Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na Educação a Distância, é papel do designer instrucional cuidar dos

  • A.

    tópicos da arquitetura da informação/conhecimento.

  • B.

    aspectos educacionais, caracterizando o conteúdo e a proposta educativa.

  • C.

    padrões do desenho de um treinamento instrucional.

  • D.

    componentes multidisciplinares articulados aos conteúdos do programa.

  • E.

    parâmetros de um curso, definindo critérios de qualidade.

Assinale a alternativa que explica um dos quatro pilares da educação: aprender a fazer.

  • A. Refere-se à necessidade de atribuir cada vez maior importância às diferentes formas de aprendizagem no trabalho.
  • B. Considerando a rigidez dos processos de trabalho, deve preparar o educando para desenvolver tarefas realizadas no sistema de montagem.
  • C. Constitui-se de competências e qualificações, anteriores ao acesso ao mercado de trabalho, período em que o educando deve dedicar-se plenamente aos estudos.
  • D. Indica que o espaço da escola e o espaço do trabalho, ainda que tenham relação, são dissociados na formação humana, na formação profissional, na formação científica e na formação cultural.
  • E. Além da aprendizagem de uma profissão, há que adquirir uma competência mais ampla, que prepare o indivíduo para enfrentar numerosas situações, muitas delas imprevisíveis, e que facilite o trabalho em equipe.

De acordo com Carraher (1992), a contribuição da informática é (apenas) de ordem tecnológica e não conceitual, o que significa que ela não oferece subsídio para a elaboração de novas ideias acerca dos processos de aprendizagem e ensino.

Assim, a concepção de materiais didáticos que incorporem novas tecnologias capazes de oferecer uma reestruturação do processo de aprendizagem depende do esforço de relacionar novas abordagens teóricas sobre a aprendizagem a seu desenho instrucional.

Analise as afirmativas abaixo

1. O construtivismo tem sido ultimamente a abordagem teórica mais utilizada para orientar o desenvolvimento de materiais didáticos informatizados, porque vê o indivíduo como sujeito ativo de seu próprio conhecimento e, assim, desloca o foco do processo de ensino para o de aprendizagem.

2. Inspirados nos pressupostos da abordagem construtivista os materiais didáticos, que incorporam novas tecnologias, têm como característica passar para o estudante o controle de sua aprendizagem.

3. O construtivismo inspira a criação de ambientes de aprendizagem que permitam e dêem suporte ao envolvimento ativo do aluno na realização de uma tarefa.

4. Os ambientes de aprendizagem oferecem ferramentas e meios para criação e manipulação ao invés de apresentarem conceitos prontos.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    1 e 2, apenas

  • C.

    1 e 3, apenas.

  • D.

    2 e 3, apenas.

  • E.

    2, 3 e 4, apenas.

Diz Jussara Luch ”que uma escola que pretenda o desenvolvimento e a formação do sujeito, atenta a esses pressupostos, vê-se constantemente na busca da superação da coisificação da avaliação historicamente implantada na nossa educação”. Para a autora, torna-se necessário:

1. Reforçar a prática da atribuição de notas ou médias, em períodos estanques e pré-determinados, classificando e selecionando os alunos, como estratégia de afirmação de uma perspectiva emancipatória de avaliar.

2. Colocar em prática o caráter ético da avaliação, não a restringido ao ato de dar notas, fazer médias, reprovar ou aprovar os alunos.

3. Avaliar, numa nova ética, que se dá de forma participativa, no sentido da construção, da conscientização, da busca da autocrítica e do autoconhecimento.

4. Reconhecer que o ato de avaliar não se constitui lugar de encontros e de desencontros, de divergências de entendimentos, pois isto negaria a prática de uma avaliação dialógica.

5. Compreender a avaliação como um espaço cotidiano rico de possibilidades de ação-reflexão-ação, em constante interação, num contínuo processo de criação e recriação dos sujeitos envolvidos no processo.

Estão corretas apenas

  • A.

    2, 3, 4.

  • B.

    2, 3, 5.

  • C.

    2, 4, 5.

  • D.

    1, 2, 5.

  • E.

    3, 4, 5.

A Educação a Distância só se realiza quando um processo de utilização garante uma verdadeira comunicação bilateral nitidamente educativa. Uma proposta de ensino/educação a distância necessariamente ultrapassa o simples colocar materiais instrucionais à disposição do aluno distante.

Dessa maneira, a Educação a Distância exige

  • A.

    comunicação de informações e conhecimentos, que possam se configurar num processo de transmissão individual, específico e intransferível.

  • B.

    estímulo ao desenvolvimento de habilidades e atitudes por meio da transmissão de informações técnicas que irão constituir o autoensino.

  • C.

    atendimento pedagógico, superador da distância e que promova a essencial relação professor-aluno, por meio de estratégias institucionalmente garantidas.

