Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 18 e 19.

Cláudia acaba de assumir a gestão de uma escola situada na região central de uma cidade de médio porte que atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos três turnos de funcionamento. Isso significa que, num mesmo horário, a faixa etária dos alunos é diversa (dos 11 aos 18 anos). A escola tem apresentado muitas dificuldades para atender às diferenças de características e necessidades desses alunos. E, para agravar esse quadro, a escola recebe alunos de diferentes regiões da cidade. No primeiro contato que teve com o corpo docente, Claudia ouviu muitas queixas: os professores reclamaram dos problemas de indisciplina, do pouco interesse dos alunos em aprender. Ela ficou impressionada com o clima de insatisfação na escola e com as queixas de que os papéis de cada um não estavam claramente definidos.

Nessa situação, é fundamental que a gestora proponha a reelaboração da Proposta Pedagógica da escola, a qual representa

  • A.

    as formas de organização da escola e do conhecimento oficial que será objeto de estudo dos alunos em atendimento às especificidades de cada um.

  • B.

    a compreensão da escola sobre seu papel e suas finalidades, buscando o atendimento das necessidades do mundo contemporâneo.

  • C.

    o registro do planejamento coletivo e de um amplo processo de negociação com todos os atores da escola (gestores, professores, pais, alunos, funcionários).

  • D.

    as práticas de ensino e de aprendizagem desenvolvidas pela escola, com especial atenção ao currículo da rede de ensino.

  • E.

    o conjunto de ações de natureza administrativa, que buscam garantir a qualidade do ensino e o atendimento às normatizações vigentes.

Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.

Equipes autogerenciadas caracterizam-se pela ausência de um líder, devendo as decisões ser tomadas por todos os seus membros, coletivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A escola pública brasileira, mediante a forma como organiza seu trabalho pedagógico e estabelece seus regulamentos, ritmos e rituais, ainda está longe de

  • A.

    conseguir organizar o ensino de forma a combater o atraso cultural das pessoas com baixo poder aquisitivo.

  • B.

    vencer os problemas decorrentes da heterogeneidade cultural existente entre as crianças, os jovens e os adultos.

  • C.

    conquistar melhores patamares de eficiência no processo educativo de sua clientela multicultural.

  • D.

    produzir o sucesso escolar e de alcançar os fins educacionais assegurados constitucionalmente.

  • E.

    realizar uma proposta educacional que padronize os diferentes comportamentos dos alunos para, assim, evitar as várias transgressões nela existentes.

Na sociedade de hoje, são indesejáveis tanto a exclusão pela falta de acesso a bens materiais quanto a exclusão pela falta de acesso ao conhecimento e aos bens culturais. No Brasil essa tendência caminha paralelamente à democratização do acesso a níveis educacionais além do ensino obrigatório. Nesse quadro ganha importância redobrada

  • A.

    o acesso aos meios de comunicação e informação.

  • B.

    o conhecimento e os bens culturais.

  • C.

    a qualidade da educação oferecida nas escolas públicas.

  • D.

    o aluno e suas necessidades psicossociais.

  • E.

    as condições econômicas e sociais dos alunos.

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima, julgue os próximos itens.

O processo de educação na sociedade tecnológica deve ter como foco principal as deficiências dos alunos e trabalhar nas mudanças para que os educandos conquistem autonomia e liberdade de pensar e agir.

  • C. Certo
  • E. Errado

O recurso utilizado na informática para impedir que o usuário aperte várias teclas ao mesmo tempo é

  • A.

    a tela sensível ao toque.

  • B.

    o roller mouse.

  • C.

    o switch mouse.

  • D.

    o teclado expandido.

  • E.

    a colmeia de acrílico.

Um professor, que desconsidera o conhecimento prévio do estudante e se orienta pelo ensino centrado no conhecimento científico historicamente acumulado, tem por objetivo

  • A.

    ajudar o aluno a construir conceitos de forma gradual.

  • B.

    promover o desenvolvimento de aprendizagem significativa.

  • C.

    propiciar o conhecimento de conceitos de forma contextualizada.

  • D.

    transmitir as verdades científicas de forma simplificada.

  • E.

    mostrar que esse conhecimento é uma construção humana.

Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem.

O diagnóstico da realidade institucional e o planejamento das atividades educativas devem ser elaborados pelo setor de administração, cabendo ao pedagogo a execução de tais atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.

A atividade de coaching tem como objetivo principal o treinamento personalizado dos coordenadores de equipe, visando enquadrá-los em padrões de comportamento técnico no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Andy Hargreaves (2004), cada vez mais governos, empresas e educadores estão exigindo que os professores, na sociedade do conhecimento, se comprometam com

  • A.

    a aprendizagem baseada em padrões, na qual todos os alunos, e não apenas alguns, tenham bons desempenhos.

  • B.

    o aluno e suas necessidades, para atender às diversas demandas que os estudantes e as famílias trazem para a sala de aula.

  • C.

    a pesquisa acadêmica, para que desenvolvam habilidades que garantam uma atuação adequada aos novos eventos na ciência.

  • D.

    a tecnologia educacional, visando a favorecer o desenvolvimento de habilidades de raciocínio de ordem mais elevada.

  • E.

    o ensino, tornando público um saber restrito, que em cada época é tido socialmente como necessário.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...