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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Quando se relaciona didática e ensino, entende-se que o ensino tem como função principal assegurar o processo de transmissão e assimilação dos conteúdos do saber escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
O ensino tem um caráter unilateral, que valoriza apenas a atividade do aluno.
Os conteúdos do saber escolar são conhecimentos sistematizados.
A transmissão e a assimilação são dois momentos inseparáveis no processo de ensino e aprendizagem.
A aquisição da bagagem de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades intelectuais são inseparáveis.
A tarefa principal do professor é garantir a unidade didática entre ensino e aprendizagem.
Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a esses planejamentos.
O planejamento de aula antecede hierarquicamente o planejamento da unidade didática.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A pedagogia crítico-social dos conteúdos atribui grande importância à didática. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A didática está implícita na orientação do trabalho escolar, não assumindo características próprias.
O papel da didática é treinar o professor para executar as ações que são pensadas pelos sistemas de ensino.
Nessa concepção, a didática assume um papel de instrumentalizadora da racionalização.
A didática tem como objetivo a direção do processo de ensinar, tendo em vista as finalidades sociopolíticas e pedagógicas.
Cabe à didática apenas estudar os princípios e as leis gerais do ensino e da aprendizagem.
Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a esses planejamentos.
Sondagem e diagnóstico são etapas do planejamento escolar, sendo a sondagem a análise e interpretação dos dados coletados na etapa do diagnóstico da realidade escolar.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita chegou ao Brasil em meados dos anos 80 do século passado e causou grande impacto, revolucionando o ensino da língua nas séries iniciais e, ao mesmo tempo, provocando uma revisão do currículo escolar. Acerca desse tema, é correto afirmar que
essa proposta se pautava na ideia de que o currículo escolar desconsiderava a atividade construtiva do aluno sobre a língua escrita.
os conhecimentos específicos que a criança já tem sobre a escrita não são importantes para aquisição e domínio do conhecimento.
os conteúdos escolares que são ensinados devem estar em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico.
essa nova proposta curricular considera que não se devem corrigir os erros; assim, o professor é dispensável no processo de ensino.
nessa concepção de ensino, é possível chegar de imediato ao conhecimento correto, por isso a reconstrução de conceitos não é aconselhável.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a esses planejamentos.
O planejamento didático compreende a operacionalização do plano curricular.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Na perspectiva sócio-histórica, a gestão da sala de aula deve levar em conta o papel de mediação assumido pelo professor no processo de ensino e aprendizagem. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O professor é o único que colabora para que o conhecimento ocorra de forma mediada.
A mediação pressupõe a não-diretividade como forma de orientação do trabalho escolar.
O papel do adulto é insubstituível sem, no entanto, desvalorizar a participação do aluno nesse processo.
O professor se contentará em satisfazer as necessidades e as carências dos alunos.
As tendências espontâneas são suficientes para que os alunos desejem estudar mais e progredir.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares, a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
A fim de assegurar o sucesso do trabalho pedagógico, o professor deve ser o condutor da aprendizagem do aluno. Dessa forma, ele poderá certificar-se de que este não se perderá na procura por caminhos alternativos que não garantam a construção do conhecimento.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
De acordo com a didática de ensino, na perspectiva sócio-histórica, entende-se por instrumentalização o(a)
momento em que a criança é capaz de realizar sozinha o processo de aprendizagem. Dessa maneira, o nível de desenvolvimento de uma criança resulta daquilo que ela consegue realizar sem a ajuda dos outros.
etapa na qual o professor deve desenvolver o conteúdo, de modo sistematizado, buscando equacionar, conceitualmente, os problemas levantados na etapa anterior.
processo no qual se parte do conhecimento complexo e abrangente a que se tem chegado para um conhecimento mais ampliado (sincrético).
momento em que o educando vai se apropriar de instrumentos culturais e científicos necessários para transformar sua vida, pois ela não traz nenhum conhecimento aproveitável.
etapa final na qual o docente modifica o discente, por meio da transferência dos conhecimentos científicos.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares, a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
A relação professor-aluno é o principal elemento favorecedor da construção do conhecimento por ambos os atores, no ambiente organizado da sala de aula, na perspectiva das relações interpessoais.
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