Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.

O termo deficiência expressa restrição física, mental ou sensorial, de caráter permanente ou transitório, limitadora da capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.

Para Émile Durkheim, por meio da educação, um mecanismo de coerção social com função socializadora, os indivíduos assimilam os fatos sociais e se preparam para a vida em sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando o aluno com deficiência física não consegue realizar a seleção direta do item pretendido na sua prancha eletrônica, há abordagens de seleção indireta por processo de

  • A.

    opção eletrônica.

  • B.

    led.

  • C.

    ensaio e erro.

  • D.

    varredura.

  • E.

    pictograma.

Durante a aula foi apresentada a receita de um bolo:

BOLO DE CENOURA

1 xícara de óleo

2 colheres de sopa de fermento em pó

2 xícaras de açúcar

3 ovos

3 xícaras de farinha de trigo

4 cenouras médias descascadas e fatiadas

Modo de fazer:

Bata o açúcar, os ovos e o óleo no liquidificador. Numa vasilha, despeje a mistura e acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó. Coloque a massa numa assadeira untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido por 45 minutos. A receita rende 20 porções.

Para uma sala de 30 alunos, a professora propôs as seguintes questões:

− Uma receita será suficiente para todos?

− Levando-se em conta que a receita não aceita redução (não há como dividir ovos ao meio) e que todos os alunos consumam uma porção, quantas receitas deverão ser feitas, no mínimo?

− Considerando-se a quantidade mínima de receitas, quantos pedaços de bolo sobrarão?

Espera-se que, com a realização dessa atividade, a professora verifique se os alunos são capazes de

  • A.

    analisar, interpretar, e formular situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações com números naturais.

  • B.

    resolver diferentes operações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais, do cálculo mental, e usar estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental ou da calculadora.

  • C.

    comparar e ordenar números racionais de uso frequente nas representações fracionária e decimal.

  • D.

    identificar e produzir frações equivalentes, pela observação de representações gráficas e de regularidades nas escritas numéricas.

  • E.

    reconhecer e fazer leitura de números racionais no contexto diário nas representações fracionária e decimal.

A gestão por competências é caracterizada por ser

  • A.

    um processo pontual de formação que visa ao desenvolvimento de competências para a realização das funções compatíveis com determinado cargo.

  • B.

    uma estratégia de gestão que valoriza as competências da instituição, para que a partir delas sejam desenvolvidas competências individuais em seus profissionais/funcionários.

  • C.

    um modelo de gestão aberto e flexível que pretende desenvolver nos profissionais competências individuais que dizem respeito ao mundo do trabalho, independentemente do tipo de organização em que atuam.

  • D.

    um modelo de gestão democrática que visa a identificar nos profissionais quais suas principais competências e como as mesmas poderão contribuir para o desenvolvimento da organização.

  • E.

    um processo que visa ao desenvolvimento e à avaliação (nos diferentes níveis − individual, grupal e institucional) de competências para a obtenção de metas e objetivos estabelecidos por determinada organização.

Numa abordagem sociológica e crítica, o currículo pressupõe:

  • A.

    As dimensões técnicas, voltadas para questões relacionadas a procedimentos, estratégias e métodos.

  • B.

    Implicações nas relações de poder, com visões sociais particulares, produzindo identidades individuais.

  • C.

    Planejamento científico das ações pedagógicas, de modo a evitar que o comportamento e o sentimento se desviem de metas e padrões predefinidos.

  • D.

    Produção de significações e sentidos da prática cultural no campo da transformação das relações de poder.

  • E.

    Organização das diferentes áreas do conhecimento na definição da grade curricular.

Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.

De acordo com John Dewey, a educação deve pautar-se por valores democráticos e ter o aluno como o ator principal do processo educacional, oferecendo-lhe condições para que solucione sozinho os seus problemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre informática para alunos com deficiência física, está correto:

  • A.

    Não se deve contar com os meios eletrônicos para atividades pedagógicas e para comunicação, porque sempre há o risco de mau funcionamento dos mesmos.

  • B.

    O aluno que tem um recurso sofisticado de comunicação suplementar e alternativa (alta tecnologia) pode prescindir do sistema em papel (baixa tecnologia).

  • C.

    O aluno com deficiência física deve utilizar o computador apenas na sala multifuncional, para não constranger os colegas de sala que não dispõem de equipamento equivalente.

  • D.

    O aluno com paralisia cerebral precisa ser treinado para se adaptar ao acionador.

  • E.

    Por mais comprometida que seja a motricidade, sempre há uma maneira de desenhar acionadores capazes de responder a movimentos muito sutis do usuário.

A professora de 3º ano apresentou a seguinte situação-problema:

Leonardo é 6 anos mais velho que João, que tem 5 anos.

Quantos anos Leonardo tem? Em relação ao campo aditivo, o problema citado relaciona-se essencialmente com o significado de:

  • A.

    composição.

  • B.

    transformação.

  • C.

    comparação.

  • D.

    representação.

  • E.

    estimativas.

Segundo Bloom (1950), para que um programa de formação seja bem avaliado, ele precisa ter

  • A.

    bons profissionais envolvidos.

  • B.

    curta duração.

  • C.

    metodologia clara e adequada. obj

  • D.

    etivos claros e bem definidos.

  • E.

    materiais adequados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...