Questões de Pedagogia

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Em relação às tendências pedagógicas, assinale a opção correta.

  • A.

    A pedagogia libertária tem como objetivo político formar as crianças e os jovens para a autogestão individual e coletiva e, para tanto, importa uma permanente aprendizagem da supressão da autoridade, seja no grupo seja na sociedade, sendo o conteúdo que atende a esse objetivo o interesse e a decisão do grupo.

  • B.

    A pedagogia libertadora tem por finalidade contribuir para a formação da cidadania, garantindo a todos os educandos condições de criticidade e, para tanto, considera que, em determinadas condições sócio-históricas, os conteúdos escolares são os que decorrem das ciências, podendo e devendo ser transmitidos pelo professor e assimilados pelos alunos de forma crítica.

  • C.

    A pedagogia da Escola Nova, nascida e sistematizada no contexto da Revolução Francesa, de perspectiva política, destina-se à equalização social, por meio da formação de indivíduos em condições iguais, de forma que possam lutar por seus direitos na sociedade.

  • D.

    De acordo com a pedagogia crítico-social dos conteúdos, o conteúdo da prática educativa deve ser a reflexão coletiva, dialogada e consciente sobre a cultura cotidiana do povo, tendo como objetivo político a emancipação organizada das camadas populares.

Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A escolha da terminologia educação permanente é dada como justificativa para integrar as múltiplas abordagens pretendidas na educação em saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a pedagogia tradicional, a didática é uma disciplina normativa. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A.

    a exposição oral não é o meio mais utilizado para expor os conteúdos.

  • B.

    o aluno é o sujeito ativo do processo de conhecimento.

  • C.

    a aprendizagem mobiliza a atividade mental do aluno.

  • D.

    a atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria.

  • E.

    os exercícios usam variadas técnicas de fixação, sobrecarregando mentalmente os alunos.

Jorge, professor do segundo ano do ensino médio, objetivando criar situações didático-pedagógicas capazes de gerar debates acerca das eleições, exibiu, em algumas de suas aulas de língua portuguesa, filmes e documentários que mostravam a história e o posicionamento político-ideológico de grandes personagens brasileiros. Por meio de discussões, o professor esperava ajudar os alunos a desenvolver um posicionamento crítico acerca da realidade, sem deixar de trabalhar os conteúdos previstos para a disciplina. Como estratégia didático-pedagógica, Jorge solicitava aos alunos que apresentassem soluções para problemas identificados na sociedade, chamando a atenção para as contradições nos discursos dos alunos.

Em face dessa situação hipotética, é correto afirmar que a preocupação do professor e o modo como organizou o trabalho pedagógico exemplificam a tendência pedagógica

  • A.

    tecnicista, visto que, por meio das técnicas utilizadas em sala de aula, Jorge objetivava modelar o comportamento humano ou preparar os alunos para se integrarem à máquina social, o que resultaria no aperfeiçoamento da ordem social vigente.

  • B.

    histórico-crítica, visto que, com sua atitude, o professor buscou fornecer aos alunos instrumental para participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

  • C.

    liberal renovada não diretiva, uma vez que o foco do trabalho do professor era a formação de atitude, e sua preocupação eram os problemas psicológicos dos alunos. Assim, conduziu aulas favoráveis à mudança do indivíduo.

  • D.

    libertária, visto que a apropriação, pelos alunos, dos conteúdos previamente selecionados pelo professor ficou sujeita ao interesse dos alunos no tema, cabendo a eles próprios discutir esses conteúdos livremente em grupos, de modo informal e não diretivo.

Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A educação permanente é orientada somente para trabalhadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A didática é uma disciplina que estuda os processos de ensino na educação escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A educação escolar é uma tarefa social.

  • B.

    O processo de ensino é uma sequência de atividades do professor e dos alunos.

  • C.

    O ensino se reduz a transmitir conhecimentos e informações aos estudantes.

  • D.

    A natureza do trabalho docente é a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as matérias de ensino.

  • E.

    O ensino é bem sucedido quando os objetivos do professor coincidem com os do estudante.

A história da educação no Brasil foi marcada por duas grandes correntes pedagógicas: a liberal e a progressista. Assinale a opção correspondente às tendências identificadas com a corrente pedagógica liberal.

  • A.

    histórico-crítica, tecnicista, renovada não diretiva e libertária

  • B.

    tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista

  • C.

    tradicional, tecnicista, libertadora e renovada não diretiva

  • D.

    renovada progressivista, tradicional, libertária e renovada não diretiva

A literatura registra uma variedade de expressões acerca da educação continuada. Acerca do conceito de educação continuada em saúde, julgue os itens a seguir.

A educação continuada é inexistente nos organogramas oficiais das instituições de saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

É condição imprescindível para o êxito de um projeto pedagógico em sala de aula

  • A.

    objetivo confuso.

  • B.

    falhas na execução.

  • C.

    indefinição do problema.

  • D.

    envolvimento da equipe.

  • E.

    execução confusa.

De acordo com dados do INEP/MEC, em 1990, constatava-se que mais de 50% dos alunos repetiam a primeira série do ensino fundamental. Os números da educação no Brasil de 2003, recentemente divulgados, revelam que as taxas decaíram. A proporção nacional, na primeira série do ensino fundamental, é de 30,1%; e, na segunda série, de 19,8%. São ainda elevadas, constituindo-se um sério problema para a educação. Os dados de fluxo mostram que as chances de repetência são bem maiores no Nordeste e no Norte do país. Quase 11% dos alunos da região mais rica (Sudeste) refazem a primeira série; na região mais pobre (Nordeste), o número é de 43%. No Norte, é de praticamente 48%. Diante dessa informação e de acordo com a perspectiva sócio-histórica, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A população do Norte e Nordeste do país tem maiores dificuldades de aprendizagem.

  • B.

    Os números apresentados pelo INEP/MEC revelam como as oportunidades educacionais estão distribuídas de forma desigual.

  • C.

    O ensino oferecido é igual para todo o país, mas algumas regiões têm maiores privilégios.

  • D.

    Há um número maior de pessoas com facilidade de aprendizagem na região Sudeste.

  • E.

    Muita coisa mudou na educação de 1990 para 2003, pois houve melhoria da qualidade da educação, por isso aumentou a reprovação.

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