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Crianças até seis anos de idade, encontram-se em uma fase de vida que dependem intensamente do adulto para sua sobrevivência. (Machado, 2001)
Precisam, portanto, ser cuidadas e educadas. É necessário que sejam oferecidas às crianças dessa faixa etária, condições de usufruírem plenamente suas possibilidades de apropriação e de produção de significados no mundo da natureza e da cultura. As crianças precisam ser apoiadas em suas iniciativas espontâneas e incentivadas a, EXCETO:
Brincar.
Desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão.
Expressar sentimentos e pensamentos.
Movimentar-se somente em ambientes fechados.
Diversificar atividades, escolhas e companheiros de interação em creches, pré-escolas e centros de Educação Infantil.
A videoconferência é um recurso pedagógico privilegiado na modalidade de Educação a Distância, pois
apresenta um baixo custo de implementação e manutenção, favorecendo assim sua viabilidade.
dispensa mediadores, uma vez que o vídeo é o principal recurso utilizado nesta modalidade.
possibilita a apresentação simultânea de imagem e áudio, favorecendo, em tempo real, a interação entre os participantes e mediador.
proporciona o autodidatismo, uma vez que os participantes podem desenvolver as atividades de modo autônomo.
tem como recurso principal o estabelecimento de comunicação via chat, que pode ser registrado para possíveis sistematizações.
Analise as afirmativas abaixo, sobre as características do ensino baseado na abordagem denominada ensino com pesquisa. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Valorização da ação reflexiva do aluno.
II. A centralidade do sujeito (educando).
III. Estímulo da capacidade de análise e argumentação.
IV. A realização de exercícios para a retenção do conteúdo.
V. O conhecimento é percebido como provisório e relativo.
Nossas crianças têm direito à brincadeira. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Demonstramos o valor que damos às brincadeiras infantis participando delas sempre que as crianças pedem.
( ) As crianças que têm dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos devem ficar isoladas.
( ) As rotinas das creches devem ser flexíveis e reservar períodos longos para as brincadeiras livres das crianças.
( ) As salas onde as crianças ficam devem ser arrumadas de forma a facilitar brincadeiras espontâneas e interativas.
( ) As famílias não precisam receber orientação sobre o que as brincadeiras representam para o desenvolvimento infantil.
( ) Os brinquedos devem ser guardados com carinho, de forma organizada e em locais de livre acesso às crianças.
A sequência está correta em
V, V, F, F, V, F
V, F, V, F, V, V
F, V, F, V, V, F
F, V, F, F, V, V
V, F, V, V, F, V
O desenvolvimento do conceito de DI (Designer Instrucional) utiliza como referencial teórico
a taxonomia de Bloom.
o fordismo.
o taylorismo.
o cognitivismo.
o construtivismo.
De acordo com Zabala, o instrumento que estabelece, por acordo entre docentes e discentes, as atividades a serem realizadas em determinado período é o(a):
Luciana é uma adolescente de 15 anos, com deficiência mental e com um quadro motor associado, matriculada na 3a série do Ensino Fundamental I, do ensino regular. A aluna, apesar de suas dificuldades, estava progredindo em suas aprendizagens acadêmicas. Entretanto, como é bem desenvolvida do ponto de vista físico, atualmente tem demonstrado dificuldades no convívio com colegas, muito menores que ela, e vem demonstrando desinteresse pelas atividades acadêmicas e faltando com certa frequência à escola.
A atitude mais adequada da professora é
propor à família a transferência da aluna para uma escola especial, compatível com sua problemática e idade.
solicitar ajuda à equipe da escola para discutir a problemática da aluna, bem como ouvir a demanda da própria aluna e da família e analisar todas as possibilidades e alternativas, a fim de que juntos possam encontrar a melhor solução para o caso.
encaminhar a aluna para um atendimento psicológico ou psiquiátrico, pois seu desinteresse deve estar relacionado com uma depressão.
propor à direção da escola que a aluna seja automaticamente transferida para a 8a série do ensino fundamental I, a fim de que possa conviver com alunos mais velhos, independentemente de suas condições de aprendizagem.
propor à família a transferência da aluna para uma escola especializada no atendimento de múltiplas deficiências.
O planejamento do trabalho formativo em uma empresa requer
normas explícitas em relação ao processo formativo e estratégias motivacionais adequadas à população de aprendizes.
material didático atualizado, com tarefas instigantes a serem realizadas individualmente ou em grupo pelos aprendizes.
atividades sempre relacionadas ao foco de trabalho da empresa como um todo.
diagnóstico inicial, objetivos claramente expressos, situações significativas de aprendizagem e avaliação continuada.
a seleção de conteúdos de aprendizagem ligados ao posto de trabalho de cada aprendiz e aos princípios e metas da empresa.
No campo das pesquisas sobre a relação trabalho e educação, alguns pensadores apontam para uma pedagogia do trabalho com um sentido emancipador, ou seja, o trabalho como princípio educativo na perspectiva do trabalhador. Analise os trechos abaixo e assinale a alternativa que indica aquele(s) que está/estão relacionado(s) com o enunciado da questão:
I. Implica superar a visão utilitarista e reducionista do trabalho.
II. O trabalho reduzido a mero fator de produção não pode sustentar a cidadania.
III. É necessário concretizar a educação e a formação que estejam centradas na ocupação do mercado de trabalho.
Jonas é um aluno de 14 anos matriculado na quarta série do Ensino Fundamental I, de uma escola regular, e que apresenta deficiência mental sem causa definida. Está, aos poucos, se desenvolvendo no processo de alfabetização; entretanto, apresenta comportamentos muito infantis e inadequados (como se levantar muitas vezes da carteira, fazer birra, pegar material dos colegas etc.), o que atrapalha a dinâmica da sala de aula. Jonas demonstra baixa autoestima e muita insegurança.
Nesse caso, a intervenção pedagógica mais adequada seria a professora
intensificar os conteúdos escolares, a fim de controlar os comportamentos infantis e inadequados do aluno.
aceitar os comportamentos do aluno, uma vez que, em função de sua deficiência mental, o mesmo não apresenta condições de melhorar nesse aspecto.
demonstrar ao aluno a crença nas suas potencialidades, propondo situações em que ele possa desenvolver independência e iniciativa, melhorando, assim, o conceito que tem de si mesmo.
reforçar a autoestima do aluno com elogios e aguardar seu amadurecimento natural, a fim de que seu desenvolvimento e potencial de aprendizagem acadêmica sejam atualizados.
investir na adequação comportamental do aluno, uma vez que este é o objetivo mais importante da educação inclusiva.
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