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A avaliação formativa propõe-se a levantar informações úteis para a regulação do processo ensino/aprendizagem (Hadji, 2001, p 19). Nesse sentido, a avaliação formativa deve ser realizada no
início do processo de ensino, com o objetivo de verificar qual o nível de conhecimento dos aprendizes para classificá-los e planejar melhor a ação educativa a ser desenvolvida.
final do processo de formação, com o objetivo de reconhecer quais os resultados atingidos e reprovar os alunos que não atingiram o resultado esperado.
decorrer do processo formativo, com o objetivo de realizar possíveis alterações nas práticas propostas, a fim de atingir melhores resultados.
início e no final do processo formativo, para verificar o que os alunos sabiam inicialmente e o que aprenderam após a formação.
momento em que for possível verificar o impacto real das ações educativas desenvolvidas.
Regina é uma aluna de 13 anos, com Síndrome de Down, matriculada há pouco mais de três anos no ensino regular, na segunda série do Ensino Fundamental I. O fato de Regina não estar alfabetizada preocupa sua professora, que sugere à
família, com anuência da direção da escola, que transfira a aluna para uma escola especial, uma vez que ela não conseguiu se alfabetizar no decorrer dos três anos de escolarização.
professora especializada que trabalhe com a aluna conteúdos escolares da segunda série, desenvolvidos na sala de aula do ensino regular, a fim de que tenha um reforço escolar.
direção da escola e à família que a aluna deve ser promovida para a terceira série, mesmo sem estar alfabetizada, uma vez que o foco principal da educação inclusiva é a socialização de alunos com deficiência intelectual.
professora especializada que passem a desenvolver um trabalho conjunto, a fim de que a aluna possa permanecer na classe comum e contar com apoio especializado, buscando-se, assim, formas de garantir o desenvolvimento global da aluna.
equipe da escola que a aluna permaneça na terceira série, passando a frequentar a escola apenas três vezes por semana e com horário reduzido.
O Moodle pode ser caracterizado como
uma ferramenta de busca de artigos educacionais.
uma rede social para educadores.
um fórum interativo voltado à educação.
um software livre de apoio à aprendizagem.
uma plataforma virtual educacional elaborada pelo MEC.
Uma das indicações da SEE-SP é que a avaliação interna das aprendizagens dos alunos assuma um caráter formativo. Isso significa que a avaliação deve
ser um instrumento de controle das aprendizagens dos alunos para fins de promoção ou recuperação.
informar o professor e o gestor escolar os resultados obtidos pelos alunos ao longo de todo o ano letivo.
ser um instrumento propiciador de aprendizagem e destinado a reorientar o planejamento das práticas de ensino.
classificar e aprovar os alunos de modo a adequar as possíveis distorções entre o que se espera e o que o aluno sabe em determinado ano/ciclo.
auxiliar na avaliação da escola em relação a sua qualidade de ensino.
Os limites das especificidades de atuação dos profissionais da classe comum, do atendimento clínico e do atendimento educacional especializados devem ser mantidos, conforme o documento MEC/SEESP (2006). Entretanto, as ações desses profissionais junto ao aluno com deficiência mental devem convergir para objetivos
voltados ao desenvolvimento global do aluno.
voltados às aprendizagens dos conteúdos acadêmicos, relacionados às disciplinas curriculares.
de desenvolvimento cognitivo do aluno, por meio de atividades compensatórias de seus déficits.
de treinamento do aluno em atividades de vida diária e de vida prática.
de treinamento do aluno em atividades implicadas na aquisição de habilidades básicas.
Ao definir objetivos de aprendizagem, o educador
atinge os resultados esperados, pois explicita a intencionalidade de sua ação educativa.
determina as atividades a serem realizadas, uma vez que os objetivos configuram-se também no campo da ação educativa.
parametriza a ação educativa para proporcionar mudanças de conceitos, procedimentos e atitudes dos aprendizes.
simplifica o processo educacional, uma vez que limita as possibilidades de aprendizagem aos objetivos definidos.
prejudica a verificação de novas aprendizagens, uma vez que delimita os objetivos a serem atingidos.
A estratégia adotada pela Secretaria Estadual de Educação, na década de 1990, para garantir a universalização da educação e a regularização do fluxo dos alunos no que se refere à relação idade/série foi a
criação dos sistemas de avaliação Saresp/Idesp.
determinação de habilidades e conteúdos a serem desenvolvidos em cada ano/série.
implantação da nova Proposta Curricular.
criação do Projeto Ler e Escrever.
implantação do regime de Progressão Continuada.
Conforme o documento MEC/SEESP (2006), o atendimento educacional especializado pode ser realizado em grupos, que devem ser, obrigatoriamente, formados por alunos com
diferentes faixas etárias, mas no mesmo nível do processo de conhecimento.
a mesma faixa etária e em vários níveis do processo de conhecimento.
com diferentes faixas etárias, mas no mesmo estágio de desenvolvimento cognitivo.
o mesmo diagnóstico etiológico e em níveis variados do processo de conhecimento.
o mesmo diagnóstico etiológico e com a mesma faixa etária.
Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
Adaptações curriculares são essenciais para que se possa atender bem, na escola, aos alunos com necessidades especiais. Na sala de aula, elas pretendem alcançar
o desenvolvimento de uma apreensão fina e sutil das diferenças individuais.
a articulação da escola com a família e o respeito mútuo e unilateral de todos.
a participação e a integração efetiva dos alunos em sala e sua aprendizagem.
o organização da classe para tomar decisões democráticas no âmbito escolar.
o registro dos procedimentos e do desempenho dos alunos nas avaliações.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a organização do trabalho na escola , julgue os itens que se seguem.
O conjunto de elementos sociais, culturais e psicológicos que compõe o retrato da escola denomina-se cultura organizacional.
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