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Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 10 a 12.
No recreio, um grupo de alunos de 4º ano está conversando. Um deles diz: − Não adianta a gente ficar brava com os alunos do 4º ano B. Só piora as coisas. Eles são muito ruins e fazem coisas más. Só que não adianta a gente querer revidar. Outro responde: − É isso aí: a gente tem que fingir que está na maior calma. Outro, ainda, fala: − Eu acho melhor rezar...'
Você, ao ouvir a conversa, decide que é muito importante que esses alunos
saibam que é possível e desejável que reajam na mesma medida, dando uma lição aos colegas e colocando um ponto final nessa situação triste e humilhante.
entendam que raiva e frustração são sentimentos que prejudicam a aprendizagem, levando à indisciplina, à revolta e à agressividade na escola.
reflitam sobre o que pode estar levando os colegas a agirem de modo violento, fazendo um exame de consciência para verificar se, por acaso, não os ofenderam.
entendam que toda conduta pode ser justificada e perdoada, de modo que o melhor a fazer é desculpar a ação dos colegas e evitar entrar em novos conflitos.
participem de um projeto em sala de aula, sob sua orientação, para refletir sobre a experiência, examinar posições e ampliar o entendimento da questão.
Muitos alunos com paralisia cerebral que estudam em escolas públicas não contam com atendimento de profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia ou terapia ocupacional, apesar da importância de tal acompanhamento. Recorrendo à bibliografia disponível gratuitamente no portal de ajudas técnicas do MEC ou à literatura especializada, o professor da rede regular de ensino poderá encontrar informações para improvisar recursos e adaptar materiais e instrumentos para promover a autonomia do seu aluno com deficiência em atividades gráficas na sala de aula. O recurso que requer a indicação de um profissional de saúde, não podendo ser improvisado pelo professor, é
a base antiderrapante na carteira sob os materiais.
a prancha inclinada com alfabeto fixado com velcro.
a órtese manual com encaixe para pincel engrossado.
a caneta hidrográfica engrossada com espuma.
o apontador adaptado preso a bloco de madeira.
O uso devidamente contextualizado de bilhetes e anúncios, em salas de aula,
dificulta o trabalho docente de análise de textos, por não apresentarem recursos linguísticos mais elaborados.
compromete seu entendimento como veículos de comunicação, pela dificuldade oferecida em um início de aprendizagem.
pode, por apresentarem frequentes deslizes em relação à norma culta, dificultar o aprendizado correto da escrita.
prejudica o planejamento das atividades docentes pela dificuldade em obter textos adequados a tais atividades.
favorece o trabalho com textos de diversos tipos, que despertam o interesse dos alunos por pertencerem à sua realidade.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 18 e 19.
Cláudia acaba de assumir a gestão de uma escola situada na região central de uma cidade de médio porte que atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos três turnos de funcionamento. Isso significa que, num mesmo horário, a faixa etária dos alunos é diversa (dos 11 aos 18 anos). A escola tem apresentado muitas dificuldades para atender às diferenças de características e necessidades desses alunos. E, para agravar esse quadro, a escola recebe alunos de diferentes regiões da cidade. No primeiro contato que teve com o corpo docente, Claudia ouviu muitas queixas: os professores reclamaram dos problemas de indisciplina, do pouco interesse dos alunos em aprender. Ela ficou impressionada com o clima de insatisfação na escola e com as queixas de que os papéis de cada um não estavam claramente definidos.
Tendo em vista as diferenças de faixa etária e de situações socioeconômicas em que vivem os alunos da escola, a equipe escolar deverá discutir e definir ações considerando
a importância de não usar diferentes e flexíveis modos de organização do tempo, do espaço e de agrupamento dos alunos para favorecer e enriquecer seu processo de aprendizagem.
as necessidades de cuidados e a forma peculiar de aprender, desenvolver-se e interagir socialmente dos alunos em cada etapa de sua escolaridade.
as relações entre ensino e aprendizagem e o uso de diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos buscando atingir igualmente todos os alunos.
importância de conhecer cientificamente os adolescentes, para favorecer a ação autônoma dos alunos e sua participação.
a necessidade de estimular e reconhecer que a participação em grêmios pode ser uma prática educativa importante na formação da cidadania.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.
A técnica que consiste em colocar pessoas em situações hipotéticas a fim de fazê-las demonstrar a sua reação em face dessas situações denomina-se dinâmica de grupo.
A Constituição Federal de 1988 estabelece que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
I. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.
II. Proibição de trabalho perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos.
III. Proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos.
IV. Proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
II e III.
II e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 10 a 12.
No recreio, um grupo de alunos de 4º ano está conversando. Um deles diz: − Não adianta a gente ficar brava com os alunos do 4º ano B. Só piora as coisas. Eles são muito ruins e fazem coisas más. Só que não adianta a gente querer revidar. Outro responde: − É isso aí: a gente tem que fingir que está na maior calma. Outro, ainda, fala: − Eu acho melhor rezar...'
Reconhecendo que essa é uma situação muito comum atualmente no dia a dia das escolas, você
proporia uma gincana, na qual grupos rivais seriam forçados a fazer as pazes.
exporia a situação na sala de aula, para que todos pudessem condenar essa conduta.
comunicaria à direção que há alunos na escola que gostam de humilhar os outros.
incluiria, em seu plano de aula, espaços para discutir com seus alunos os motivos da violência.
discutiria a necessidade de se contar, na escola, com maior vigilância policial.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima, julgue os próximos itens.
De acordo com Paulo Freire, seja autoritária, boazinha, irresponsável, amorosa, mal-humorada ou competente, a postura do professor sempre deixará marcas em seus alunos.
Considerando a realidade da escola pública no Brasil, a cadeira adaptada mais adequada para um aluno em estudo do meio de dia inteiro em um museu de história é
o cantinho de madeira.
a cadeira de plástico de banho com cinto toráxico.
a cadeira de rodas motorizada standup.
a cadeira de rodas esportiva.
a cadeira de rodas com bandeja recortada.
Duas professoras de Ciências de uma mesma escola têm concepções bem distintas sobre o processo de ensino-aprendizagem. A primeira planeja uma aula na qual metade do tempo é empregada para o debate dos conhecimentos prévios dos alunos, enquanto a segunda vai diretamente ao livro, pedindo que eles leiam o texto e em seguida respondam a um questionário. A principal diferença entre a primeira e a segunda professora é que a primeira considera que
quanto mais tempo o aluno tiver em contato com os conceitos científicos, mais fácil será a assimilação desses conceitos.
encontrar significado para temas científicos envolve estabelecer relações entre o que já se sabe e o que se aprende.
o levantamento de conhecimentos prévios facilita as trocas afetivas e o envolvimento de classe, mas não contribui para a aprendizagem.
a aprendizagem reflete uma resposta apropriada a um estímulo; caso esse estímulo seja adequado, a aprendizagem também será.
ensinar ciências é desconsiderar o conhecimento de senso comum dos alunos.
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