Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sonia Kramer (2005) sustenta que há questões e tensões na formação de profissionais de Educação Infantil. Para ela, um dos desafios centrais é que tal formação tenha também um caráter

  • A. pedagógico.
  • B. político.
  • C. científico.
  • D. cultural.

Julgue os itens que se seguem, relativos à educação profissional e tecnológica.

A proposta da educação profissional integrada ao ensino médio enfatiza a educação científica e humanística, por meio da articulação entre formação geral e profissional, sem desconsiderar a realidade concreta no contexto dos arranjos produtivos e das vocações sociais, culturais e econômicas locais e regionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Friedmann (2006), ao pesquisar o brincar no cotidiano da criança, trata de dois temas básicos. Um diz respeito à importância da utilização do brincar como meio educacional, enquanto o outro tema refere-se

  • A. à manutenção e exposição das brincadeiras e atividades dirigidas.
  • B. ao resgate e à divulgação de brincadeiras e jogos tradicionais.
  • C. ao espaço físico e ao tempo destinados para brincadeiras e jogos.
  • D. à adequada utilização pelo educador das brincadeiras e jogos modernos.

Julgue os itens que se seguem, relativos à educação profissional e tecnológica.

A concepção de educação integrada consiste na educação geral separada da educação profissional, de forma que aconteça a preparação do aluno para o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Hoje em dia, há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família, e elas, juntas, criam espaços agradáveis para a convivência. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A parceria família-escola pode ser estabelecida por meio de uma conversa franca dos professores com os pais, em reuniões simples, organizadas, nas quais é permitido aos pais falarem e opinarem sobre todos os assuntos.

  • B.

    Muitas funções que eram das famílias, como educação sexual, definição política, formação religiosa, entre outras, têm sido transferidas para a escola, mas isso não interfere nas relações humanas desses dois grupos sociais.

  • C.

    A escola deve ser um lugar de aprendizagem, e não um campo de ação no qual haverá continuidade da vida afetiva. A escola que funciona como quintal da casa perde sua função primordial na educação das crianças e dos adolescentes.

  • D.

    As crianças e os jovens precisam sentir que pertencem a uma família. Sabe-se que a família de sangue é a base para qualquer ser. Por sua vez, as famílias construídas com base em laços de afeto não atendem às necessidades fundamentais que tornam as pessoas mais humanas e afetuosas.

  • E.

    A construção da parceria família-escola é responsabilidade exclusiva dos professores, pois, com a proximidade dos pais à escola, tal parceria cria meios de que a família esteja cada vez mais preparada para ajudar seus filhos. É necessária uma conscientização muito grande para que todos se sintam envolvidos nesse processo de educação contínua dos filhos.

Segundo Friedmann (2006), pela observação da atividade lúdica, o educador obtém informações do comportamento geral do grupo e do comportamento individual de seus alunos. Essa proposta de registro e análise das atividades observadas recebe o nome de

  • A. instrumento metodológico.
  • B. estratégias lúdicas.
  • C. atividades dirigidas.
  • D. esquema lúdico.

Os tipos de violência mais comuns que ocorrem nas escolas são: física; verbal; ofensa, desobediência e desacato ao professor; atitudes de discriminação; ameaças; violência simbólica; baixos salários e más condições de trabalho; exigências da legislação, em especial do Estatuto da Criança e do Adolescente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As vítimas e os causadores das violências escolares podem ser os professores, alunos e(ou) os funcionários.

  • B.

    Apenas os alunos são vítimas da violência escolar.

  • C.

    Apenas os professores e funcionários são vítimas da violência escolar.

  • D.

    Apenas os alunos são os causadores da violência escolar.

  • E.

    As causas da violência escolar são sociais e não se reportam ao ambiente educacional.

Segundo Nascimento (2003), existem dois aspectos básicos a ser superados para que a Educação Infantil efetivamente se constitua no Brasil. Esses aspectos são:

  • A. o perfil do educador e o conteúdo curricular.
  • B. o currículo e a faixa etária das crianças.
  • C. o currículo e a faixa etária das crianças.
  • D. o acesso e o financiamento.

Julgue os itens a seguir acerca dos mecanismos de fortalecimento da relação escola-família na educação das crianças e dos jovens.

I Os conselhos escolares são os meios mais efetivos da participação da família na elaboração do projeto pedagógico da escola.

II Participar da vida escolar das crianças resume-se a participar do conselho escolar.

III A integração da família com a escola deve ser realizada por meio de diversas ações de aproximação que não dependem exclusivamente da escola.

IV Cada escola precisa encontrar os caminhos de aproximação com a comunidade, escutando o que os pais de alunos têm a dizer.

V As crianças que não encontram apoio dos pais nas atividades escolares estão fadadas ao fracasso na vida profissional.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

“Uma criança foi recentemente operada de garganta, passando por várias experiências desagradáveis de tomar uma injeção de anestesia, acordar com a garganta muito doída e com dificuldades para engolir até líquidos. Na creche, em um momento posterior, ela pôde ser observada recriando na brincadeira a situação vivenciada no hospital, ‘dando injeção’ e ‘operando’ a boneca ou algum companheiro” (Oliveira et al. 2002, p. 58). Assim, através da brincadeira, ela

  • A. revive no faz-de-conta a situação traumática, podendo explorá-la com um certo distanciamento que lhe permite trabalhar as emoções difíceis que sentiu naquele momento.
  • B. repete o tipo de enredo que mais observa no seu dia a dia e reproduz o comportamento das pessoas que são importantes para ela.
  • C. atribui papel aos objetos, que substituem personagens no seu faz-de-conta e, nesse caso, o grande personagem oculto nos objetos é a própria criança.
  • D. exibe coordenação do seu papel, aprende a supor o que os outros pensam, buscando coordenar ativamente seu comportamento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...