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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.
O segundo período, compreendido entre os anos de 1759 e 1932, caracterizou-se pelo predomínio da pedagogia nova.
O atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência mental deve privilegiar o desenvolvimento e a superação daquilo que lhe é limitado, conforme MEC/SEESP (2006). Tal orientação implica
o deslocamento do aluno de uma posição passiva e automatizada diante da aprendizagem para o acesso e apropriação ativa do saber.
o deslocamento do aluno de uma posição receptiva do saber para uma apropriação adaptativa dos conhecimentos escolares.
a passagem de um tipo de ação consciente e significativa para um tipo de ação automática e mecânica.
a passagem de um tipo de ação de assimilação e de construção do saber para um tipo de ação automática e adaptativa.
a passagem de ações conscientes e interiorizadas para ações esteriotipadas e repetitivas.
A leitura de tabelas é uma habilidade importante a ser ensinada durante o Ciclo I do Ensino Fundamental porque a tabela
é uma maneira de se organizar informações usadas na vida cotidiana e em diferentes disciplinas.
é uma habilidade limitada à escola e que só será necessária durante a vida acadêmica do aluno.
permite uma única interpretação dos fatos, facilitando a vida escolar da criança.
indica para o estudante que o texto só pode ser de matemática ou ciências da natureza.
independe do letramento dos alunos, podendo ser de utilidade também para os não alfabetizados.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.
Cabe ao supervisor escolar exercer, de forma indelegável, a função de liderança, cuidando da definição de métodos, técnicas e conteúdos de ensino e do controle de horários.
O Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) é realizado
anualmente e tem como principais objetivos: − verificar o desempenho de todos os alunos nas diferentes unidades escolares; − fornecer dados para os estados e municípios desenvolverem suas políticas educacionais voltadas para a formação docente; − favorecer o reconhecimento dos gestores das fragilidades de sua unidade escolar.
a cada quatro anos e tem como principais objetivos: − investigar fatores socioeconômicos que interferem na aprendizagem dos alunos; − verificar o desempenho dos alunos nas diversas disciplinas; − oferecer, às diversas administrações públicas educacionais, informações para o desenvolvimento e monitoramento de suas políticas.
a cada dois anos e tem como principais objetivos: − indicar aspectos a serem aperfeiçoados em cada unidade escolar; − disponibilizar informações relevantes a gestores e técnicos de educação para a elaboração de políticas educacionais; − possibilitar que a sociedade civil conheça as reais condições da realidade educacional brasileira.
anualmente e tem como principais objetivos: − melhorar os resultados dos processos educacionais desenvolvidos em todo País; − determinar caminhos para o aperfeiçoamento dos espaços e condições para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; − verificar o grau de eficiência dos sistemas de ensino municipais e estaduais.
a cada dois anos e tem como principais objetivos: − acompanhar e monitorar a qualidade e equidade dos sistemas educacionais; − disponibilizar informações para as secretarias municipais e estaduais elaborarem e avaliarem o desempenho de suas políticas educacionais; − oferecer a educadores e sociedade civil informações referentes às condições e resultados dos processos educacionais desenvolvidos em todo País.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.
O primeiro período da história da educação no Brasil, de 1549 a 1759, não pode ser considerado homogêneo quanto à educação e quanto ao modelo econômico.
Saber importantíssimo que fundamenta a prática educativa dos educadores é o que diz respeito à força, às vezes maior do que pensamos, da ideologia. É o que nos adverte de suas manhas, das armadilhas em que nos faz cair. Esta concepção de ideologia relaciona-se
com um conjunto de idéias e crenças de uma pessoa ou de um grupo.
com doutrinas constituídas por motivos religiosos ou políticos.
diretamente com um conjunto de visões de mundo que explicitam a realidade social.
com ideias e valores que explicam e orientam os comportamentos sociais coletivos.
diretamente com a ocultação da verdade dos fatos, nos tornando míopes.
O objetivo do atendimento educacional especializado do aluno com deficiência mental, conforme o documento MEC/SEESP (2007), é
a ampliação da capacidade de abstração do aluno, por meio do treinamento de sua memória, atenção e raciocínio lógico.
a construção de sua inteligência, dentro do quadro de recursos intelectuais de que ele dispõe, de forma a torná-lo capaz de produzir significado/conhecimento.
o favorecimento da socialização do aluno no ensino comum, de forma a garantir a tolerância de sua presença pelos demais alunos.
o desenvolvimento de conteúdos acadêmicos adaptados, como os de Língua Portuguesa e Matemática, configurando-se como um ensino escolar especial.
a sistematização de conhecimentos que possibilitem ao aluno aprender a leitura, a escrita e as quatro operações aritméticas.
Um professor, ao buscar um texto de divulgação científica para ser trabalhado no Ensino Fundamental I, deve ter em mente quais são os objetivos que deseja que os alunos atinjam. Nesse contexto, um texto de divulgação científica sobre o corpo humano deveria conter
nomes de partes do corpo, para que os alunos aprendam os termos científicos corretos.
instruções que ensinem os alunos a usar corretamente um microscópio ou outro instrumento.
informações que estimulem os alunos a conhecer mais o próprio corpo e a respeitá-lo.
dados aprofundados sobre a prática de profissões da saúde, para que os alunos reflitam sobre o futuro.
detalhes sobre doenças mais comuns, para que os alunos reconheçam seus sintomas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.
Compete ao supervisor escolar coordenar a orientação vocacional do educando, incorporando-a ao processo educativo global.
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