Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando as políticas de ensino médio integrado e inovador, julgue os itens subsecutivos.
Os currículos do ensino médio deverão destinar o mínimo de 20% da carga horária total do curso a atividades optativas e disciplinas eletivas a serem escolhidas pelas próprias escolas e cursadas obrigatoriamente pelos alunos.
A Pedagogia Social apresenta-se, nos diferentes autores, como uma ciência que propicia a criação de conhecimentos, como uma disciplina que possibilita sistematização, reorganização e transmissão de conhecimentos e como uma profissão com dimensão prática, com ações orientadas e intencionais. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Nos países da América Latina, entre os quais o Brasil, a Pedagogia Social é praticamente desconhecida, se vista como abordagem teórica e qualificação profissional regular, por isso não se faz presente em intervenções de diferentes naturezas.
As intervenções socioeducacionais estão presentes em diferentes espaços formais e não formais da educação, mas a expansão e a consolidação da Pedagogia Social ocorre exclusivamente na educação formal.
O objeto formal da Pedagogia Social é a intervenção na realidade, como ciência normativa, comprometida com o fazer. Apropria-se da análise de indivíduos e da sociedade desenvolvida por outras áreas. Necessita, portanto, de outras ciências que lhe deem suporte à ação.
Entende-se por pedagogia social as intervenções não formais que estiveram relacionadas a projetos de educação popular desarticulados ou a projetos exclusivamente assistencialistas.
São excluídos dos programas da Pedagogia Social as questões ecológicas, ambientais do trânsito, da terceira idade, das minorias (os sem-terra, os índios, a mulher, os negros, os presos, os hospitalizados) e a questão cultural, entre outras.
Outra etapa do ato de planejar denomina-se 'plano de ação'. Segundo uma visão dialética de planejamento, assim como as demais, é uma etapa fundamental para a eficácia do ato de planejar, por isso não se trata aqui de qualquer ação, mas de ações
I. que dizem respeito à antecipação do processo a ser desencadeado, prevendo suprir as necessidades diagnosticadas.
II. capazes de modificar o comportamento das pessoas por meio de atividades de treinamento e repetitivas.
III. capazes de interferir nas atitudes, valores ou hábitos das pessoas, tendo em vista o bem estar individual e social.
IV. que servem de modelos para serem desenvolvidos em todos os projetos, economizando tempo e materiais didáticos.
V. que visem à concretização reflexiva e investigativa das metas a serem alcançadas frente a uma situação especial.
Estão corretas APENAS as alternativas:
I, III e V.
I, e IV.
II e V.
II e V.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere à educação corporativa e sua relação com a EAD, julgue os itens de 133 a 142.
Apesar de a cada ano crescer o número de empresas que implantam uma universidade corporativa em sua estrutura organizacional, não se evidencia uma tendência de migração dos setores de treinamento para esse fim.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando as políticas de ensino médio integrado e inovador, julgue os itens subsecutivos.
O programa de ensino médio inovador visa contribuir para o enfrentamento da tensão dialética entre pensamento científico e pensamento técnico; entre trabalho intelectual e trabalho manual na busca de outras relações entre teoria e prática.
Entre as diversas classificações existentes quanto às tendências pedagógicas, destaca-se a de Cipriano Carlos Luckesi, que as divide em dois grupos: liberal e progressista. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
I A pedagogia liberal é composta exclusivamente pela pedagogia tradicional e pela tecnicista.
II A pedagogia progressivista é parte da progressista.
III A pedagogia crítico-social dos conteúdos é uma pedagogia liberal.
IV A pedagogia tradicional é um tipo de pedagogia liberal.
V Pedagogia libertária é um dos componentes da progressista.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Planejar é uma atividade reflexiva que visa um fim a ser alcançado, diante de uma dada realidade ou situação social. Realizar uma ação sem ter clareza de onde se quer chegar indica a falta de planejamento e a falta de ética com as pessoas envolvidas. A finalidade da ação existe e é imprescindível que ela seja definida e aberta a todos, para que tenham compreensão não só do 'que devem fazer' mas também do 'para que fazer'. Em um planejamento ou projeto seja ele de trabalho, de estudos ou de pesquisa, a essa finalidade dá-se o nome de:
Avaliação.
Conteúdo.
Objetivos.
Metodologia.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere à educação corporativa e sua relação com a EAD, julgue os itens de 133 a 142.
Embora a oportunidade de educação e desenvolvimento constitua fator de satisfação dos empregados, no trabalho, ela não representa um diferencial para a retenção dos trabalhadores na empresa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando as políticas de ensino médio integrado e inovador, julgue os itens subsecutivos.
Os cursos de educação profissional técnica de nível médio realizados de forma integrada com o ensino médio terão suas cargas horárias totais ampliadas para um mínimo de três mil horas independentemente da exigência individual.
Pensar em planejamento ou projeto é pensar em ações de intervenção humana sobre uma determinada realidade para se alcançar um fim desejado. Por isso podemos afirmar que:
I - Planejar é elaborar plano de mediação, aliado à exigência decorrente de sua intencionalidade que norteia as ações a serem desenvolvidas em uma situação real específica.
II – O planejamento implica em projetar algo sobre o qual se tem consciência que se deve fazer acontecer, exigindo postura reflexiva, crítica e interativa por parte de todos os envolvidos no processo.
III – O planejamento é a previsão de resultados a serem alcançados por meio de uma metodologia reprodutiva em que o fazer sobrepõe-se ao pensar, pois o mais importante é fazer acontecer.
IV - Todo planejamento ou projeto apresentam processos distintos, mas indissociáveis ao mesmo tempo, de elaboração e de realização das ações, com vistas a transformar a realidade ou situação existente.
Estão corretas APENAS as alternativas:
I, II e III.
II e IV.
I, II e IV.
I e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...