Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O debate educacional tem expressado a mudança do cenário socioeconômico dos últimos anos. A qualidade do ensino passou a integrar a agenda dos políticos como meio para alcançar a competitividade da produção nacional no mercado mundial e o desenvolvimento de uma cidadania apta a operar no mundo globalizado. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
No caso da educação pública, a mudança no cenário socioeconômico dos últimos anos implica um novo modelo de gestão por intermédio da descentralização financeira e administrativa: dar autonomia às instituições escolares sem responsabilizá-las pelos resultados educativos.
A globalização dos mercados e o desenvolvimento de tecnologias de ponta criaram a necessidade de se dar um novo significado à organização escolar, para que a escola seja eficiente e democrática no processo de formação do cidadão da era moderna.
A inovação não vem acompanhada de políticas voltadas para a compensação das desigualdades extremas.
No contexto das inovações socioeconômicas, não há a necessidade de se firmar um acordo amplo entre os vários setores sociais para que sejam efetuadas reformas estruturais nas instituições sociais e políticas.
O papel do Estado na educação deve ser o de manter suas funções dirigistas e centralizadoras, impedindo a criação de condições para que as práticas inovadoras sejam realizadas ou sejam condenadas ao fracasso, por meio da burocratização.
As frases acima remetem ao pensamento existencialista, para o qual a finalidade da educação é
desenvolver a criatividade do aluno, estimulando-o a ter ideias próprias, em clima de liberdade e responsabilidade.
formar sujeitos individualistas e preocupados com o próprio crescimento existencial, em um contexto educacional que promova o autoconhecimento.
evidenciar a ambiguidade gerada pelo conceito de náusea que repercute no meio escolar durante o processo de avaliação sistemática.
compreender que o homem não é para si, mas em si, pois só se constitui humano por meio da aquisição do conhecimento proveniente da angústia.
colaborar na constituição da natureza humana dos indivíduos, identificada igualitariamente em cada sujeito.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis as discussões sobre educação e pedagogia, culminando no estabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dos conservadores. Com relação a essas duas correntes do pensamento pedagógico, julgue os itens a seguir.
Foram a expressão do conservadorismo e do tradicionalismo as reformas na educação promovidas por Lourenço Filho no Ceará em 1923, as propostas por Anísio Teixeira na Bahia em 1925 e as de Francisco Campos em Minas Gerais em 1927.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.
A implantação de um projeto político-pedagógico empresarial pode ajudar a minimizar alguns dos problemas cruciais da educação corporativa, entre os quais se incluem a falta de planejamento e a adoção de modelos de universidades corporativas inadequados ao padrão de negócios e à realidade da corporação.
Considere os esquemas abaixo para responder às questões de nos 52 e 53.
Analisando os esquemas e transpondo-os para modelos pedagógicos, verifica-se consistência na interpretação do esquema
I: modelo que privilegia o ensino como transmissão de conhecimentos.
I: os alunos têm acesso direto ao conhecimento por causa da mediação pedagógica em fluxo exercida pelos professores.
II: modelo educacional do futuro que prescindirá da participação de professores ou orientadores.
III: o conhecimento circula entre os atores sem, necessariamente, construção e retenção da aprendizagem.
III:sociabilidade e formação de educandos com participação subjetiva de professores.
Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.
De acordo com a concepção cognitivista, a avaliação é realizada com o intuito de verificar a apreensão exata do conteúdo trabalhado em sala de aula, sendo o aluno avaliado pela quantidade de informações que consegue reproduzir por meio de instrumentos como provas ou exames.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil, praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideais da eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo da gramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, a expressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica e convincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Uma das características do ensino jesuítico era a emulação ou o estímulo à competição entre os indivíduos e as classes.Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.
A perspectiva inovadora de um projeto político-pedagógico sustenta-se, entre outros aspectos, na ideia de formação de uma rede integrada por comunidades de aprendizagem e autoria, que utiliza ferramentas interativas da EAD para apoiar as ações educacionais.
O desenvolvimento tecnológico acelerado vem proporcionando a convergência de mídias. No que se refere à educação a distância, a convergência de mídias possibilita
oferecimento do rádio como um recurso de larga penetração popular, independente do local onde resida o estudante.
constatação da obsolescência do material impresso nessa modalidade de ensino, em virtude da penetração do suporte digital.
consagração da televisão como o veículo que reúne o conhecimento à imagem e ao texto, dinamizando os processos de aprendizagem.
ampliação da interatividade, permitindo mais contatos com especialistas e consultas a programas ou bancos de dados.
universalização e barateamento dos custos da educação, em função da portabilidade de veículos tecnológicos que têm ampla capacidade de armazenamento.
Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.
A concepção transformadora de avaliação, que se caracteriza pela progressividade e terminalidade, privilegia o processo, os conteúdos e a abrangência do processo educativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...