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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
Sonia Kramer (2005) sustenta que há questões e tensões na formação de profissionais de Educação Infantil. Para ela, um dos desafios centrais é que tal formação tenha também um caráter
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos à educação profissional e tecnológica.
A proposta da educação profissional integrada ao ensino médio enfatiza a educação científica e humanística, por meio da articulação entre formação geral e profissional, sem desconsiderar a realidade concreta no contexto dos arranjos produtivos e das vocações sociais, culturais e econômicas locais e regionais.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
Friedmann (2006), ao pesquisar o brincar no cotidiano da criança, trata de dois temas básicos. Um diz respeito à importância da utilização do brincar como meio educacional, enquanto o outro tema refere-se
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos à educação profissional e tecnológica.
A concepção de educação integrada consiste na educação geral separada da educação profissional, de forma que aconteça a preparação do aluno para o trabalho.
Hoje em dia, há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família, e elas, juntas, criam espaços agradáveis para a convivência. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A parceria família-escola pode ser estabelecida por meio de uma conversa franca dos professores com os pais, em reuniões simples, organizadas, nas quais é permitido aos pais falarem e opinarem sobre todos os assuntos.
Muitas funções que eram das famílias, como educação sexual, definição política, formação religiosa, entre outras, têm sido transferidas para a escola, mas isso não interfere nas relações humanas desses dois grupos sociais.
A escola deve ser um lugar de aprendizagem, e não um campo de ação no qual haverá continuidade da vida afetiva. A escola que funciona como quintal da casa perde sua função primordial na educação das crianças e dos adolescentes.
As crianças e os jovens precisam sentir que pertencem a uma família. Sabe-se que a família de sangue é a base para qualquer ser. Por sua vez, as famílias construídas com base em laços de afeto não atendem às necessidades fundamentais que tornam as pessoas mais humanas e afetuosas.
A construção da parceria família-escola é responsabilidade exclusiva dos professores, pois, com a proximidade dos pais à escola, tal parceria cria meios de que a família esteja cada vez mais preparada para ajudar seus filhos. É necessária uma conscientização muito grande para que todos se sintam envolvidos nesse processo de educação contínua dos filhos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
Segundo Friedmann (2006), pela observação da atividade lúdica, o educador obtém informações do comportamento geral do grupo e do comportamento individual de seus alunos. Essa proposta de registro e análise das atividades observadas recebe o nome de
Os tipos de violência mais comuns que ocorrem nas escolas são: física; verbal; ofensa, desobediência e desacato ao professor; atitudes de discriminação; ameaças; violência simbólica; baixos salários e más condições de trabalho; exigências da legislação, em especial do Estatuto da Criança e do Adolescente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
As vítimas e os causadores das violências escolares podem ser os professores, alunos e(ou) os funcionários.
Apenas os alunos são vítimas da violência escolar.
Apenas os professores e funcionários são vítimas da violência escolar.
Apenas os alunos são os causadores da violência escolar.
As causas da violência escolar são sociais e não se reportam ao ambiente educacional.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
Segundo Nascimento (2003), existem dois aspectos básicos a ser superados para que a Educação Infantil efetivamente se constitua no Brasil. Esses aspectos são:
Julgue os itens a seguir acerca dos mecanismos de fortalecimento da relação escola-família na educação das crianças e dos jovens.
I Os conselhos escolares são os meios mais efetivos da participação da família na elaboração do projeto pedagógico da escola.
II Participar da vida escolar das crianças resume-se a participar do conselho escolar.
III A integração da família com a escola deve ser realizada por meio de diversas ações de aproximação que não dependem exclusivamente da escola.
IV Cada escola precisa encontrar os caminhos de aproximação com a comunidade, escutando o que os pais de alunos têm a dizer.
V As crianças que não encontram apoio dos pais nas atividades escolares estão fadadas ao fracasso na vida profissional.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
Uma criança foi recentemente operada de garganta, passando por várias experiências desagradáveis de tomar uma injeção de anestesia, acordar com a garganta muito doída e com dificuldades para engolir até líquidos. Na creche, em um momento posterior, ela pôde ser observada recriando na brincadeira a situação vivenciada no hospital, dando injeção e operando a boneca ou algum companheiro (Oliveira et al. 2002, p. 58). Assim, através da brincadeira, ela
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