Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima, julgue os próximos itens.
Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. Assim, os educadores devem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor.
Quando uma criança nasce sem um dos membros superiores devido a uma malformação congênita, ou se ela perde um membro por acidente, coloca-se em movimento a discussão sobre uso de uma prótese estética ou funcional. Como integrante da equipe de profissionais que trabalham com a criança que rejeita a prótese, cabe ao professor
explicar a ela que o processo de adaptação à prótese é muito simples; basta boa vontade.
estimular o uso funcional dos pés, por meio de prancha inclinada, para facilitar a realização de atividades escolares.
pedir aos pais que insistam para que ela use a prótese, para não chocar os outros alunos de classe.
ajudá-la a disfarçar o coto dentro da manga da blusa, para estimular a função manual.
explicar a ela que, se ela não aprender a usar a prótese quando pequena, mais tarde a adaptação será muito mais difícil.
Ah! Bons tempos aqueles em que a gente podia reter os alunos de uma série para a outra − falou um professor na reunião de HTPC. A coordenadora pedagógica que acompanhava a reunião percebeu que alguns docentes concordaram com a fala do professor e ficou preocupada. Resolveu que seria necessário aproveitar esse espaço para discutir com o corpo docente que o regime de progressão continuada exige um novo tratamento para o processo de avaliação na escola, transformando-o em
um aplicativo que permita sinalizar as heterogeneidades entre os alunos.
uma ferramenta que permita a promoção automática dos alunos.
um instrumento para classificar e seriar os alunos de acordo com o rendimento escolar.
um instrumento-guia essencial para a observação da progressão do aluno.
um mecanismo seguro de ajuste dos objetivos educacionais à realidade dos alunos.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem.
O pedagogo deve considerar os aspectos éticos implicados no treinamento, a fim de evitar o acirramento de conflitos no ambiente de trabalho, uma vez que o treinamento pode constituir estratégia de divulgação da cultura organizacional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.
Grupo focal e action learning são processos utilizados na resolução de problemas situacionais que ocorrem na equipe.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à função da comunidade escolar e aos atendimentos especializados, julgue os itens que se seguem.
A avaliação processual e formativa considera não só as aprendizagens atuais, mas também suas possibilidades de aprendizagens futuras.
Alunos com distúrbios neuromotores podem apresentar algumas alterações como aversão a certos tipos de estímulos táteis (defensividade tátil) e intolerância ao movimento, bem como alterações na discriminação tátil. Esse tipo de reação, com propostas para o tratamento, foi estudado
pelo método neuroevolutivo de Bobath.
pela abordagem construtivista de Piaget.
pela abordagem sociocultural de Vygotsky.
pela teoria de integração sensorial de Jean Ayres.
pelo método Doman-Delacato.
Um aluno do oitavo ano comenta com a coordenadora pedagógica que está gostando muito das aulas da professora Sonia e acrescenta: − Às vezes a gente faz grupos, porque uns têm dificuldade e uns têm facilidade. Ela coloca dois que têm facilidade e dois que têm dificuldade juntos. Por exemplo, eu explico para um aluno que tem mais dificuldade e, outro, que tem mais facilidade que eu, explica pra mim. É uma coisa de um ajudar o outro. Essa dinâmica possibilita
a cooperação intelectual, no sentido de operar junto, em benefício da aprendizagem.
o reconhecimento das diferenças intelectuais como algo permanente em alguns e ausente em outros.
a ressignificação da prática docente pelo professor e pelos alunos.
o controle do processo de aprendizagem e da avaliação do rendimento dos alunos.
o posicionamento do professor diante da classe como interlocutor dos alunos no processo de aprendizagem.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos aspectos éticos, políticos e administrativos implicados no trabalho do pedagogo nas organizações, julgue os itens que se seguem.
É atribuição do pedagogo empresarial coordenar programas de treinamento em serviço.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.
Para que a equipe possa desempenhar um bom trabalho, é importante que o seu líder tenha o poder de decisão, ainda que, para tomá-la, ele ouça as opiniões dos demais membros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...