  • D.

    eliminação da distância entre o gerador e o receptor de informações, por meio de aulas presenciais para que se viabilize a verdadeira comunicação bilateral.

  • E.

    disponibilização de materiais instrucionais de boa qualidade que sirvam de base para uma aprendizagem mecânica e significativa.

A produção de material didático nos marcos da sociedade tecnológica deve ser cuidadosamente pensada, pois, sendo a informática uma ferramenta que funciona segundo uma linguagem binária, ela se ajusta muito mais facilmente a pressupostos comportamentalistas do tipo “sim/não”, “certo/errado”, “seguir/voltar” do que a padrões de interação criativos os que explorem o raciocínio e a criatividade do estudante.

Diante disso pode se afirmar que:

  • A.

    a produção de material didático a partir das novas tecnologias da informação e da comunicação é imprescindível e indispensável uma vez que seu modus operandi se adapta a qualquer concepção política de educação pois é uma ferramenta neutra.

  • B.

    projetos de informática educativa, por exemplo, laboratórios de informática são instalados, mas o trabalho com o aluno é desenvolvido de forma desarticulada do projeto pedagógico da escola, pois a maioria dos professores não está habilitada para trabalhar com tecnologias da informática.

  • C.

    é importante que a escola perceba que o valor instrumental dos materiais didáticos produzidos a partir da informática não está nos próprios meios, mas na maneira como se integram na atividade didática, em como eles se inserem no desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola.

  • D.

    projetos de inovação tecnológica na educação devem gerar propostas comprometidas com as finalidades educativas, assumindo como essencial o sentido transformador da prática pedagógica.

  • E.

    o trabalho do professor é fundamental nos projetos de inovações tecnológicas, pois a qualidade educativa destes meios de ensino depende, mais do que de suas características técnicas, do uso ou exploração didática que realiza o docente e do contexto em que se desenvolve.

A educação não é preparação para a vida futura, mas deve representar a vida cotidiana. Esta afirmativa de J. Dewey inspira a metodologia por projetos, pois:

1. Promove uma educação sintonizada com as grandes transformações no mundo da produção e no mercado de trabalho.

2. Gera situações de aprendizagem reais e diversificadas, possibilitando aos educandos opinar, decidir e debater as temáticas em estudo.

3. Contribui para autonomia e o compromisso social dos alunos, formando-os como sujeitos políticos coletivos.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    2 e 3, apenas.

  • B.

    2, apenas.

  • C.

    1, apenas.

  • D.

    1 e 3, apenas.

  • E.

    1, 2 e 3.

A organização do currículo por projetos é uma das propostas para o desenvolvimento integral de homens e mulheres numa realidade plural, portanto, na sua realização deve-se considerar a elaboração de projetos

  • A.

    que priorizem os programas governamentais como forma de atingirem os índices satisfatórios de aprendizagem nas avaliações institucionais.

  • B.

    com um tema comum, de interesse social, previamente aprovado pelo conjunto dos professores e que permita superar a organização interdisciplinar.

  • C.

    que reorganizem os espaços educativos como forma de se manter o interesse e disciplina dos alunos na escola.

  • D.

    interligados com as necessidades dos educadores tendo em vista as precárias condições de trabalho em que se encontram.

  • E.

    integrados, interdisciplinares, fruto de planejamento conjunto, com participação ativa e compartilhada de todos os envolvidos, considerando-se, também, a realidade sociocultural.

Assinale a alternativa que corresponde ao órgão escolar que possui como função básica a democratização das relações de poder.

  • A. Direção
  • B. Secretaria
  • C. Supervisão
  • D. Coordenação
  • E. Conselho escolar

O uso das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo se impõe como contribuição à revisão das práticas educativas, tendo em vista que podem repercutir não apenas na elaboração de novos materiais didáticos, mas em novas concepções de ensinoaprendizagem.

A respeito dessas novas tecnologias, considere as afirmações abaixo:

1. Os meios por si sós não são capazes de trazer contribuições se usados sem a reflexão humana, isto é, adequando-se às necessidades de um determinado projeto político-pedagógico.

2. A introdução de novas tecnologias não garante novas práticas pedagógicas, pois “podemos apenas vestir o velho com roupa nova”.

3. Os livros eletrônicos, tutoriais multimídia e cursos a distância disponíveis na internet podem ser exemplos de tecnologias usadas apenas como instrumento.

4. A utilização de novas tecnologias pode contribuir para novas práticas educativas se baseada em novas concepções de conhecimento, de aluno, de professor, transformando uma série de elementos que compõem o processo ensino-aprendizagem.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2 e 4, apenas.

  • B.

    1, 3 e 4, apenas.

  • C.

    2, 3 e 4, apenas.

  • D.

    2 e 4, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...