Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando se relaciona didática e ensino, entende-se que o ensino tem como função principal assegurar o processo de transmissão e assimilação dos conteúdos do saber escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O ensino tem um caráter unilateral, que valoriza apenas a atividade do aluno.

  • B.

    Os conteúdos do saber escolar são conhecimentos sistematizados.

  • C.

    A transmissão e a assimilação são dois momentos inseparáveis no processo de ensino e aprendizagem.

  • D.

    A aquisição da bagagem de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades intelectuais são inseparáveis.

  • E.

    A tarefa principal do professor é garantir a unidade didática entre ensino e aprendizagem.

Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a esses planejamentos.

O planejamento de aula antecede hierarquicamente o planejamento da unidade didática.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pedagogia crítico-social dos conteúdos atribui grande importância à didática. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A didática está implícita na orientação do trabalho escolar, não assumindo características próprias.

  • B.

    O papel da didática é treinar o professor para executar as ações que são pensadas pelos sistemas de ensino.

  • C.

    Nessa concepção, a didática assume um papel de instrumentalizadora da racionalização.

  • D.

    A didática tem como objetivo a direção do processo de ensinar, tendo em vista as finalidades sociopolíticas e pedagógicas.

  • E.

    Cabe à didática apenas estudar os princípios e as leis gerais do ensino e da aprendizagem.

Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a esses planejamentos.

Sondagem e diagnóstico são etapas do planejamento escolar, sendo a sondagem a análise e interpretação dos dados coletados na etapa do diagnóstico da realidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita chegou ao Brasil em meados dos anos 80 do século passado e causou grande impacto, revolucionando o ensino da língua nas séries iniciais e, ao mesmo tempo, provocando uma revisão do currículo escolar. Acerca desse tema, é correto afirmar que

  • A.

    essa proposta se pautava na ideia de que o currículo escolar desconsiderava a atividade construtiva do aluno sobre a língua escrita.

  • B.

    os conhecimentos específicos que a criança já tem sobre a escrita não são importantes para aquisição e domínio do conhecimento.

  • C.

    os conteúdos escolares que são ensinados devem estar em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico.

  • D.

    essa nova proposta curricular considera que não se devem corrigir os erros; assim, o professor é dispensável no processo de ensino.

  • E.

    nessa concepção de ensino, é possível chegar de imediato ao conhecimento correto, por isso a reconstrução de conceitos não é aconselhável.

Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo e planejamento didático ou de ensino. Julgue os itens que seguem, relacionados a esses planejamentos.

O planejamento didático compreende a operacionalização do plano curricular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na perspectiva sócio-histórica, a gestão da sala de aula deve levar em conta o papel de mediação assumido pelo professor no processo de ensino e aprendizagem. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O professor é o único que colabora para que o conhecimento ocorra de forma mediada.

  • B.

    A mediação pressupõe a não-diretividade como forma de orientação do trabalho escolar.

  • C.

    O papel do adulto é insubstituível sem, no entanto, desvalorizar a participação do aluno nesse processo.

  • D.

    O professor se contentará em satisfazer as necessidades e as carências dos alunos.

  • E.

    As tendências espontâneas são suficientes para que os alunos desejem estudar mais e progredir.

A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares, a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.

A fim de assegurar o sucesso do trabalho pedagógico, o professor deve ser o condutor da aprendizagem do aluno. Dessa forma, ele poderá certificar-se de que este não se perderá na procura por caminhos alternativos que não garantam a construção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a didática de ensino, na perspectiva sócio-histórica, entende-se por instrumentalização o(a)

  • A.

    momento em que a criança é capaz de realizar sozinha o processo de aprendizagem. Dessa maneira, o nível de desenvolvimento de uma criança resulta daquilo que ela consegue realizar sem a ajuda dos outros.

  • B.

    etapa na qual o professor deve desenvolver o conteúdo, de modo sistematizado, buscando equacionar, conceitualmente, os problemas levantados na etapa anterior.

  • C.

    processo no qual se parte do conhecimento complexo e abrangente a que se tem chegado para um conhecimento mais ampliado (sincrético).

  • D.

    momento em que o educando vai se apropriar de instrumentos culturais e científicos necessários para transformar sua vida, pois ela não traz nenhum conhecimento aproveitável.

  • E.

    etapa final na qual o docente modifica o discente, por meio da transferência dos conhecimentos científicos.

A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares, a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.

A relação professor-aluno é o principal elemento favorecedor da construção do conhecimento por ambos os atores, no ambiente organizado da sala de aula, na perspectiva das relações interpessoais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...