos que ela apresenta, está

  • A.

    a tecnologia das usinas, que não dependem de fontes de energia e água para funcionar.

  • B.

    o baixo impacto ambiental da implantação das usinas, que não geram gases responsáveis pelo efeito estufa.

  • C.

    a ação dos órgãos internacionais, que proíbem a instalação de usinas em áreas sujeitas a desastres naturais.

  • D.

    a produção de poucos resíduos, que não exigem tratamento especial para sua deposição final.

  • E.

    a necessidade de poucos controles, pois as usinas são construídas em locais fechados e distantes de áreas povoadas.

Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.

As teorias da Escola Nova, inspiradas no pensamento iluminista europeu, representaram um avanço no que se refere à autonomia do pensamento pedagógico brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado
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