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O censo escolar acontece
a cada dois anos e levanta dados de perfil dos alunos da Educação Básica com o objetivo de fornecer informações relevantes para que os gestores das unidades escolares implantem melhorias em suas instituições.
a cada dois anos e levanta dados de perfil dos alunos da Educação Básica com o objetivo de fornecer informações relevantes para que os gestores das unidades escolares implantem melhorias em suas instituições.
anualmente e realiza o levantamento de informações estatístico-educacionais relativas à Educação Básica, fornecendo um conjunto de informações para a formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais e avaliação do desempenho dos sistemas de ensino.
a cada quatro anos, em âmbito nacional, por meio do preenchimento de instrumental padronizado, que tem como objetivo levantar dados para a formulação de políticas educacionais nos estados e municípios.
nualmente e levanta dados referentes à formação dos professores das diferentes unidades escolares e auxilia na elaboração de políticas educacionais voltadas para o aperfeiçoamento docente em todo País.
O atendimento educacional especializado, conforme o documento MEC/SEESP (2007), é configurado por ações
que equivalem ao reforço escolar.
que equivalem à intervenção psicopedagógica.
de natureza clínico-terapêutica.
de natureza compensatória.
de natureza eminentemente educacional.
A utilização de livros e artigos de divulgação científica é uma estratégia eficaz para apresentar aos alunos do ciclo I do Ensino Fundamental temas e assuntos relacionados às ciências da natureza. Ao utilizar esses textos o professor deve:
solicitar que os alunos copiem trechos do texto, para que treinem a escrita.
criar situações didáticas que permitam aos alunos desenvolver capacidades envolvidas no ato de ler para estudar.
dar prioridade a esse tipo de material, que contém informações verdadeiras.
pedir que os alunos façam resumos, que podem ler para alunos não alfabéticos.
propor que os alunos façam a leitura do texto em casa, para que as famílias também possam aprender.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.
O supervisor educacional deve supervisionar e orientar o trabalho de todos os funcionários da unidade de ensino onde atua.
São alterações realizadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) a partir do ano de 2007:
aplicação da avaliação em todos os alunos participantes da rede estadual de ensino e inclusão de novas disciplinas (Ciências, Física, Química, Biologia, História e Geografia).
inclusão de diferentes agentes escolares no processo de avaliação e implantação do sistema de bonificação dos professores da rede.
inclusão das disciplinas das áreas Ciências da Natureza (Ciências, Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (História e Geografia), além das já avaliadas anualmente (Língua Portuguesa e Matemática).
pré-testagem dos itens das provas e adequação das habilidades avaliadas às do Sistema de Avaliação da Educação Básica, para a terceira, quarta e oitava séries do Ensino Fundamental e terceira série do Ensino Médio.
implantação do sistema de bonificação dos professores e inclusão de diferentes agentes escolares no processo de avaliação e pré-testagem dos itens solicitados nas provas.
Para Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), o conceito ou enfoque das necessidades educacionais especiais centra-se
na origem concreta da deficiência mental do aluno, indispensável para sua educação.
nas capacidades atuais do aluno com deficiência mental e nas possibilidades de desenvolvê-las.
na etiologia dos déficits apresentados pelo aluno com deficiência mental.
no prognóstico, enquanto possibilidades futuras de aprendizagem do aluno com deficiência mental.
nas perspectivas de reabilitação do aluno com deficiência mental, com vistas à sua adaptação no mercado de trabalho.
Um tema de grande importância a ser abordado com os alunos refere-se ao lixo. Dentre os elementos que fazem parte da discussão pode-se citar
o fato de, atualmente, todas as cidades brasileiras terem 100% do lixo coletado.
a realização de queimadas como solução para evitar o acúmulo de lixo.
o conceito de lixo como conjunto de resíduos líquidos e pastosos descartáveis.
a desmistificação do lixo como elemento poluidor do solo e da água.
a tendência mundial em reaproveitar partes do lixo, reciclando-o.
O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo − IDESP é um indicador que avalia a qualidade da escola. Nesta avaliação, considera-se que uma boa escola é aquela em que a maior parte dos alunos apreende as competências e habilidades requeridas para a sua série, num período de tempo ideal − o ano letivo. Por este motivo, o IDESP é composto por dois critérios:
a promoção e retenção de uma série para a outra e as deficiências de aprendizado encontradas no ano letivo seguinte, no SARESP e na Prova Brasil.
o indicador de desempenho (ID), que avalia os problemas de aprendizagem, e o indicador de fluxo (IF), que mede o rendimento dos alunos na série e disciplina.
a viabilidade dos alunos estarem na série em que se encontram e de dominarem, ainda que precocemente, os conteúdos e habilidades previstos para outras.
a possibilidade de os professores terem se equivocado nos critérios de aprovação (dos alunos) e as convicções dos docentes (quanto aos critérios empregados).
o desempenho dos alunos nos exames de proficiência do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo − SARESP (o quanto eles aprenderam) e o fluxo escolar (em quanto tempo aprenderam).
Com relação ao entendimento de Philippe Perrenoud acerca do conceito de competência, assinale a alternativa incorreta.
Faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, tais como saberes, capacidades e informações, para solucionar, com pertinência e eficácia, uma série de situações.
Saber orientar-se em um lugar desconhecido mobiliza as capacidades de ler um mapa, localizar-se, pedir informações ou conselhos, assim como os seguintes saberes: ter noção de escala, elementos da topografia ou referências geográficas. Uma pessoa que consegue realizar essa ação é competente.
As competências estão ligadas a contextos culturais, profissionais e condições sociais.
Quando um profissional de saúde consegue identificar patologias e sintomas, terapias, riscos, remédios, serviços médicos e farmacêuticos e aplicá-los para curar uma pessoa doente, ele mobiliza as capacidades de observar sinais fisiológicos, medir a temperatura, administrar um medicamento; por isso, pode ser considerado um profissional competente.
As competências profissionais desenvolvem-se exclusivamente na escola.
No que diz respeito à violência, um dos aspectos mais ressaltados pelos profissionais da educação é a falta de preparo para atuar frente ao fenômeno: ao serem questionados se sabem como enfrentar a violência em sua prática pedagógica, apontam a necessidade de formação para discutir a violência na escola. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
O trabalho de prevenção da violência não necessita ser programado e dirigido, ou seja, deve ocorrer de forma intuitiva, uma vez que se realiza em muitas escolas.
A formação de professores e dos profissionais que atuam na educação deve ser repensada, de modo que eles possam ter subsídios para enfrentar o novo momento social.
A atitude informal e intuitiva das conversas com os alunos a respeito da violência é o melhor caminho de prevenção realizado pelos psicólogos e orientadores educacionais nas escolas.
O fato de os professores não terem uma formação adequada pode abalar a relação de confiança dos alunos com os professores, caso estes façam referência a alguma informação equivocada; por isso, o melhor caminho é estar preparado para depois executar algum tipo de ação.
A questão da violência não é um problema da escola, e sim da sociedade como um todo; por isso, a escola não deve perder seu tempo com questões que não serão solucionadas nesse espaço.
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