Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.
Os alunos com altas habilidades/superdotação têm garantido o direito à aceleração de estudos para a conclusão escolar.
A distrofia muscular é uma doença de origem genética ou hereditária e natureza geralmente progressiva. Segundo Cardona Martín et al., está correto afirmar:
O educador, no caso de doenças degenerativas, deve sempre relevar as exigências acadêmicas e priorizar atividades que o aluno deseja realizar.
O treinamento físico intensivo e diário com pesos é indicado para elevar a tolerância à fadiga muscular.
Atividades relacionadas à melhoria da capacidade respiratória, como a música (canto ou tocar flauta doce) são recomendadas.
O aluno deve ser retirado do contexto escolar ao primeiro sinal de diminuição de capacidade, optando- se por aulas particulares em casa.
A distrofia muscular de Duchenne afeta apenas as as pessoas do sexo feminino.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 5 a 7.
A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola. Trata-se de um documento oficial em que estão registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola. Segundo o que está prescrito legalmente, esse documento orienta todas as ações da escola e é a base para a realização dos ajustes necessários. Mesmo considerando que a Proposta Pedagógica pode ser organizada de formas diferentes, é essencial constar dela os fundamentos legais que dão amparo para as suas ações, os planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries e a avaliação da aprendizagem.
Na Proposta Pedagógica da escola, no Regimento e no plano de cada professor, a avaliação está presente. Desse modo, com base no conhecimento daquilo que já está registrado na Proposta Pedagógica, é fundamental que a equipe gestora promova discussões coletivas que favoreçam
o conhecimento da definição já instaurada de avaliação na escola, que deve ser conhecida por professores, pais e alunos.
a compreensão das diferentes modalidades de avaliação, que se fundamentam na observação e no registro do desenvolvimento dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais.
a adoção, pelos professores, da avaliação formativa, que permite verificar a adequação dos padrões pretendidos e das tarefas propostas.
a definição de padrões claramente estabelecidos do que é necessário aprender e de seu caráter funcional, para que o aluno possa aplicá-lo em seu contexto de desenvolvimento pessoal.
a reflexão sobre o que a escola entende por avaliação, como os processos de avaliação acontecem de fato e de que forma eles são assimilados pelos atores do processo ensino aprendizagem.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a atuação do pedagogo nas organizações é decisiva para o sucesso de uma atividade educativa ou de um treinamento, julgue os itens a seguir.
No planejamento de atividades educacionais, deve-se priorizar a definição dos objetivos organizacionais em detrimento da seleção dos recursos, materiais e equipamentos, a serem utilizados a fim de alcançá-los.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.
Restringir um programa de treinamento a uma grade de cursos a que as pessoas tenham de, obrigatoriamente, se submeter é uma prática pouco recomendável, porque se baseia no pressuposto de que as pessoas têm iguais motivações, aspirações profissionais, objetivos de carreira, competências e experiências.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsecutivos, referentes aos direitos da infância e à relação entre creche e família.
Cabe aos responsáveis pelas creches entrar em contato com a família das crianças, quando estas estiverem impossibilitadas de frequentar as creches por motivo de doença.
No âmbito da falta de oralidade em alunos com distúrbios neuromotores, é correto afirmar que
a falta de fala por uma criança com deficiência física é indicação de que ela desenvolveu um atraso intelectual.
o único profissional competente para introduzir a comunicação suplementar e alternativa é o fonoaudiólogo.
a falta de comunicação oral por uma criança com distúrbio neuromotor requer que se converse com ela de forma compassada em tom mais alto, para ela entender.
o sistema Bliss de comunicação alternativa deve ser utilizado apenas com adolescentes e adultos, por ser um sistema bastante abstrato.
a presença ou ausência da oralidade em alunos com distúrbios neuromotores não está necessariamente relacionada à deficiência intelectual.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 5 a 7.
A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola. Trata-se de um documento oficial em que estão registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola. Segundo o que está prescrito legalmente, esse documento orienta todas as ações da escola e é a base para a realização dos ajustes necessários. Mesmo considerando que a Proposta Pedagógica pode ser organizada de formas diferentes, é essencial constar dela os fundamentos legais que dão amparo para as suas ações, os planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries e a avaliação da aprendizagem.
Em relação aos planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries, é correto afirmar que
servem de guia para o professor elaborar os planos das aulas e os instrumentos de avaliação da aprendizagem dos alunos e, ainda, possibilitam o acompanhamento da implementação do currículo pelo coordenador.
devem ser reapresentados pelos professores, para o cumprimento das normatizações previstas e submetidos à leitura crítica dos pares e do coordenador pedagógico, buscando obter melhores resultados.
a equipe escolar deve elaborar seu diagnóstico institucional, criticar seu projeto pedagógico e, ainda, traçar ações substantivas para melhorar o desempenho nas avaliações internas e externas.
é necessário que os professores formulem seus planos anuais, considerando as possibilidades e ajustes, em relação àqueles indicados nas Propostas, cuidando para que, durante os bimestres, não haja alterações.
os conteúdos de ensino não precisam ser ordenados em sequência, pois não há uma proposta articulada, de referência oficial, e, com isso, as decisões quanto às formas de organização dos planos são de responsabilidade do professor.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que a atuação do pedagogo nas organizações é decisiva para o sucesso de uma atividade educativa ou de um treinamento, julgue os itens a seguir.
A comunicação interna deve ser ajustada às condições e às necessidades da empresa para que não haja ruídos que acarretem perda de tempo e de energia.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.
A definição dos objetivos organizacionais não influencia diretamente o desenvolvimento profissional dos empregados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...