Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
Para Zilma Ramos de Oliveira (2007), a vivência da disciplina na creche e na pré-escola envolve o seguinte aspecto:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
As instituições públicas de Educação Infantil no Brasil são
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil,
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
A orientação estabelecida nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, quanto ao desenvolvimento do trabalho pedagógico nas instituições de Educação Infantil, é a de que
O projeto político-pedagógico das instituições de ensino é um documento que apresenta a identidade, os propósitos e as atividades, dentre outros aspectos, de cada estabelecimento. A esse respeito, analise as afirmações que se seguem.
I-Equipe diretiva, especialistas, professores, funcio- nários e alunos devem estar envolvidos na atividade conjunta de elaboração e realização do projeto, visando fundamentalmente a uma gestão eficiente da instituição de ensino, conforme o princípio da ges- tão democrática presente na Constituição de 1988.
II-De acordo com o que é expresso na Lei de Diretrizes e Bases vigente, o projeto deve resultar de práticas participativas, exigência ligada à própria natu- reza da ação pedagógica.
III-A organização escolar, o sistema de gestão e a tomada de decisões carregam uma dimensão educativa, o que significa dizer que a formulação do projeto político-pedagógico é, também, prática educativa e manifestação do caráter formador da instituição.
IV-A inclusão do termo político para designar o projeto indica que o documento deve ter um caráter partidário, por estar intimamente articulado ao compromisso socio-político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária.
São corretas APENAS as afirmações
I e II.
II e III.
II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
A orientação contida nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, em relação ao período integral, é para que as instituições recebam crianças por até no máximo a seguinte quantidade de horas diárias:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
Segundo Faria (2003, p. 74), o espaço físico representa um dos elementos fundamentais para a pedagogia infantil. A organização deste espaço deve levar em consideração todas as dimensões humanas potencializadas nas crianças, entre as quais destacam-se:
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, acerca do projeto políticopedagógico (PPP) e da sua gestão em uma perspectiva estratégicoempresarial.
Os encargos burocrático-administrativos são importantes, mas não são priorizados em detrimento das atividades de cunho político-administrativo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2010
No que se refere à qualidade da Educação Infantil, os documentos instituem várias diretrizes. Uma delas diz respeito à proporção adulto criança na realização do trabalho diário. Segundo os parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil, essa proporção para o grupo de crianças de três anos deve ser a de um professor para cada
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, acerca do projeto políticopedagógico (PPP) e da sua gestão em uma perspectiva estratégicoempresarial.
O trabalho dos especialistas não pode dissociar-se nem do tempo nem da posição funcional das atividades dos docentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...