Questões de Pedagogia

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A escola moderna necessita de referências fixas para educar e disciplinar os sujeitos desiguais. Tendo em vista que o surdo é diferente na sua cultura e língua, Lopes (in Skliar, 2005) considera relevante que os educadores comprometidos com a multiplicidade adquiram uma postura

  • A.

    de imposição cultural, uniformizando os sujeitos.

  • B.

    estável, submetendo os grupos desiguais a uma integração aos grupos disciplinados.

  • C.

    adaptadora, buscando normalizar o surdo por meio de um intensivo tratamento individual.

  • D.

    crítica, de análise da pedagogia, da escola, dos poderes e das diferenças.

  • E.

    de desenvolvimento, formando grupos no mesmo estágio cognitivo para realização de atividades.

Considere as seguintes interpretações realizadas pela escola:

− A criança de baixa renda não aprende porque apresenta déficit cognitivo.

− A criança de baixa renda não aprende porque é culturalmente pobre.

− A criança de baixa renda não aprende porque é desnutrida.

Diante disso, o resultado de sua ação se relaciona à ideia de

  • A.

    inclusão social.

  • B.

    capacitação intelectual.

  • C.

    eficiência escolar.

  • D.

    fracasso escolar.

  • E.

    redução da desigualdade social.

O MEC, através de sua política do livro didático para o Ensino Médio, explicita os impactos e transformações que espera ver alcançados com sua implementação, destacando:

1. A homogeneização no trato dos conteúdos contidos nos livros didáticos, com a finalidade de garantir uma unidade nacional como condição à elevação dos índices de qualidade da educação brasileira.

2. O compromisso com a universalização do acesso e permanência dos adolescentes de 15 a 17 anos no Ensino Médio.

3. A consolidação da identidade dessa etapa educacional, considerando a diversidade de sujeitos, a oferta de aprendizagem significativa para jovens e adultos.

4. O reconhecimento e a priorização da interlocução com as culturas juvenis.

5. A superação das desigualdades regionais mediante o trato de conteúdos indispensáveis à formação dos alunos.

Estão corretas apenas

  • A.

    1, 3 e 5.

  • B.

    1, 2 e 3.

  • C.

    2, 3 e 4.

  • D.

    2, 4 e 5.

  • E.

    2, 3 e 5.

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

Quando foi que se falou, pela primeira vez, em direito à Educação? Foi na

  • A.

    Declaração de Salamanca.

  • B.

    Declaração Universal de Direitos Humanos.

  • C.

    Convenção de Paris.

  • D.

    Convenção de Todos pela Educação.

  • E.

    Conferência Mundial de Necessidades Educativas Especiais.

A política de distribuição de livros didáticos pelo FNDE aos alunos do ensino médio pode ser entendida como:

1. Possibilidade de auxiliar o professor no processo de formação cidadã, que prevê a organização curricular na perspectiva do trabalho, da ciência e da cultura.

2. Um recurso a mais para alunos e professores, uma vez que se vive em um tempo em que a oferta de recursos destinados à disseminação do conhecimento é cada vez maior no espaço das escolas públicas brasileiras.

3. Visa permitir uma aproximação o mais efetiva possível entre os conteúdos abordados nos livros didáticos e o projeto político-pedagógico da escola.

4. Tem por objetivo superar as especificidades do aluno do Ensino Médio no que se refere às mudanças físicas e psíquicas e às expectativas diante dos desafios que se apresentam nessa fase da vida, sobretudo quanto ao exercício profissional.

Estão corretas apenas

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    1 e 3.

  • C.

    2 e 4.

  • D.

    1 e 4.

  • E.

    2 e 3.

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

Segundo a concepção liberal tradicional, o compromisso da escola é com a transmissão da cultura e dos valores da sociedade, excluindo-se do ensino a compreensão crítica das questões sociais, próprias de outras esferas da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

Relacionar o cotidiano escolar rico em história à totalidade do processo histórico social é condição indispensável ao bom desenvolvimento de uma pesquisa participante.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que está vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão encarregado pela sua execução. A respeito desse Programa é incorreto dizer que ele:

  • A.

    visa à distribuição de livros didáticos para alunos da Educação Básica das escolas públicas.

  • B.

    possui uma dimensão política que está assentada, implicitamente, em concepções e princípios democráticos, uma vez que através do PNLD todos os alunos de escolas públicas têm o direito ao acesso do livro didático.

  • C.

    beneficia os alunos que estão, em sua maioria, matriculados tanto em escolas públicas, como em escolas particulares.

  • D.

    tem em vista atender uma demanda de caráter obrigatório que está explicitada no artigo 208 da Constituição Federal, que reza o atendimento ao aluno no Ensino Fundamental através de Programas suplementares de material didáticos, transporte, alimentação e assistência à saúde.

  • E.

    constitui uma estratégia de apoio à política educacional implementada pelo Estado brasileiro na perspectiva de suprir uma demanda de caráter obrigatório.

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

De acordo com a concepção histórico-crítica, a valorização da escola como instrumento de apropriação do saber contribui para a eliminação da seletividade social, favorecendo, portanto, a construção da democracia.

  • C. Certo
  • E. Errado

São princípios norteadores do currículo do Ensino Médio, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais:

  • A.

    a equalização de conteúdos; a política da igualdade e a ética da sensibilidade.

  • B.

    a política da igualdade; a ética da identidade e a inserção no mercado de trabalho.

  • C.

    a continuidade dos estudos; a inserção no mercado de trabalho e a política da igualdade.

  • D.

    a estética da sensibilidade; a política da igualdade e a ética da identidade.

  • E.

    a equalização de conteúdos; a continuidade dos estudos e a inserção no mundo do trabalho.

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