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Vivemos numa sociedade dinâmica. A partir desta constatação, Andy Hargreaves, na obra O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança (2004), examina o significado da sociedade do conhecimento, sua importância e seu sentido para os professores de hoje. Nesse livro, o autor fala em escola total e professor total, ambiente e profissional voltados para a cultura cooperativa, na qual
a interdependência forma o cerne das relações entre professores, fazendo com que cada um se sinta parte do grupo e de um trabalho em equipe.
o professor deve desenvolver capacidades para inovação, flexibilidade e o compromisso com a transformação, essenciais à prosperidade econômica.
o isolamento profissional deve ser combatido e cada professor deve se responsabilizar em desenvolver suas capacidades de inovação.
a escola deve combater muitos dos imensos problemas criados pelas sociedades do conhecimento e deve estar a serviço da criatividade.
o trabalho coletivo é fundamental para a noção de sociedade aprendente que poderá compor ou não uma sociedade de aprendizagem.
Instituída pela Lei Complementar no 1.078, de 17 de dezembro de 2008, a Bonificação por Resultados a ser paga aos servidores em efetivo exercício na Secretaria da Educação, decorrente do cumprimento de metas previamente estabelecidas, visa
à melhoria e ao aprimoramento da qualidade do ensino público.
ao favorecimento aos profissionais que se destacam na escola.
à premiação dos professores qualificados profissionalmente.
ao incentivo aos servidores com maior tempo de serviço.
à avaliação do trabalho desempenhado pelos servidores.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
A brincadeira é uma linguagem natural da criança, sendo importante que esteja presente na escola desde a Educação Infantil para que o aluno possa se expressar por meio de atividades lúdicas. Segundo Oliveira et al. (2002),
A ética profissional encontra na educação uma forte manifestação, uma vez que uma classe social, a burguesia, se impõe, em determinado momento, como hegemônica. Desse modo, aquilo que é tido como socialmente justo ou injusto, o bem e o mal, o certo e o errado não correspondem à compreensão, escolha e desejo de cada indivíduo e nem do conjunto dos participantes da vida social. Acerca da ética na profissão docente, assinale a alternativa incorreta.
No exercício da profissão docente, encontram-se professores portadores de objetos de griffes verdadeiras ou falsas, ao invés de se questionarem a respeito desse hábito social. Isso implica falta de crítica sobre a ideologia dominante.
Um professor do ensino público, que foi designado para lecionar em uma escola situada em região urbana com altos índices de violência, ao vivenciar as primeiras semanas nesse contexto, percebe as dificuldades na realização de seu trabalho. Corresponde a uma escolha ética quando tenta transferir-se para uma nova escola em região menos violenta.
A questão ética não se restringe ao plano da aceitação das normas socialmente estabelecidas nem se reduz ao problema da criação dos valores por uma liberdade solitária.
A postura ética nasce da existência concreta de cada um, da consciência dos valores envolvidos no reconhecimento da inalienável dignidade da pessoa e do sentido da responsabilidade pessoal diante do outro, cujo rosto é um apelo constante a ser respeitado e promovido.
A postura ética permite a crítica à pequena moral e, pela crítica, é possível questionar a ideologia, favorecendo o embate de diferentes alternativas sociais.
A Instrução CENP no 1/2010, de 11 de janeiro de 2010, que dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas escolas da rede pública estadual de ensino, estabelece as competências e atribuições dos docentes responsáveis pela recuperação. NÃO é de responsabilidade do professor
realizar uma avaliação diagnóstica dos alunos encaminhados para recuperação, com vistas a um maior detalhamento das dificuldades apresentadas preliminarmente pelo professor da classe.
oferecer atendimento individualizado de estudos de recuperação paralela para atender às dificuldades/necessidades indicadas pelas famílias dos alunos.
encaminhar, ao final do período em que o aluno esteve submetido a estudos de recuperação, os resultados alcançados.
cuidar dos registros das atividades desenvolvidas com os alunos, em especial, apresentando relatório circunstanciado quando de se tratar de atendimento individualizado.
utilizar estratégias diversificadas propondo as atividades a serem vivenciadas pelos alunos, sugeridas no material de apoio, como também usar os materiais disponíveis na Sala Ambiente de Informática da escola.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
Os contatos diários entre educadores da creche e a família das crianças geram um tipo de relacionamento singular e muito especial. Segundo Oliveira et al. (2002),
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
No livro Creches: crianças, faz de conta & Cia, Oliveira et al. (2002) tratam de questões importantes relativas à educação infantil. Entre elas, enfatizam o seguinte aspecto:
Quando se pensa o sucesso ou o fracasso escolar, geralmente se fala no papel das famílias como possibilitadoras de aprendizagem. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
As famílias de classes baixas não podem fornecer qualidade de vida satisfatória, alimentação adequada e acesso a diversas formas de cultura; por isso, seus filhos estão fadados ao fracasso escolar.
A falta de estrutura familiar é um sintoma que deve ser considerado de forma única, isolado, na análise sobre o sucesso ou fracasso escolar.
São consideradas famílias produtoras de problemas de aprendizagem somente aquelas que estão em situação de risco e de pobreza.
A família também é responsável pela aprendizagem da criança, já que os pais são os primeiros ensinantes e suas atitudes irão determinar a modalidade de aprendizagem dos filhos.
Para identificar os problemas de aprendizagem, não é preciso distinguir aquilo que é próprio da criança, em termos de dificuldades, daquilo que ela reflete em termos do sistema em que se insere.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
A fonte original da identidade está naquele círculo de pessoas com quem a criança interage. A primeira matriz de socialização infantil é
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
Segundo Vygotsky, a construção do pensamento e da subjetividade é
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