Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As linguagens, prioridades na concepção da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, são entendidas como formas de

  • A.

    dominar os conceitos científicos e tecnológicos.

  • B.

    valorar o real e fazer escolhas adequadas.

  • C.

    compreensão e ação sobre o mundo.

  • D.

    representação simbólica, como o desenho e o jogo.

  • E.

    pensar as relações sociais de maneira não ideológica.

A literatura registra uma variedade de expressões acerca da educação continuada. Acerca do conceito de educação continuada em saúde, julgue os itens a seguir.

Educação continuada e educação permanente são conceitos que foram se apresentando na área da saúde, mas mantendo significados semelhantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A implementação de um projeto pedagógico em sala de aula requer uma avaliação permanente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Todo plano de trabalho de um projeto pedagógico tem um cronograma, no qual apenas algumas tarefas e providências estão relacionadas, com data de início, data de término e nome dos responsáveis.

  • B.

    Por se tratar de um projeto, não existe a necessidade de um cronograma fechado em sua implementação. Os resultados do projeto e a data para sua finalização só serão previstos no decorrer de sua execução.

  • C.

    A avaliação do projeto deve ocorrer apenas na finalização de suas atividades, e não no processo de implementação.

  • D.

    Um bom cronograma de implementação deve estabelecer os momentos em que a equipe irá se reunir, com o propósito principal de avaliar a execução do plano e verificar se o que foi imaginado está acontecendo e, assim, poder reprogramar tarefas, providências e prazos.

  • E.

    A avaliação dos projetos pedagógicos de sala de aula deve ser realizada apenas na forma de provas objetivas.

O sucesso na aprendizagem, na perspectiva sócio-histórica, se dá quando o aluno desenvolve a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nessa perspectiva, não há transferência de aprendizagem, o aluno aprende sozinho.

  • B.

    O sucesso da aprendizagem depende apenas do aluno e de sua capacidade de processar informações.

  • C.

    A transferência de aprendizagem se dá a partir do momento em que o aluno supera sua visão parcial e adquire uma visão mais clara e unificadora.

  • D.

    Os estímulos externos não são determinantes na aprendizagem.

  • E.

    Para o aluno alcançar o sucesso, é necessário um esforço pessoal muito grande que independe das condições de ensino.

Currículo pode ser entendido como a referência básica para que se possa

  • A.

    indicar quais são os conhecimentos verdadeiros, distinguindo-os daqueles que não precisam ser repassados às novas gerações.

  • B.

    nortear a ação docente, no sentido de divulgar as informações mais úteis e precisas aos alunos.

  • C.

    comprometer os professores com um ensino rico e variado, imprescindível à constituição de sociedades igualitárias.

  • D.

    arrolar a lista de informações a serem preservadas no tempo e no espaço, na medida em que adquiram caráter universal.

  • E.

    ampliar, localizar e contextualizar os conhecimentos acumulados pela sociedade ao longo do

A literatura registra uma variedade de expressões acerca da educação continuada. Acerca do conceito de educação continuada em saúde, julgue os itens a seguir.

A educação continuada é definida como algo que engloba as atividades de ensino após o curso de graduação com finalidades mais restritas de atualização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma escola estadual da periferia da cidade de Goiânia, professores e direção constataram a necessidade de melhorar os serviços da cantina. Organizaram um projeto para a nova cantina. Em seguida, escolheram a comissão de educadores, pais e alunos que iria implementar o projeto. Em poucas semanas, a equipe já havia organizado uma concorrência para admitir novos administradores para a cantina. Com o esforço da comissão, conseguiram uma verba junto à Secretaria de Estado da Educação para a reforma do espaço físico. Depois de três meses, a nova cantina já estava em funcionamento. É importante ressaltar que a verba foi conseguida pela escola graças a uma pesquisa dos participantes do projeto. O grupo descobriu que havia um fundo destinado a construção ou reforma de cantinas e a outros equipamentos escolares. Essa experiência ilustra bem uma das características de um bom projeto, ou seja, a capacidade de conseguir os recursos materiais, financeiros ou humanos necessários para a sua conclusão.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O caso relatado não aponta um projeto que interfere nas ações de gestão da escola, por isso não pode ser considerado com um projeto pedagógico.

  • B.

    Os projetos de sala de aula devem ser coerentes com os livros didáticos, não podendo fugir dos conteúdos propostos ali.

  • C.

    Considera-se projeto pedagógico somente aquele que pode ser medido por meio de avaliações da aprendizagem.

  • D.

    O caso relatado é um projeto de gerenciamento que independe de ações didáticas para ser resolvido, pois não se relaciona com o projeto político-pedagógico da escola.

  • E.

    A equipe de educadores de uma escola deve sempre estar atenta para os diversos problemas que podem ser resolvidos com a criação e a implementação de um projeto.

O papel do professor é de grande importância no contexto da sala de aula atualmente, pois cabe a este assessorar os alunos em diversos campos do conhecimento. De acordo com a concepção sócio-histórica da educação, assinale a alternativa que não apresenta uma habilidade essencial ao exercício da profissão docente.

  • A.

    Flexibilidade, capacidade de adequar uma situação a outra, de acordo com o contexto sócio, político, econômico e cultural.

  • B.

    Diagnóstico, capacidade de identificar e analisar as características gerais e específicas de cada situação de aprendizagem.

  • C.

    Estilos de liderança, capacidade de escolher o estilo de liderança mais adequado à situação.

  • D.

    Espírito de coletividade, capacidade de trabalhar com projetos coletivos e compartilhado na escola.

  • E.

    Autoritarismo, capacidade de liderar sem permitir a intervenção daqueles que são subalternos.

A literatura registra uma variedade de expressões acerca da educação continuada. Acerca do conceito de educação continuada em saúde, julgue os itens a seguir.

Organização Mundial de Saúde conceitua a educação continuada como um processo que inclui as experiências posteriores ao adestramento inicial, que ajudam as pessoas a aprender competências importantes para o seu trabalho.

  • E. Errado
  • C. Certo

Quando se faz referência ao fracasso escolar, além de se tentar analisar os fatores que contribuem para seu surgimento, é necessário conceituar aquilo que viria a ser seu oposto: a aprendizagem. Acerca dessas informações, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A aprendizagem é um processo de vinculação que se dá na relação entre o ensinante e o aprendente; ocorre, portanto, entre subjetividades.

  • B.

    A aprendizagem tem um caráter objetivo e não implica desejo por parte do aprendente.

  • C.

    O conhecimento é o resultado de uma construção do sujeito na interação com os objetos; por isso, independe da atuação do ensinante.

  • D.

    Aprendizagem é uma construção singular em que o sujeito se envolve e que independe de seus conhecimentos anteriores, pois basta transformar as informações em conhecimento.

  • E.

    O problema de aprendizagem não pode ser um sintoma de outros conflitos ou ainda uma inibição cognitiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...