Questões de Pedagogia

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O censo escolar acontece

  • A.

    a cada dois anos e levanta dados de perfil dos alunos da Educação Básica com o objetivo de fornecer informações relevantes para que os gestores das unidades escolares implantem melhorias em suas instituições.

  • B.

    a cada dois anos e levanta dados de perfil dos alunos da Educação Básica com o objetivo de fornecer informações relevantes para que os gestores das unidades escolares implantem melhorias em suas instituições.

  • C.

    anualmente e realiza o levantamento de informações estatístico-educacionais relativas à Educação Básica, fornecendo um conjunto de informações para a formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais e avaliação do desempenho dos sistemas de ensino.

  • D.

    a cada quatro anos, em âmbito nacional, por meio do preenchimento de instrumental padronizado, que tem como objetivo levantar dados para a formulação de políticas educacionais nos estados e municípios.

  • E.

    nualmente e levanta dados referentes à formação dos professores das diferentes unidades escolares e auxilia na elaboração de políticas educacionais voltadas para o aperfeiçoamento docente em todo País.

O atendimento educacional especializado, conforme o documento MEC/SEESP (2007), é configurado por ações

  • A.

    que equivalem ao reforço escolar.

  • B.

    que equivalem à intervenção psicopedagógica.

  • C.

    de natureza clínico-terapêutica.

  • D.

    de natureza compensatória.

  • E.

    de natureza eminentemente educacional.

A utilização de livros e artigos de divulgação científica é uma estratégia eficaz para apresentar aos alunos do ciclo I do Ensino Fundamental temas e assuntos relacionados às ciências da natureza. Ao utilizar esses textos o professor deve:

  • A.

    solicitar que os alunos copiem trechos do texto, para que treinem a escrita.

  • B.

    criar situações didáticas que permitam aos alunos desenvolver capacidades envolvidas no ato de ler para estudar.

  • C.

    dar prioridade a esse tipo de material, que contém informações verdadeiras.

  • D.

    pedir que os alunos façam resumos, que podem ler para alunos não alfabéticos.

  • E.

    propor que os alunos façam a leitura do texto em casa, para que as famílias também possam aprender.

Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.

O supervisor educacional deve supervisionar e orientar o trabalho de todos os funcionários da unidade de ensino onde atua.

  • C. Certo
  • E. Errado

São alterações realizadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) a partir do ano de 2007:

  • A.

    aplicação da avaliação em todos os alunos participantes da rede estadual de ensino e inclusão de novas disciplinas (Ciências, Física, Química, Biologia, História e Geografia).

  • B.

    inclusão de diferentes agentes escolares no processo de avaliação e implantação do sistema de bonificação dos professores da rede.

  • C.

    inclusão das disciplinas das áreas Ciências da Natureza (Ciências, Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (História e Geografia), além das já avaliadas anualmente (Língua Portuguesa e Matemática).

  • D.

    pré-testagem dos itens das provas e adequação das habilidades avaliadas às do Sistema de Avaliação da Educação Básica, para a terceira, quarta e oitava séries do Ensino Fundamental e terceira série do Ensino Médio.

  • E.

    implantação do sistema de bonificação dos professores e inclusão de diferentes agentes escolares no processo de avaliação e pré-testagem dos itens solicitados nas provas.

Para Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), o conceito ou enfoque das necessidades educacionais especiais centra-se

  • A.

    na origem concreta da deficiência mental do aluno, indispensável para sua educação.

  • B.

    nas capacidades atuais do aluno com deficiência mental e nas possibilidades de desenvolvê-las.

  • C.

    na etiologia dos déficits apresentados pelo aluno com deficiência mental.

  • D.

    no prognóstico, enquanto possibilidades futuras de aprendizagem do aluno com deficiência mental.

  • E.

    nas perspectivas de reabilitação do aluno com deficiência mental, com vistas à sua adaptação no mercado de trabalho.

