Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

O lema aprender a aprender, amplamente difundido nos atuais manuais de pedagogia, teve origem no pensamento escolanovista, cujos principais representantes no Brasil foram os educadores Anísio Teixeira e Lourenço Filho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Resultados de pesquisa sobre mediações da aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental, conforme o documento MEC/SEESP (2006/2007), indicam que esses alunos

  • A.

    são capazes de se apropriar dos conhecimentos relativos a essa língua, por meio de estratégias variadas implicadas no estímulo-resposta e consequente reforço.

  • B.

    são capazes de se apropriar dos conhecimentos relativos a essa língua, por meio de estratégias variadas implicadas no estímulo-resposta e consequente reforço.

  • C.

    são capazes de se apropriar dos conhecimentos relativos a essa língua, por meio de estratégias variadas que levam em consideração as dificuldades e potencialidades dos mesmos.

  • D.

    não são capazes de se apropriar dos conhecimentos relativos a essa língua e da educação formal, dadas suas características genéticas, psicológicas e comportamentais.

  • E.

    não são capazes de se apropriar dos conhecimentos relativos a essa língua, por implicar construções cognitivas e proposição de hipóteses inacessíveis aos mesmos.

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

Uma professora que trabalha com alunos de 09 a 14 anos, com deficiência mental, optou, em Língua Portuguesa, por trabalhar com a criação e produção de textos, porque isso permite a esses alunos desenvolverem ações:

  • A.

    intuitivas.

  • B.

    práticas.

  • C.

    concretas.

  • D.

    simbólicas.

  • E.

    técnicas.

Considerando a organização do trabalho na escola , julgue os itens que se seguem.

Educação de qualidade é a que garante ao aluno ótimo rendimento em provas oficiais como os vestibulares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma escola alcançou melhora no Saresp, na comparação entre os resultados de 2009 e os de 2010. Porém o seu resultado no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) apresentou uma pequena queda. Isto significa que a escola apresentou

  • A.

    um alto fluxo escolar (muitas evasões e repetências).

  • B.

    um baixo resultado na Prova Brasil.

  • C.

    altos índices de absenteísmo docente.

  • D.

    uma piora nas estruturas físicas necessárias para a realização das atividades.

  • E.

    um baixo índice de reprovação.

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

No quarto período, que durou de 1969 a 2001, cujo início caracterizou-se pela presença do regime militar e pela valorização do tecnicismo na educação, configurou-se a concepção pedagógica produtivista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo o documento MEC/SEESP (2007), a pura repetição de uma ação coloca o aluno com deficiência mental em uma posição inferior diante do conhecimento. Para romper com práticas estéreis e alienantes, o atendimento educacional especializado deve contemplar atividades como

  • A.

    estimular o exercício da atividade cognitiva do aluno e avanços de sua compreensão, por meio de atividades diversas de incentivo de sua expressão, da pesquisa, da criação de hipóteses e do conhecimento.

  • B.

    exercitar a atividade cognitiva do aluno, por meio da resolução de diversas contas envolvendo a mesma operação aritmética; responder a questionários copiando as respostas do livro, para fixar corretamente os conteúdos curriculares.

  • C.

    incentivar a expressão e criatividade do aluno, por meio da pintura de desenhos reproduzidos e mimeografados, com predefinição das cores a serem utilizadas.

  • D.

    estimular o aluno a memorizar as famílias silábicas e realizar treinos para grafá-las com destreza; construir o conceito de número, por meio da contagem de palitos de fósforo.

  • E.

    estimular o aluno a construir a noção de tempoespaço, por meio da grafia diária e repetidas vezes do cabeçalho.

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

Como eu posso ajudar um aluno com deficiência visual a aprender e permanecer na escola aprendendo?

  • A.

    Adaptar o trabalho pedagógico à condição visual do aluno.

  • B.

    Proibir os alunos de usarem chapéus ou bonés em sala de aula.

  • C.

    Desestimular o uso constante de óculos em sala de aula.

  • D.

    Não exigir o mesmo desempenho esperado dos demais alunos.

  • E.

    Posicionar o aluno com fotofobia em locais bem iluminados.

Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.

O supervisor escolar é responsável pelo treinamento de professores, que deve voltar-se ao desenvolvimento de atitudes favoráveis e ao contínuo aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado no ano de 2007, integra o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). O Ideb, que permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, fornecendo dados por escolas, municípios e estados, é calculado a partir

  • A.

    dos resultados do Censo Escolar e da Prova Brasil.

  • B.

    dos resultados do Censo Escolar, do Saeb e da Prova Brasil.

  • C.

    das notas expressas nos boletins e das faltas dos alunos em todo Brasil.

  • D.

    dos resultados da Prova Brasil e do Saeb.

  • E.

    dos resultados expressos nas diversas avaliações realizadas em âmbitos nacionais e estaduais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...