Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A educação permanente é entendida como uma atualização cotidiana das práticas, seguindo os novos aportes teóricos, metodológicos, científicos e tecnológicos disponíveis, contribuindo para a construção de relações e processos que emerjam do interior das equipes, desconsiderando as práticas organizacionais, interinstitucionais e(ou) intersetoriais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) - 2010
Paulo Freire deixou grande legado à educação, com foco no desenvolvimento da autonomia, enquanto amadurecimento do ser humano para si mesmo, assumindo-se como ser social e histórico; como ser pensante, comunicativo, transformador, criador e realizador de sonhos. Por isso, destacou-se como grande defensor da pedagogia:
Espontaneista e evolutiva.
Construtivista e compensatória.
Libertadora e conscientizadora.
Libertária e ingênua.
Esta é uma das violências que o analfabetismo realiza a de castrar o corpo consciente e falante de mulheres e de homens, proibindo-os de ler e de escrever, com o que se limitam na capacidade de, lendo o mundo, escrever sobre sua leitura dele e, ao fazê-la, repensar a própria leitura. Mesmo que não zere as milenar e socialmente criadas relações entre ..................., .......................... ...................., o analfabetismo as mutila e se constitui num obstáculo à assunção plena da cidadania. E as mutila porque, nas culturas letradas, interdita analfabetos e analfabetas de completar o ciclo das relações entre ...................., ........................ ........................., ao fechar a porta, nestas relações, ao lado necessário da linguagem escrita. É preciso não esquecer que há um movimento dinâmico entre ................, ......................., .......................do qual, se bem assumido, resulta uma crescente capacidade criadora de tal modo que, quanto mais vivemos integralmente esse movimento tanto mais nos tornamos sujeitos críticos do processo de conhecer, de ensinar, de aprender, de ler, de escrever, de estudar.
(FREIRE,P PROFESSORA SIM, TIA NÃO - ED. OLHO DÁGUA, S. PAULO, 1993, pág. 7)
Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:
linguagem, pensamento e realidade;
fala, escrita e realidade;
escrita, pensamento e realidade;
fala, escrita e pensamento;
N.d.a.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A educação permanente é considerada como algo mais abrangente da educação, como formação integral e contínua do ser humano com um referencial teórico-metodológico problematizador.
Nesse sentido a aprovação/reprovação visa:
incluir, criar processos de aprendizagem e manter na escola todos os alunos;
separar, criando processos alternativos para que todos possam aprender;
excluir, obstaculizar processos de aprendizagem e manter na escola apenas os melhores;
incluir apenas os excelentes alunos, pois a escola deveria ser para aqueles que realmente querem aprender;
N.d.a.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A organização do trabalho, a interação com as redes de gestão de serviços de saúde e do controle social no setor estão excluídas do conceito de educação permanente.
Das indagações acima podemos concluir que Comenius tece elogios:
ao conhecimento;
a sabedoria e ao conhecimento;
ao seu método de ensino;
à Didática Magna;
N.d.a.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A partir do início da década de 80 do século passado, pode-se perceber o paulatino rompimento de modelos de concepção pedagógica na área de educação física. Entre as concepções que buscaram esse rompimento, inclui-se a voltada à
orientação do professor e à promoção da saúde.
autonomia no gerenciamento da aptidão física e às experiências vividas pelos alunos.
elaboração de conhecimentos sobre atividade física, à busca de bem-estar e à valorização dos conteúdos esportivos.
qualidade de vida e à orientação didática do professor para hábitos de higiene e saúde.
Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
O conceito de educação permanente abriga, além da educação em serviço, a compreensão no âmbito da formação técnica, de graduação e de pós-graduação.
A palavra fracasso é interpretada, no dicionário Aurélio (2009), como desgraça, desastre, ruína, perda, mau êxito, malogro. Então, fracasso escolar seria o mau êxito na escola caracterizado, na compreensão de muitos, como sendo a reprovação e a evasão escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
As diferenças socioeconômicas contribuem muito para o problema do fracasso escolar.
A qualidade do ensino é um fator que deve ser levado em consideração, quando falamos em fracasso escolar.
Na atualidade, além da reprovação e da evasão, a qualidade do ensino tem sido muito preocupante, quando falamos em fracasso escolar.
O fracasso escolar, embora seja muito evidenciado na escola pública, é problema que não se restringe a ela na atualidade brasileira.
O fracasso escolar se dá pela incapacidade que o indivíduo tem de aprender.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...