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Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O conceito de educação deve ser visto de forma ampliada, não ficando restrito aos processos ensino-aprendizagem no interior de unidades escolares formais. Atualmente, os processos de aprendizagem e as novas concepções pedagógicas emergem do cotidiano do mundo com o objetivo de resolver problemas de sobrevivência, através da educação não-formal. A articulação entre a educação formal e a educação não-formal tem criado novas instâncias de ação coletiva que, fundamentalmente são
instrumentos de democratização num mercado de escolhas e oportunidades definidos.
espaços para desenvolvimento de novas mentalidades e não apenas restritos às demandas de mercado.
espaços para desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho.
espaços de seleção para a evolução do mercado profissional.
espaços que tornam o processo educacional restrito aos interessados da comunidade escolar.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
A solução de problemas, conforme a abordagem participativa de gestão, inclui a definição do problema e dos objetivos, a solicitação de dados e opiniões aos participantes, o esclarecimento de situações confusas e a síntese das discussões.
É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, EXCETO:
oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.
ensino educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.
ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria e progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
O objetivo da avaliação é o auto-conhecimento e a tomada de decisão para a continuidade do ensino e da aprendizagem.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de currículo.
A lógica temporal precedente e segmentada fundamenta-se em uma organização curricular baseada na lógica do ser humano como sujeito de direitos.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O multiculturalismo é uma questão complexa que precisa ser encarada pelo educador, em primeiro lugar, numa perspectiva de sua concepção e de seu significado, em segundo lugar, de suas práticas e estratégias e, em terceiro lugar, das repercussões sociais que dela advêm. A autora Vera Candau defende a perspectiva intercultural porque ela propõe
uma cultura hegemônica.
uma monocultura plural.
que não se mexa na matriz da sociedade.
uma negociação cultural.
que todos sejam iguais.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
São características da gestão participativa: o compartilhamento de autoridade, a delegação de poder e a maior eficiência no controle de recursos financeiros.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta, com relação às idéias do texto.
A psicologia evolutiva reconhece, de forma consensual, essas áreas, propondo que se manifestam de maneira uniforme no que concerne à faixa etária.
A divisão apresentada no texto é apenas um recurso expositivo, já que o desenvolvimento da criança é global, existindo uma estreita interdependência entre as capacidades normalmente relacionados a cada uma das três áreas.
Nos primeiros seis anos de vida, as capacidades cognitivas são modificadas muito rapidamente, principalmente no que concerne à locomoção independente, que culmina com as habilidades de caminhar, correr e saltar.
A primeira infância é um período crítico na construção da identidade pessoal, pois é nessa época que ocorre a formação da personalidade, que se revelará na vida adulta e no relacionamento com as outras pessoas.
Considerando os estudos realizados sobre Educação Inclusiva, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Para qualquer tipo de deficiência, é importante a estimulação precoce entre 0 e 3 anos e a escolarização (comum ou especial) a partir de 3 anos.
( ) No período da Educação Infantil e nas etapas do Ensino Fundamental, recomenda-se que os alunos surdos estudem em classes especiais para surdos (escolas comuns ou especiais) de modo que haja um ambiente lingüístico comum a todos.
( ) A deficiência múltipla é a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias, com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa. Não há relação de dependência de uma deficiência com a outra e não há predomínio de nenhuma delas.
( ) A deficiência física não implica perda cognitiva, portanto, pode se beneficiar dos programas de ensino em escolas comuns, desde que possua, além dos profissionais de educação, profissionais de reabilitação (fisioterapeuta, terapeuta educacional, fonoaudiólogo) e de saúde (ortopedista, neurologista, oftalmologista, pediatra, etc.).
( ) É importante estimular a pessoa cega a fazer suas atividades do modo mais independente possível. Ela deve ser tratada de acordo com a idade cronológica que tem e o currículo será o mesmo para o aluno deficiente visual e o aluno vidente, com adaptações necessárias.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
A promoção do aluno é o foco da avaliação.
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