Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, considerando a concepção emancipadora do projeto político-pedagógico (PPP).
Considerada, nessa concepção, de fundamental importância, a autonomia das escolas não se reduz à dimensão jurídicoadministrativa e não se torna um fim em si mesma.
Qual destas alternativas não é verdadeira?
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à pedagogia da infância, julgue os itens seguintes.
A brincadeira, que consiste em um elemento de aprendizagem, contribui para o desenvolvimento das capacidades infantis.
O plano de gestão escolar é
I. condição de garantia da autonomia da escola.
II. planejamento de ações individuais do gestor.
III. documento de identidade da escola.
IV. retrato do projeto coletivo.
V. burocracia inerente ao diretor.
Está correto o apresentado APENAS em
I, III e IV.
I, II e III.
III, IV e V.
II, III e IV.
I, III e V.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, considerando a concepção emancipadora do projeto político-pedagógico (PPP).
Os encargos burocrático-administrativos são priorizados em relação aos da organização do trabalho pedagógico.
Assinale a alternativa correta, de acordo com Jussara Hoffmann:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às funções de cuidar e educar na educação infantil.
Estudos a respeito da educação infantil apontam para a necessidade de as instituições que prestam esse serviço incorporarem de maneira integrada as funções de educar e cuidar.
O conselho de classe/série consiste em um
colegiado que tem como objetivo maior avaliar como a escola vem desenvolvendo o processo de ensino-aprendizagem.
dispositivo utilizado ao final do processo de avaliação dos alunos com problemas de aprendizagem.
espaço criado pelos diretores de escola para participar dos processos de avaliação dos alunos da escola.
recurso usado pelos professores para resolver questões relativas a comportamento e relacionamento com as turmas.
espaço democrático criado na escola para socializar com os alunos os resultados da avaliação da aprendizagem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos às teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
O professor que busca promover a criatividade dos estudantes em sala de aula encoraja-os a aprender de forma independente, motiva-os a dominar o conhecimento factual e leva em conta sugestões e questões por eles propostas.
Assinale a alternativa correta em se tratando de Projetos de Trabalho:
I. Um projeto pode organizar-se seguindo um determinado eixo: a definição de um conceito, um problema geral ou particular, um conjunto de perguntas inter-relacionadas, uma temática que valha a pena ser tratada por si mesma.
II. Para abordar um eixo em sala de aula, se procede dando ênfase na articulação da informação necessária para tratar o problema objeto de estudo e os procedimentos requeridos pelos alunos para desenvolvê-lo, ordená-lo, compreendê-lo e assimilálo.
III. As diferentes fases e atividades que se devem desenvolver num Projeto, ajudam os alunos a serem conscientes de seu processo de aprendizagem e exige do professorado, responder aos desafios que estabelece uma estruturação muito mais aberta e flexível dos conteúdos escolares.
IV. A informação necessária para construir os Projetos não está determinada de antemão, nem depende do educador ou do livro-texto; está, sim, em função do que cada aluno já sabe sobre um tema e da informação com a qual se possa relacionar dentro e fora da escola.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...