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Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
A Declaração da Guatemala, de 1999, associa o termo inclusão à ideia de acessibilidade.
Há diversos recursos de tecnologia assistiva desenhados para que alunos com distúrbio neuromotor, que afeta os membros superiores, tenham maior autonomia nas atividades pedagógicas em sala de aula. No caso de Gustavo, 9 anos, que tem paralisia cerebral e apresenta movimentação involuntária, a solução que promoverá a leitura de O menino maluquinho, de Ziraldo é:
letras móveis e suporte para texto tipo canaleta.
engrossador de lápis e pulseiras de peso.
participação de um ledor e de um escriba.
prancha inclinada e separador de páginas de feltro.
uso de placa de metal e letras imantadas.
Na HTPC, uma professora perguntou o que é avaliação externa. A coordenadora pedagógica respondeu que essa avaliação busca subsidiar a tomada de decisão no âmbito dos sistemas de ensino, ao fornecer informações sobre
as estratégias de ensino dos professores e o perfil de aprendizagem dos alunos.
as modalidades de gestão e os recursos disponíveis para implementá-las.
o nível maturacional dos alunos e seu grau de desenvolvimento cognitivo.
as competências e habilidades dos alunos e a adequação do currículo em vigor.
os fatores familiares e sociodemográficos implicados na aprendizagem discente.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem.
O pedagogo deve atuar na mediação de conflitos organizacionais, adotando, em tais circunstâncias, postura coercitiva.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.
As competências, relacionadas principalmente à vivência dos profissionais, agregam valor econômico e social a indivíduos e organizações.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
A educação especial inclusiva não prevê programas de atendimento à população indígena.
Luana, 6 anos, apresenta malformação congênita do tubo neural, hidrocefalia associada, com desvio de líquido cefalorraquiano por válvula. Apresenta falta de controle de esfíncteres (usa fraldas) e se locomove com cadeira de rodas. É compatível com essa descrição:
espinha bífida.
acondroplasia.
paralisia cerebral atáxica.
artrite reumatoide.
esclerose múltipla.
Durante os encontros de planejamento do ano letivo em uma escola, discutiu-se sobre a necessidade de prever estratégias de ensino que possibilitem estabelecer os vínculos entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios do aluno. Para tanto, é preciso
I. determinar que interesses, motivações, comportamento, habilidades etc. devem constituir o ponto de partida.
II. esclarecer ao aluno que o sucesso da aprendizagem implica dedicação e esforço e que, nem sempre, as atividades que realiza satisfaz a alguma necessidade.
III. gerar um ambiente em que seja possível que os alunos se abram, façam perguntas e comentem o processo que seguem, por meio de situações de diálogo e participação.
IV. promover atividades comunicativas que fomentem a competitividade entre os estudantes e lhes permitam adquirir, progressivamente, mais possibilidades de atuar de forma autônoma.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a concepção contemporânea de pedagogia empresarial, a atuação do pedagogo deve estar articulada à dos demais profissionais da área de gestão, a fim de favorecer a elaboração e a consolidação de planos, projetos e ações da organização que visem ao desenvolvimento de competências e à melhoria do desempenho dos funcionários.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.
O conceito de trilhas de aprendizagem pressupõe a conciliação das necessidades da empresa com os interesses dos seus empregados.
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