Questões de Pedagogia

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O debate educacional tem expressado a mudança do cenário socioeconômico dos últimos anos. A qualidade do ensino passou a integrar a agenda dos políticos como meio para alcançar a competitividade da produção nacional no mercado mundial e o desenvolvimento de uma cidadania apta a operar no mundo globalizado. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No caso da educação pública, a mudança no cenário socioeconômico dos últimos anos implica um novo modelo de gestão por intermédio da descentralização financeira e administrativa: dar autonomia às instituições escolares sem responsabilizá-las pelos resultados educativos.

  • B.

    A globalização dos mercados e o desenvolvimento de tecnologias de ponta criaram a necessidade de se dar um novo significado à organização escolar, para que a escola seja eficiente e democrática no processo de formação do cidadão da era moderna.

  • C.

    A inovação não vem acompanhada de políticas voltadas para a compensação das desigualdades extremas.

  • D.

    No contexto das inovações socioeconômicas, não há a necessidade de se firmar um acordo amplo entre os vários setores sociais para que sejam efetuadas reformas estruturais nas instituições sociais e políticas.

  • E.

    O papel do Estado na educação deve ser o de manter suas funções dirigistas e centralizadoras, impedindo a criação de condições para que as práticas inovadoras sejam realizadas ou sejam condenadas ao fracasso, por meio da burocratização.

As frases acima remetem ao pensamento existencialista, para o qual a finalidade da educação é

  • A.

    desenvolver a criatividade do aluno, estimulando-o a ter ideias próprias, em clima de liberdade e responsabilidade.

  • B.

    formar sujeitos individualistas e preocupados com o próprio crescimento existencial, em um contexto educacional que promova o autoconhecimento.

  • C.

    evidenciar a ambiguidade gerada pelo conceito de náusea que repercute no meio escolar durante o processo de avaliação sistemática.

  • D.

    compreender que o homem não é para si, mas em si, pois só se constitui humano por meio da aquisição do conhecimento proveniente da angústia.

  • E.

    colaborar na constituição da natureza humana dos indivíduos, identificada igualitariamente em cada sujeito.

Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis as discussões sobre educação e pedagogia, culminando no estabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dos conservadores. Com relação a essas duas correntes do pensamento pedagógico, julgue os itens a seguir.

Foram a expressão do conservadorismo e do tradicionalismo as reformas na educação promovidas por Lourenço Filho no Ceará em 1923, as propostas por Anísio Teixeira na Bahia em 1925 e as de Francisco Campos em Minas Gerais em 1927.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.

A implantação de um projeto político-pedagógico empresarial pode ajudar a minimizar alguns dos problemas cruciais da educação corporativa, entre os quais se incluem a falta de planejamento e a adoção de modelos de universidades corporativas inadequados ao padrão de negócios e à realidade da corporação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere os esquemas abaixo para responder às questões de nos 52 e 53.

Analisando os esquemas e transpondo-os para modelos pedagógicos, verifica-se consistência na interpretação do esquema

  • A.

    I: modelo que privilegia o ensino como transmissão de conhecimentos.

  • B.

    I: os alunos têm acesso direto ao conhecimento por causa da mediação pedagógica em fluxo exercida pelos professores.

  • C.

    II: modelo educacional do futuro que prescindirá da participação de professores ou orientadores.

  • D.

    III: o conhecimento circula entre os atores sem, necessariamente, construção e retenção da aprendizagem.

  • E.

    III:sociabilidade e formação de educandos com participação subjetiva de professores.

Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.

De acordo com a concepção cognitivista, a avaliação é realizada com o intuito de verificar a apreensão exata do conteúdo trabalhado em sala de aula, sendo o aluno avaliado pela quantidade de informações que consegue reproduzir por meio de instrumentos como provas ou exames.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os jesuítas, os primeiros educadores que vieram para o Brasil, praticavam uma pedagogia da contrarreforma, atendendo aos ideais da eloquência latina do século XVI, segundo os quais o objetivo da gramática era a expressão clara e correta, o das humanidades, a expressão bela e elegante, e o da retórica, a expressão enérgica e convincente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Uma das características do ensino jesuítico era a emulação ou o estímulo à competição entre os indivíduos e as classes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.

A perspectiva inovadora de um projeto político-pedagógico sustenta-se, entre outros aspectos, na ideia de formação de uma rede integrada por comunidades de aprendizagem e autoria, que utiliza ferramentas interativas da EAD para apoiar as ações educacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento tecnológico acelerado vem proporcionando a convergência de mídias. No que se refere à educação a distância, a convergência de mídias possibilita

  • A.

    oferecimento do rádio como um recurso de larga penetração popular, independente do local onde resida o estudante.

  • B.

    constatação da obsolescência do material impresso nessa modalidade de ensino, em virtude da penetração do suporte digital.

  • C.

    consagração da televisão como o veículo que reúne o conhecimento à imagem e ao texto, dinamizando os processos de aprendizagem.

  • D.

    ampliação da interatividade, permitindo mais contatos com especialistas e consultas a programas ou bancos de dados.

  • E.

    universalização e barateamento dos custos da educação, em função da portabilidade de veículos tecnológicos que têm ampla capacidade de armazenamento.

Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.

A concepção transformadora de avaliação, que se caracteriza pela progressividade e terminalidade, privilegia o processo, os conteúdos e a abrangência do processo educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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