Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 18 e 19.
Cláudia acaba de assumir a gestão de uma escola situada na região central de uma cidade de médio porte que atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos três turnos de funcionamento. Isso significa que, num mesmo horário, a faixa etária dos alunos é diversa (dos 11 aos 18 anos). A escola tem apresentado muitas dificuldades para atender às diferenças de características e necessidades desses alunos. E, para agravar esse quadro, a escola recebe alunos de diferentes regiões da cidade. No primeiro contato que teve com o corpo docente, Claudia ouviu muitas queixas: os professores reclamaram dos problemas de indisciplina, do pouco interesse dos alunos em aprender. Ela ficou impressionada com o clima de insatisfação na escola e com as queixas de que os papéis de cada um não estavam claramente definidos.
Nessa situação, é fundamental que a gestora proponha a reelaboração da Proposta Pedagógica da escola, a qual representa
as formas de organização da escola e do conhecimento oficial que será objeto de estudo dos alunos em atendimento às especificidades de cada um.
a compreensão da escola sobre seu papel e suas finalidades, buscando o atendimento das necessidades do mundo contemporâneo.
o registro do planejamento coletivo e de um amplo processo de negociação com todos os atores da escola (gestores, professores, pais, alunos, funcionários).
as práticas de ensino e de aprendizagem desenvolvidas pela escola, com especial atenção ao currículo da rede de ensino.
o conjunto de ações de natureza administrativa, que buscam garantir a qualidade do ensino e o atendimento às normatizações vigentes.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.
Equipes autogerenciadas caracterizam-se pela ausência de um líder, devendo as decisões ser tomadas por todos os seus membros, coletivamente.
A escola pública brasileira, mediante a forma como organiza seu trabalho pedagógico e estabelece seus regulamentos, ritmos e rituais, ainda está longe de
conseguir organizar o ensino de forma a combater o atraso cultural das pessoas com baixo poder aquisitivo.
vencer os problemas decorrentes da heterogeneidade cultural existente entre as crianças, os jovens e os adultos.
conquistar melhores patamares de eficiência no processo educativo de sua clientela multicultural.
produzir o sucesso escolar e de alcançar os fins educacionais assegurados constitucionalmente.
realizar uma proposta educacional que padronize os diferentes comportamentos dos alunos para, assim, evitar as várias transgressões nela existentes.
Na sociedade de hoje, são indesejáveis tanto a exclusão pela falta de acesso a bens materiais quanto a exclusão pela falta de acesso ao conhecimento e aos bens culturais. No Brasil essa tendência caminha paralelamente à democratização do acesso a níveis educacionais além do ensino obrigatório. Nesse quadro ganha importância redobrada
o acesso aos meios de comunicação e informação.
o conhecimento e os bens culturais.
a qualidade da educação oferecida nas escolas públicas.
o aluno e suas necessidades psicossociais.
as condições econômicas e sociais dos alunos.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima, julgue os próximos itens.
O processo de educação na sociedade tecnológica deve ter como foco principal as deficiências dos alunos e trabalhar nas mudanças para que os educandos conquistem autonomia e liberdade de pensar e agir.
O recurso utilizado na informática para impedir que o usuário aperte várias teclas ao mesmo tempo é
a tela sensível ao toque.
o roller mouse.
o switch mouse.
o teclado expandido.
a colmeia de acrílico.
Um professor, que desconsidera o conhecimento prévio do estudante e se orienta pelo ensino centrado no conhecimento científico historicamente acumulado, tem por objetivo
ajudar o aluno a construir conceitos de forma gradual.
promover o desenvolvimento de aprendizagem significativa.
propiciar o conhecimento de conceitos de forma contextualizada.
transmitir as verdades científicas de forma simplificada.
mostrar que esse conhecimento é uma construção humana.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico da realidade institucional e o planejamento das atividades educativas devem ser elaborados pelo setor de administração, cabendo ao pedagogo a execução de tais atividades.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.
A atividade de coaching tem como objetivo principal o treinamento personalizado dos coordenadores de equipe, visando enquadrá-los em padrões de comportamento técnico no trabalho.
Para Andy Hargreaves (2004), cada vez mais governos, empresas e educadores estão exigindo que os professores, na sociedade do conhecimento, se comprometam com
a aprendizagem baseada em padrões, na qual todos os alunos, e não apenas alguns, tenham bons desempenhos.
o aluno e suas necessidades, para atender às diversas demandas que os estudantes e as famílias trazem para a sala de aula.
a pesquisa acadêmica, para que desenvolvam habilidades que garantam uma atuação adequada aos novos eventos na ciência.
a tecnologia educacional, visando a favorecer o desenvolvimento de habilidades de raciocínio de ordem mais elevada.
o ensino, tornando público um saber restrito, que em cada época é tido socialmente como necessário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...