Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação às tendências pedagógicas, assinale a opção correta.
A pedagogia libertária tem como objetivo político formar as crianças e os jovens para a autogestão individual e coletiva e, para tanto, importa uma permanente aprendizagem da supressão da autoridade, seja no grupo seja na sociedade, sendo o conteúdo que atende a esse objetivo o interesse e a decisão do grupo.
A pedagogia libertadora tem por finalidade contribuir para a formação da cidadania, garantindo a todos os educandos condições de criticidade e, para tanto, considera que, em determinadas condições sócio-históricas, os conteúdos escolares são os que decorrem das ciências, podendo e devendo ser transmitidos pelo professor e assimilados pelos alunos de forma crítica.
A pedagogia da Escola Nova, nascida e sistematizada no contexto da Revolução Francesa, de perspectiva política, destina-se à equalização social, por meio da formação de indivíduos em condições iguais, de forma que possam lutar por seus direitos na sociedade.
De acordo com a pedagogia crítico-social dos conteúdos, o conteúdo da prática educativa deve ser a reflexão coletiva, dialogada e consciente sobre a cultura cotidiana do povo, tendo como objetivo político a emancipação organizada das camadas populares.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A escolha da terminologia educação permanente é dada como justificativa para integrar as múltiplas abordagens pretendidas na educação em saúde.
Para a pedagogia tradicional, a didática é uma disciplina normativa. A respeito desse tema, é correto afirmar que
a exposição oral não é o meio mais utilizado para expor os conteúdos.
o aluno é o sujeito ativo do processo de conhecimento.
a aprendizagem mobiliza a atividade mental do aluno.
a atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria.
os exercícios usam variadas técnicas de fixação, sobrecarregando mentalmente os alunos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Jorge, professor do segundo ano do ensino médio, objetivando criar situações didático-pedagógicas capazes de gerar debates acerca das eleições, exibiu, em algumas de suas aulas de língua portuguesa, filmes e documentários que mostravam a história e o posicionamento político-ideológico de grandes personagens brasileiros. Por meio de discussões, o professor esperava ajudar os alunos a desenvolver um posicionamento crítico acerca da realidade, sem deixar de trabalhar os conteúdos previstos para a disciplina. Como estratégia didático-pedagógica, Jorge solicitava aos alunos que apresentassem soluções para problemas identificados na sociedade, chamando a atenção para as contradições nos discursos dos alunos.
Em face dessa situação hipotética, é correto afirmar que a preocupação do professor e o modo como organizou o trabalho pedagógico exemplificam a tendência pedagógica
tecnicista, visto que, por meio das técnicas utilizadas em sala de aula, Jorge objetivava modelar o comportamento humano ou preparar os alunos para se integrarem à máquina social, o que resultaria no aperfeiçoamento da ordem social vigente.
histórico-crítica, visto que, com sua atitude, o professor buscou fornecer aos alunos instrumental para participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
liberal renovada não diretiva, uma vez que o foco do trabalho do professor era a formação de atitude, e sua preocupação eram os problemas psicológicos dos alunos. Assim, conduziu aulas favoráveis à mudança do indivíduo.
libertária, visto que a apropriação, pelos alunos, dos conteúdos previamente selecionados pelo professor ficou sujeita ao interesse dos alunos no tema, cabendo a eles próprios discutir esses conteúdos livremente em grupos, de modo informal e não diretivo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A educação permanente é orientada somente para trabalhadores.
A didática é uma disciplina que estuda os processos de ensino na educação escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
A educação escolar é uma tarefa social.
O processo de ensino é uma sequência de atividades do professor e dos alunos.
O ensino se reduz a transmitir conhecimentos e informações aos estudantes.
A natureza do trabalho docente é a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as matérias de ensino.
O ensino é bem sucedido quando os objetivos do professor coincidem com os do estudante.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A história da educação no Brasil foi marcada por duas grandes correntes pedagógicas: a liberal e a progressista. Assinale a opção correspondente às tendências identificadas com a corrente pedagógica liberal.
histórico-crítica, tecnicista, renovada não diretiva e libertária
tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista
tradicional, tecnicista, libertadora e renovada não diretiva
renovada progressivista, tradicional, libertária e renovada não diretiva
A literatura registra uma variedade de expressões acerca da educação continuada. Acerca do conceito de educação continuada em saúde, julgue os itens a seguir.
A educação continuada é inexistente nos organogramas oficiais das instituições de saúde.
É condição imprescindível para o êxito de um projeto pedagógico em sala de aula
objetivo confuso.
falhas na execução.
indefinição do problema.
envolvimento da equipe.
execução confusa.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
De acordo com dados do INEP/MEC, em 1990, constatava-se que mais de 50% dos alunos repetiam a primeira série do ensino fundamental. Os números da educação no Brasil de 2003, recentemente divulgados, revelam que as taxas decaíram. A proporção nacional, na primeira série do ensino fundamental, é de 30,1%; e, na segunda série, de 19,8%. São ainda elevadas, constituindo-se um sério problema para a educação. Os dados de fluxo mostram que as chances de repetência são bem maiores no Nordeste e no Norte do país. Quase 11% dos alunos da região mais rica (Sudeste) refazem a primeira série; na região mais pobre (Nordeste), o número é de 43%. No Norte, é de praticamente 48%. Diante dessa informação e de acordo com a perspectiva sócio-histórica, assinale a alternativa correta.
A população do Norte e Nordeste do país tem maiores dificuldades de aprendizagem.
Os números apresentados pelo INEP/MEC revelam como as oportunidades educacionais estão distribuídas de forma desigual.
O ensino oferecido é igual para todo o país, mas algumas regiões têm maiores privilégios.
Há um número maior de pessoas com facilidade de aprendizagem na região Sudeste.
Muita coisa mudou na educação de 1990 para 2003, pois houve melhoria da qualidade da educação, por isso aumentou a reprovação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...