Um tema de grande importância a ser abordado com os alunos refere-se ao lixo. Dentre os elementos que fazem parte da discussão pode-se citar

  • A.

    o fato de, atualmente, todas as cidades brasileiras terem 100% do lixo coletado.

  • B.

    a realização de queimadas como solução para evitar o acúmulo de lixo.

  • C.

    o conceito de lixo como conjunto de resíduos líquidos e pastosos descartáveis.

  • D.

    a desmistificação do lixo como elemento poluidor do solo e da água.

  • E.

    a tendência mundial em reaproveitar partes do lixo, reciclando-o.

O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo − IDESP é um indicador que avalia a qualidade da escola. Nesta avaliação, considera-se que uma boa escola é aquela em que a maior parte dos alunos apreende as competências e habilidades requeridas para a sua série, num período de tempo ideal − o ano letivo. Por este motivo, o IDESP é composto por dois critérios:

  • A.

    a promoção e retenção de uma série para a outra e as deficiências de aprendizado encontradas no ano letivo seguinte, no SARESP e na Prova Brasil.

  • B.

    o indicador de desempenho (ID), que avalia os problemas de aprendizagem, e o indicador de fluxo (IF), que mede o rendimento dos alunos na série e disciplina.

  • C.

    a viabilidade dos alunos estarem na série em que se encontram e de dominarem, ainda que precocemente, os conteúdos e habilidades previstos para outras.

  • D.

    a possibilidade de os professores terem se equivocado nos critérios de aprovação (dos alunos) e as convicções dos docentes (quanto aos critérios empregados).

  • E.

    o desempenho dos alunos nos exames de proficiência do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo − SARESP (o quanto eles aprenderam) e o fluxo escolar (em quanto tempo aprenderam).

Com relação ao entendimento de Philippe Perrenoud acerca do conceito de competência, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, tais como saberes, capacidades e informações, para solucionar, com pertinência e eficácia, uma série de situações.

  • B.

    Saber orientar-se em um lugar desconhecido mobiliza as capacidades de ler um mapa, localizar-se, pedir informações ou conselhos, assim como os seguintes saberes: ter noção de escala, elementos da topografia ou referências geográficas. Uma pessoa que consegue realizar essa ação é competente.

  • C.

    As competências estão ligadas a contextos culturais, profissionais e condições sociais.

  • D.

    Quando um profissional de saúde consegue identificar patologias e sintomas, terapias, riscos, remédios, serviços médicos e farmacêuticos e aplicá-los para curar uma pessoa doente, ele mobiliza as capacidades de observar sinais fisiológicos, medir a temperatura, administrar um medicamento; por isso, pode ser considerado um profissional competente.

  • E.

    As competências profissionais desenvolvem-se exclusivamente na escola.

No que diz respeito à violência, um dos aspectos mais ressaltados pelos profissionais da educação é a falta de preparo para atuar frente ao fenômeno: ao serem questionados se sabem como enfrentar a violência em sua prática pedagógica, apontam a necessidade de formação para discutir a violência na escola. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O trabalho de prevenção da violência não necessita ser programado e dirigido, ou seja, deve ocorrer de forma intuitiva, uma vez que se realiza em muitas escolas.

  • B.

    A formação de professores e dos profissionais que atuam na educação deve ser repensada, de modo que eles possam ter subsídios para enfrentar o novo momento social.

  • C.

    A atitude informal e intuitiva das conversas com os alunos a respeito da violência é o melhor caminho de prevenção realizado pelos psicólogos e orientadores educacionais nas escolas.

  • D.

    O fato de os professores não terem uma formação adequada pode abalar a relação de confiança dos alunos com os professores, caso estes façam referência a alguma informação equivocada; por isso, o melhor caminho é estar preparado para depois executar algum tipo de ação.

  • E.

    A questão da violência não é um problema da escola, e sim da sociedade como um todo; por isso, a escola não deve perder seu tempo com questões que não serão solucionadas nesse espaço.

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