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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Em 26 de setembro de 1857, o professor surdo francês Hernest Huet fundou
a Federação Nacional de Surdos.
a Associação de Surdos de São Paulo.
o Instituto Nacional de Educação dos Surdos.
o Instituto Santa Terezinha.
a Associação Nacional de Surdos e Mudos.
As práticas educativas voltadas ao adulto precisam levar em conta que o educando:
I. Está inserido no mundo do trabalho e das relações interpessoais de um modo diferente daquele da criança e do adolescente.
II. Traz consigo uma história mais longa (e provavelmente mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas.
III. Possui, notadamente, dificuldade de abstração na construção de conhecimentos novos.
IV. Apresenta maior capacidade de concentração na aprendizagem, pois valoriza os estudos em sua vida.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Na visão adotada em Goldfeld (1997) sobre a educação de surdos, língua materna é definida como aquela
ensinada sistematicamente através da língua majoritária.
adquirida pelas relações interpessoais, não podendo ser aprendida formalmente.
majoritária do país, adquirida após interação com a comunidade ouvinte e surda.
gestual e mímica como um código formado por regras gramaticais.
adquirida formalmente pelas relações interpessoais, podendo ser aprendida no contexto educacional.
A educação autêntica não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B, mediatizados pelo mundo. A citação acima implica em conceber que a relação professor aluno:
I. Pressupõe que ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.
II. Sugere a dicotomia educando-educador na construção da consciência crítica e autônoma dos educandos.
III. É uma relação horizontal, mas que implica na assunção da necessária competência técnica do educador.
IV. É uma relação em que o educador reconduz as práticas sociais e saberes de educandos à consciência crítica e transformadora.
V. Não é de um educador que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III e V.
I, II e III.
I, IV e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Em pesquisa com surdos e ouvintes, Sá (in Skliar, 2005), a respeito de entrevista com surdo, afirma: ...esta abordagem deu um pouco mais de língua de sinais, mas as mãos ainda estavam confusas, muito trancadas... não combinava a fala com as mãos: era um problema. A autora está se referindo
ao bilinguismo ou biculturalismo.
ao oralismo e bilinguismo.
à Comunicação Total e oralismo.
ao bilinguismo e Comunicação Total.
à Comunicação Total ou bimodalismo.
A nossa capacidade de aprender, de que decorre a de ensinar, sugere ou, mais do que isso, implica a nossa habilidade de aprender a substantividade do objeto aprendido.
Pode-se afirmar, portanto, que ensinoaprendizagem pressupõe
a memorização do objeto que se quer aprender que já é, em si, um conhecimento apreendido.
um complexo sistema de transmissão intencional de um dado conhecimento para que possa ser apreendido por outro sujeito.
no ato de conhecer, a significação da realidade e na práxis, o poder da transformação.
o conhecimento prévio para a aquisição de novos conhecimentos.
o estabelecimento de procedimentos e normas que garantam avaliações da efetiva aprendizagem.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
As atividades culturais e de lazer e a formação tecnoprofissional desenvolvidas pelo sistema S, vêm sendo ofertadas com maior intensidade a partir do início da primeira década do terceiro milênio. O aumento de tais demandas passa a exigir:
1. Ações complementares entre governo e iniciativa privada.
2. Criação de novo tributo sobre as empresas, aumentando o repasse para o sistema S.
3. Estatização de todo processo de formação e qualificação da força de trabalho.
Está(ão) correta(s)
1, 2 e 3.
1, apenas.
2 e 3, apenas.
1 e 2, apenas.
2, apenas.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Para Lunardi (in Skliar, 2005), a discussão acerca do currículo escolar nos possibilita refletir sobre o multiculturalismo. Define-se educação multicultural como aquela que constrói o currículo
planejado e constituído por um conjunto de conhecimentos de forma perpendicular.
que contemple as diversidades culturais e permita, aos surdos, serem agentes de sua própria educação.
ouvintista, negando e excluindo outras possibilidades de comunicação.
homogêneo, centralizando o sujeito no padrão ocidental.
que envolva as diversidades culturais e permita, aos surdos, seguirem a uma hierarquia definida pela escola.
Nascer significa ver-se submetido à obrigação de aprender. Aprender para construir-se em um triplo processo de hominização (tornar-se homem), de singularização (tornar- se exemplo único de homem), de socialização (tornarse membro de uma comunidade, partilhando seus valores e ocupando um lugar nela). Aprender para viver com outros homens com quem o mundo é partilhado. Aprender para apropriar-se do mundo, de uma parte desse mundo, e para participar da construção de um mundo préexistente. Portanto, aprender é
entrar em um conjunto de relações e processos que constituem um sistema de sentido.
sistematizar as experiências significativas vividas, refletidas e sentidas.
um processo permanente de visão e revisão das relações sociais.
dar sentido ao conjunto de ações e reações que o fazer humano gera.
refletir sobre as ações realizadas, visando planejar o fazer futuro sem erros, em função do bem comum.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O que confere a um Livro Didático a sua qualidade pedagógica não é só a sua forma própria de organização interna, mas também o modo de utilizá-lo. Diante disso é incorreta a afirmativa:
O conhecimento das necessidades que determinam o seu uso, de acordo com a proposta de ensino do professor e o Projeto Político-Pedagógico da escola.
A capacidade por parte dos professores de entender os limites do Livro Didático e ir além deles.
O aproveitamento das oportunidades que o Livro Didático oferece de acesso ao mundo da escrita e à cultura letrada.
A adoção de posturas didáticas que estimulem a leitura de outros livros, alimentando e orientando a curiosidade dos alunos.
Admitir que o bom uso de um Livro Didático não depende de uma articulação adequada com outros tipos de recursos e materiais didáticos, uma vez que ele é capaz de mobilizar e subsidiar o processo de ensino-aprendizagem.
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